Poucas coisas são mais gratificantes do que ter a oportunidade de comprar um imóvel: pode ser uma casa, pode ser um galpão comercial, mas assinar o contrato de compra e venda de um imóvel é um momento inesquecível.

Porém, é claro que há muitos documentos que o comprador precisa apresentar para que a aquisição seja mesmo confirmada e a falta de qualquer um deles pode comprometer o contrato. 

Por isso, descubra já os documentos necessários para a compra de um imóvel e comece já a verificar se você tem todos eles ou se precisa providenciar algo.

Documentos do vendedor

Quem está vendendo o imóvel também tem de oferecer diversos documentos e, quando falta algum, o possível comprador pode questionar a imobiliária e só assinar o contrato quando toda a documentação for apresentada pelo proprietário atual. 

A lista dos documentos é a seguinte:

  • Cópia do CPF e RG pessoal e do cônjuge, se esse proprietário for casado 
  • Certidão negativa de ações cíveis, trabalhista e federal
  • Comprovante de residência atualizado
  • Certidão negativa de tutela e de interdição

Documentos do comprador

Quem está interessado em fazer a compra do imóvel precisa apresentar documentos considerados mais simples, sendo eles:

  • Cópia do CPF e do RG pessoal e do cônjuge, se esse comprador for casado
  • Endereço completo
  • Comprovante de renda
  • Profissão
  • Dentre outros

A imobiliária solicita alguns documentos que deem um panorama da vida pessoal desse comprador. Normalmente, a quantidade exata de todos esses documentos é informada pela imobiliária durante o processo de compra e venda de imóvel.

Documentos do imóvel

É claro que o imóvel que está sendo vendido ou comprado também precisa ter a sua documentação apresentada, inclusive para que se ateste que ele está em situação regular. 

Os documentos do imóvel requisitados para a compra e venda são:

  • Certidão negativa de impostos, de dívidas de condomínio e ônus reais
  • Planta completa que já tenha sido aprovada pela prefeitura
  • Cópia autenticada da escritura, na qual conste o nome do vendedor
  • Cópia do documento que comprova que não há débitos de IPTU
  • Averbação do imóvel

O que fazer se houver dúvida a respeito dos documentos?

Quem compra ou vende um imóvel pode ficar em dúvida por causa da quantidade de documentos que precisam ser apresentados. 

Porém, é fundamental fazer o contato com a imobiliária sempre para sanar essas dúvidas, evitando que a transação com o imóvel seja ainda mais demorada pelo fato de haver problemas com a documentação. 

É importante ficar atento também ao fato de que certos documentos devem ser apresentados em sua versão origina, como a averbação do imóvel. Outro detalhe é que esta precisa ter o registro em um cartório. 

Se for preciso ter um pouco mais de segurança, vale a pena levar a documentação previamente na imobiliária para que sejam feitas quaisquer correções ou que esses documentos scaneados. 

Com a documentação 100% correta, a compra e venda de qualquer imóvel fica regularizada e se torna bem mais simples para comprador e vendedor. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.