Na hora de vender ou alugar um imóvel sempre fica uma dúvida sobre contratar ou não uma imobiliária para ajudar nesse momento. É uma oportunidade de ficar mais tranquilo com todo o processo e ter um ótimo marketing imobiliário.

A imobiliária pode te ajudar de várias maneiras enquanto o processo ocorre, desde o anúncio do imóvel nas plataformas que ela possui acesso, até o fechamento do contrato do proprietário com o cliente.

Mas é preciso levar algumas coisas em conta na hora de contratar uma imobiliária. Você quer saber quais são elas? Continue lendo este post.

O que considerar para contratar uma boa imobiliária?

Antes de fechar negócio com qualquer imobiliária, é preciso que você leve algumas coisas em consideração, assim, é preciso pesquisar bem e saber como achar a melhor imobiliária para seu imóvel.

Atendimento ao cliente

A primeira coisa a ficar atento ao pensar em contratar uma boa imobiliária é o atendimento ao cliente que o estabelecimento oferece.

Esse ponto é importante pois, não só o proprietário será um cliente da imobiliária, mas também o futuro comprador do imóvel, ou seja, o atendimento ao cliente fará toda a diferença para quem procura por uma casa e chega até a imobiliária.

Para ter certeza da que está fechando um bom negócio com a imobiliária que será responsável pela administração do imóvel, faça uma visita, converse com clientes da empresa e procure saber da experiência que tiveram com empresa, analise e tire todas as dúvidas referente ao contrato e por fim, veja se os funcionários são atenciosos e eficientes com os clientes, isso fará toda a diferença.

Além disso, é necessário que eles ofereçam um suporte bem completo para você, assim, quando houver alguma dúvida referente aos trâmites eles irão te guiar por toda a negociação.

Verifique a certificação da imobiliária e dos corretores

Outro fator muito importante é checar se a imobiliária atende aos protocolos e é certificada. O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um órgão que regula esses estabelecimentos. Para verificar se a imobiliária possui o registro é só entrar no site do Creci e solicitar a análise.

Mas não são apenas as imobiliárias que precisam desse registro, os corretores também, por isso, são preciso verificar se eles também são certificados pelo Creci. Esse registro mostra o profissionalismo da imobiliária, por isso é tão importante.

O órgão é responsável por coordenar e fiscalizar os corretores e imobiliárias, para garantir uma boa atuação dos profissionais envolvidos, garantindo assim, maior segurança para os clientes.

Reputação da empresa

Para ter certeza sobre a atuação da imobiliária, você precisa checar a reputação dela. Você pode fazer isso ao conversar com antigos clientes ou até os atuais. Além disso, você também pode usar as redes sociais a seu favor, verificando tudo que as pessoas dizem sobre a imobiliária.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é pesquisar em sites especializados, como o Reclame Aqui, assim, você verifica que tipo de reclamações a imobiliária vem recebendo. No caso de haver reclamações, verifique o que a empresa respondeu e se o problema foi solucionado.

Anúncios

Outra coisa muito importante é verificar como os anúncios da imobiliária são feitos. Com o acontecimento da internet, muitas imobiliárias passaram a possuir suas próprias plataformas online.

Existem também, plataformas internacionais que cobrem todo o Brasil, como o exterior, que buscam promover os imóveis por um preço mínimo.

Cheque com os corretores quais são os métodos de anunciar seu imóvel, procure por aqueles que irão promover e alcançar o máximo de interessados possível, assim, você garante que irá alugar ou vender rapidamente.

Isso é importante para evitar gastos desnecessários com o imóvel, mesmo com ele desocupado, assim, você não tem dores de cabeça relacionadas a uma casa que nem tem moradores.

Verifique os contratos elaborados

Esse é um ponto muito importante, seja um contrato de compra de imóvel ou de locação, principalmente para imóveis condomínio fechado de alto valor, o documento precisa estar dentro de alguns padrões e leis. Como por exemplo, a Lei do Inquilinato, no caso de aluguel do imóvel.

Para analisar corretamente, existem alguns pontos que você precisa conferir, como qual a destinação do imóvel, se é comercial ou residencial, dados completos do proprietário, dados completos do comprador ou locador, índice de reajustes e termo de vistoria, no caso de locações.

Esses são alguns cuidados que você precisa tomar antes de fechar negócio com qualquer imobiliária. A contratação de um serviço como esse é justamente para facilitar sua vida e evitar algumas dores de cabeça.

Por isso, é importante pensar em tudo isso que foi falado, assim você garante que seu imóvel estará nas melhores mãos, para conseguir os melhores interessados para sua casa ou um apartamento.

É importante checar tudo e procurar pela imobiliária que corresponde às suas necessidades da melhor maneira possível, assim não irá precisar se preocupar tanto.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.