A compra de carros usados pela internet cresceu consideravelmente nos últimos anos. Diversas plataformas e sites foram criados para facilitar a negociação entre vendedores e compradores de seminovos.
Além da facilidade de realizar o sonho do veículo novo no sofá de casa ou em qualquer lugar do mundo, o valor desses produtos na internet costumam ser mais atrativos.
É comum encontrar ofertas imperdíveis nessas plataformas. Seja de concessionárias de seminovos ou de pessoas físicas, os anúncios bombardeiam as pessoas com promoções, boas condições de pagamento e fotos do automóvel dos sonhos.
Então, muitos se deixam levar pela emoção de não perder a oferta ou adquirir logo o veículo que sempre quis e acabam caindo em golpes. Infelizmente, essas situações acontecem muito.
A alta do interesse em veículos automóveis e a anonimidade das plataformas digitais atraíram diversos golpistas para esse mercado. São diversos tipos de golpes e o número de novas formas de aplicá-los está sempre crescendo.
Existem sim ofertas verdadeiras e benéficas, então saber diferenciá-las das tentativas de golpes é muito importante para aproveitar as vantagens que essas plataformas oferecem sem acabarem com prejuízos enormes.
Então, o que fazer? Ter cuidado e fazer a negociação com cautela, sem afobação. Além de perguntar as características do veículo, pedir para ver a identificação e se possível fazer um test drive, o mais indicado é fazer uma consulta online.
Saiba os principais tipos de golpes nesse mercado e como se prevenir dessas situações. Alguns cuidados antes de fechar negócio podem salvar a sua pele!
Principais golpes na venda de seminovos
Comprar um veículo é o sonho de muitas pessoas. Não dá para negar que carros e motos melhoram a qualidade de vida das pessoas consideravelmente. A principal dica é ter cautela e prestar atenção em todos os detalhes antes de fechar negócio.
O ideal é conter a animação nestes momentos e sempre ficar atento. Desconfie de ofertas incríveis, pesquise o nome e referência da concessionária ou perfil de quem está vendendo o veículo e faça as consultas veiculares.
Golpe do sinal
Esse golpe é um clássico. Acontece da seguinte forma: o golpista lança uma oferta imperdível na plataforma. Após um comprador demonstrar real interesse, ele marca um dia a horário de encontro para a verificação do automóvel – passando confiança para o comprador.
Depois, pede um sinal do valor, indicando que existem outros interessados e ele não quer perder a venda. Após o pagamento do sinal realizado, o golpista some com o dinheiro e muitas vezes exclui a oferta da plataforma para não ter como rastreá-lo.
Nessa situação, o comprador leva um grande prejuízo financeiro.
Venda de carros clonados ou inexistentes
Qualquer um pode pegar uma foto no Google ou tirar algumas fotografias e adicioná-las nessas plataformas. Muitos golpistas anunciam ofertas incríveis, colocam fotos falsas e fazem a venda.
O comprador nunca recebe o veículo, porque ele não existia de fato. O anúncio era apenas uma fachada falsa. Outro golpe é a venda de veículos clonados. Acontece quando os golpistas “copiam” a documentação de um automóvel.
Apresentam os documentos corretos do veículo, o comprador acredita que tudo está regularizado, quando na verdade, o carro, por exemplo, está em péssimas condições, é roubado ou nem existe.
Venda de automóveis roubados ou com peças trocadas
Comprar um carro roubado é uma situação extremamente negativa. Isso todos nós sabemos, podendo ter problemas com a justiça e o funcionamento do carro após algumas semanas de uso.
Um golpe bastante comum é a venda de veículos com peças trocadas, quando os golpistas trocam as peças originais por outras sem qualidade e, muitas vezes, roubadas.
Com isso, o veículo tende uma vida útil menor e o comprador terá que lidar com constantes falhas e consertos. O barato literalmente sai caro nesses casos.
Como evitar esses golpes?
Como antecipamos, analisar a documentação do veículo e fazer um test drive é essencial para fazer bons negócios. Mas não apenas isso, as consultas veiculares são essenciais nesses casos.
Uma consulta veicular pode conferir todo o histórico do automóvel. Desde o primeiro proprietário, ano de fabricação, multas, parcelas de IPVA atrasadas, restrições financeiras… tudo!
Nenhuma informação passa despercebida. É possível consultar o chassi do automóvel para verificar a originalidade das peças, número do motor. Além da consulta renavam e gravame, para verificar possíveis restrições.
É fácil, são consultas veiculares online por valores simbólicos ou gratuitos. Encontre empresas confiáveis que fazem essas consultas e em apenas alguns cliques, terá todas as informações necessárias sobre o veículo em mãos.
Com certeza, evitará muitos golpes. Caso o golpista não queira passar dados sobre a documentação do veículo para a consulta, por exemplo, já é um motivo para desconfiar.
Cobre e se o vendedor se recusar, pule fora desse negócio. As consultas veiculares podem salvar a pele de muitos compradores. É rápido e fácil, não pule esse passo!