Se você vai começar a gerenciar uma loja de presentes e brindes personalizados, precisa de algumas dicas importantes para conseguir fazer a sua empresa dar certo, atrair novos clientes e ter uma boa base de faturamento. Afinal de contas, administrar um empreendimento desses não é fácil e implica certos tipos de desafios que podem complicar a sua jornada.

Para ter noção dos riscos, 6 em cada 10 empresas no Brasil fecham as portas em 5 anos de atuação. Isso mesmo: de todas as empresas criadas hoje, 60% não estarão mais funcionando em 5 anos. E a maioria delas é de pequenos e micros negócios, como simples lojas de presentes. Portanto, é vital entender como gerenciar um empreendimento desses para não entrar nessa estatística.

Quer aprender como gerenciar uma loja de presentes do jeito certo? Então confira algumas dicas sobre o assunto a seguir!

5 dicas para gerenciar uma loja de presentes

1. Tenha a sua loja regularizada

Um erro muito comum que muitas empresas de pequeno porte cometem é o de não regularizar o empreendimento. Abrem a loja, especialmente na Internet e em marketplaces de grande porte, e ignoram a documentação básica para isso.

O problema de não ter uma loja regularizada é duplo: em primeiro lugar, você está colocando um limite máximo para conseguir crescer com a empresa. Afinal, sem a regularização, fica muito difícil crescer sem sofrer punições. E esse é, aliás, o segundo problema: você está sujeito a receber multas, juros e outros “castigos”.

Ou seja, não só coloca um teto no seu crescimento, como ainda pode ser “mordido” por fazer coisa errada. É ou não é uma dupla de problemas sérios que podem atrapalhar seu negócio?

2. Trabalhe para manter um fluxo estável de clientes

Depois de regularizar a sua empresa, seu foco deve ser trabalhar para manter um fluxo estável de clientes. É difícil conseguir isso, claro, mas deve ser uma prioridade para a sua empresa.

Em primeiro lugar, um cliente fidelizado custa muito menos para um negócio do que um novo cliente. Além disso, ele também investe muito mais na sua loja, com um ticket-médio maior. Um ponto importante é investir no rastreamento de entregas para uma melhor experiência ao cliente.

Portanto, conseguir clientes fiéis no começo do seu negócio é essencial para ter aquele diferencial e base estável para crescer cada vez mais. Você pode alcançar esse objetivo com uma estratégia específica para fidelizar seus consumidores.

3. Controle sua margem de lucro sempre

Um ponto essencial para o gerenciamento de todo negócio é a margem de lucro. Ela é simplesmente vital para administrar bem uma empresa, especialmente uma loja de presentes de pequeno porte. 

Ter o controle da margem de lucro pode significar ter ferramentas para surfar ondas específicas, bem como ganhar um diferencial em relação ao seu concorrente.

Em primeiro lugar, é vital entender que quanto menor o seu preço, mais fácil é do seu cliente comprar com você. Sua empresa é uma loja, então outros fatores têm menos peso na decisão do consumidor do que o preço.

Em segundo lugar, a margem de lucro permite otimizar certos movimentos. Por exemplo, você pode reduzi-la um pouco agora para forçar o concorrente para fora do mercado e, depois, recuperar o tempo perdido aumentando-a.

Enfim, se você tiver o controle fixo da sua margem de lucro, terá ferramentas para explorar as possibilidades que o mercado oferece.

4. Estude seus concorrentes

No exemplo anterior, já deixamos claro o quão importante é analisar e estudar sempre os seus concorrentes para ter ferramentas para lutar contra eles.

Pode parecer um pouco brusco falar assim, mas é algo real: quanto mais ferramentas a seu dispor, mais fácil será a sua administração. Quanto mais informações, melhores as decisões que você tomará.

Por isso, analise o estoque e a vitrine dos seus competidores, veja os preços e as estratégias. Analise o que funciona (mas sempre com isenção, sem medo) e o que não funciona. Adote o que faz sentido para você e descarte o que não fizer.

5. Não abra margens para problemas

Por fim, lembre-se de que a sua loja de presentes é pequena por definição. Mesmo que você fature bastante hoje, amanhã pode não faturar tanto assim. 

Não é raro ver pequenas lojas bem-sucedidas terem de fechar as portas porque fizeram um contrato de trabalho errado com um funcionário e agora receberam multas e punições trabalhistas altas demais. Evite ser mais uma empresa nessa lista.

Pronto! Agora que você viu essas dicas para gerenciar uma loja de presentes, brindes personalizados e outros tipos de mimos, você já está preparado para assumir esse desafio. Não será fácil, claro, mas será possível colocar essas dicas em prática para melhorar a sua gestão e, no mínimo, evitar os erros básicos que poderão levar a sua loja para o buraco.

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Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.