Hoje em dia, todas as pessoas estão em busca de estabilidade financeira, haja vista que é uma forma de viver a vida um pouco mais sossegada.

Há várias formas de realizar esse sonho, mas não tem como negar que se tornar funcionário público é o que muitos almejam.

Diante desse contexto, muitos se perguntam “como faço para ser funcionária pública?” Quanto a isso, há algumas coisas a se considerar.

Então, se você quer entender melhor a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber a respeito desse assunto!

O que é servidor público?

Em suma, o servidor público nada mais é que um regime de trabalho em que o funcionário trabalha em algum órgão público.

Nesse caso, ele pode trabalhar tanto em órgão municipal, estadual ou federal. Um dos grandes benefícios dessa função é o fato de não seguir as leis estabelecidas na CLT.

Na verdade, segue leis mais específicas, voltadas especificamente para esses funcionários. Mas de acordo com a Associação dos Servidores Públicos, é preciso estar enquadrado nos seguintes requisitos:

  • Ter ao menos 18 anos de idade;
  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Estar de acordo com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Ter formação necessária para exercer o cargo que deseja.

Mas a depender do concurso público, podem haver algumas regras mais específicas, segundo o estado ou até a vaga que deseja ocupar.

Entretanto, todos aqueles que passarem pela aprovação ainda precisam se submeter a um período de experiência, mais conhecido como “probatório”.

Durante esse tempo, o candidato deve passar por algumas avaliações, sendo que é preciso ser bem avaliado para se tornar um servidor público.

Como faço para ser funcionária pública
Como faço para ser funcionária pública

Como faço para ser funcionária pública?

Primeiro, quem quer se tornar um funcionário público, deve começar pesquisando por concursos públicos.

Isso acontece porque o concurso é um processo que se responsabiliza por selecionar os colaboradores que irão fazer parte das entidades públicas.

Cada concurso possui suas regras, requisitos e benefícios, os quais podem variar de acordo com a instituição e cargo disponível.

Todos os candidatos precisam ficar atentos no edital, haja vista que esse documento possui as informações mais relevantes a respeito do concurso público.

No que se refere ao concurso público propriamente dito, pode ocorrer por meio de provas objetivas e discursivas, como estudos de caso, questões abertas, discursivas ou até redação. Nessa etapa, ainda pode fazer parte do exame a prova de títulos.

Nesses casos, o candidato que tiver a qualificação mais elevada é quem irá receber pontos extras na classificação.

Para tal, o currículo precisa ter graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA e demais especializações.

Quais são as vantagens de se tornar funcionário público?

O grande benefício de seguir na carreira de funcionário público com certeza está no fato de ser muito mais estável.

Afinal de contas, o fato de contar com a possibilidade de nunca ser demitido é muito atrativo. Afinal de contas, permite uma renda estável e certa previsibilidade.

Mas, outra questão bem atrativa é a respeito dos salários. Afinal de contas, um funcionário público, mesmo inexperiente, tem um salário muito maior que os que são pagos na iniciativa privada.

Tudo isso sem mencionar a possibilidade de obter outros acréscimos, bem como a retribuição por exercício de função de direção, assessoramento e chefia.

Como se tudo isso ainda não bastasse, tornar-se funcionário público oferece outras vantagens, por exemplo:

  • Jornada de trabalho mais bem definida e um pouco mais curta que a iniciativa privada;
  • Aposentadoria acima da média que um trabalhador comum, fora o fato de não se limitar ao teto do Regime Geral da Previdência Social;
  • Excelente opção para quem está iniciando no mercado e não possui experiência.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.