Como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Se essa for sua dúvida, confira este artigo que preparamos para você. Nele vamos demonstrar algumas maneiras eficientes para que você alcance o seu objetivo. Confira!

Todos nós temos o sonho de ter o nosso próprio espaço, não é? O problema é que, muitas das vezes, a dificuldade econômica é tão grande que muitas pessoas se sentem incapazes de conseguir comprar um imóvel. Desse modo, optam por se acomodarem e viverem anos e mais anos de aluguel. Mas o que estas pessoas precisam saber é que é possível vencer esse desafio e ter o seu próprio apartamento.

O problema ainda se agrava quando as pessoas não sabem como juntar dinheiro para comprar o apartamento desejado. Por isso, mesmo que tenham condições, elas não sabem os meios certos para juntar seu dinheiro de forma segura e com rendimentos. Desse modo, é importante ressaltar que para juntar dinheiro para comprar um apartamento, é necessário um bom planejamento financeiro. Mas para facilitar a vida de quem passa por tal situação, tenha em mente que há boas opções para se adquirir um apartamento unindo o seu dinheiro junto com boas ferramentas acessíveis. Se você ainda não conhece, vamos explicar detalhadamente ao longo deste artigo.

Assim, leia até o final e conheça quais atitudes você pode adotar para alcançar o valor necessário para a compra do seu apartamento. Além disso, vamos destacar alguns pontos essenciais que você precisa prestar atenção, os quais irão viabilizar as oportunidades da compra do seu apartamento. Aproveite nossas dicas e as coloque em prática! Confira!

O que devo fazer para juntar dinheiro para comprar um apartamento?

A principal estratégia que você deve adotar é avaliar os seus hábitos financeiros. Pergunte a si mesmo: meus hábitos financeiros estão saudáveis ou eu tenho usado meu dinheiro com coisas supérfluas? Se você é daquelas pessoas que gastam seu dinheiro com roupas caras, viagens caras, baladas, enfim, com coisas que não sejam necessidades. Então é momento de dar um basta nisso! Afinal, você quer juntar dinheiro para comprar um apartamento, então precisa parar com tais hábitos.

Pois para você conseguir acumular um valor suficiente, é urgente que se adote hábitos financeiros realmente saudáveis. Um dos mais importantes é ter disciplina. Por isso, seja disciplinado quando se trata de gastar com coisas que você não precisa. Por isso, use seu dinheiro apenas com alimentação e outras coisas importantes. Então pare de vez com as ostentações. Além disso, pare com as atitudes de desperdícios: economize água, energia e tudo que for possível. Só fazendo assim, sobrará uma boa reserva mensal para você juntar.

É importante enfatizar também que você tem que fazer o possível para se libertar do hábito de acumular dívidas. Por isso, priorize comprar à vista. Além disso, faça um planejamento dos seus gastos mensais essenciais à sobrevivência e do quanto você ganha. Desse modo, você poderá equilibrar as contas no final do mês e conseguir uma sobra do valor.

Afinal, o que preciso fazer para juntar dinheiro para comprar um apartamento?

Se essa é sua dúvida. Separamos algumas das mais importantes dicas para quem quer juntar dinheiro e conseguir comprar seu imóvel.

Então, confira!

Guarde pelo menos 20% do valor do imóvel 

A maioria das linhas de crédito brasileiras permitem o financiamento de até 80% do valor de um apartamento ou casa. Por isso, para comprar um imóvel, é fundamental se programar antecipadamente para conseguir juntar pelo menos 20% do preço do apartamento desejado. Percebeu como é necessário guardar 20% do valor? Então não esqueça dessa dica.

Ah, é importante lembrar que seu dinheiro deve ser guardado, prioritariamente, em aplicações de pouco risco. Um bom exemplo é aderir a caderneta de poupança. Porém, vale destacar que mesmo que essa alternativa seja segura, o seu rendimento pode ser rebaixado em tempos de inflação. Então, você pode aderir a outras opções de investimento em renda fixa. Pois eles oferecem menos riscos e são mais rentáveis que a poupança. Exemplos: o Tesouro Direto e as LCs  – Letras de Câmbio.

Procure ajuda de meios acessíveis ao seu perfil

Para quem está juntando dinheiro para comprar um apartamento, precisa saber que há determinadas alternativas de financiamento disponíveis no mercado. Contudo, cada uma delas tem normas específicas para determinar o que você precisa para financiar o apartamento para você.

Então confira a lista que separamos para você.

Veja 5 sugestões de meios acessíveis para você conseguir o dinheiro para comprar um apartamento

Iremos apresentar as melhores opções para facilitar a conquista do tão sonhado apartamento. Saiba que são meios seguros e utilizados por muitos brasileiros. Veja a seguir!

Financie seu apartamento

Uma das opções mais procuradas para quem deseja financiar um apartamento é o financiamento. Se você conseguir os 20% que sugerimos anteriormente, o restante do valor será pago pelo financiamento. Mas mesmo que você ainda não tenha nenhum valor em mãos, o financiamento poderá cobrir o valor por você. Portanto, escolha um Banco confiável e realize o seu financiamento. Pois o financiamento é um recurso prático, rápido e mais fácil para a compra do seu apartamento.

Além disso, você pode buscar uma imobiliária para facilitar o processo de compra e financiamento do apartamento escolhido.

A imobiliária FR Prime Imóveis faz este trabalho em Volta Redonda.

Geralmente, a imobiliária só atende a região em que está fisicamente.

Por isso, você deve buscar a imobiliária ou corretor de imóveis na sua cidade.

Utilize o seu FGTS para dar entrada no apartamento

Outra extraordinária escolha para quem tem direito ao FGTS e o tem acumulado é sacar para dar entrada no seu imóvel. Também para quem já tem uma boa reserva, poderá unir o valor do seu FGTS com o dinheiro guardado e quem sabe somados obtenha o valor total do apartamento!

Escolha um bom consórcio de imóveis

Escolher um bom consórcio de imóveis é uma opção adequada para a compra de um apartamento. Mas, é importante que você saiba que o consórcio de imóveis é mais adequado para o perfil de não tem muita pressa para realizar a compra do apartamento. Então, se esse for o seu caso. Aproveite! É importante salientar que se você pretende participar de um consórcio de imóveis, busque uma administradora que seja devidamente autorizada pelo Banco Central. Assim, você o fará de forma segura!

Veja também: Loteamento em Paulinia

Conheça o Programa Minha Casa, Minha Vida

Mencionamos até o presente momento algumas ótimas linhas para a realização de financiamento imobiliário, as quais estão disponíveis. Todavia, saiba que o Programa Minha Casa, Minha Vida é um dos que oferecem melhores chances de serem acessíveis e fáceis de aderir.  Lembre-se que este programa é oferecido por meio da Caixa. Então, busque informações a respeito e se você optar pelo programa estará fazendo um bom negócio.

Conclusão

Percebeu que é possível aprender a maneira correta de como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Para isso demonstramos a importância de poupar com disciplina, bem como apresentamos a relevância do planejamento dos ganhos e gastos. Além disso, oferecemos algumas dicas seguras e eficientes para auxiliá-lo na compra do seu imóvel.

Esperamos que você tenha aprendido a como juntar dinheiro para comprar um apartamento e tão logo possa conquistar.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.