A compra de carros usados pela internet cresceu consideravelmente nos últimos anos. Diversas plataformas e sites foram criados para facilitar a negociação entre vendedores e compradores de seminovos. 

Além da facilidade de realizar o sonho do veículo novo no sofá de casa ou em qualquer lugar do mundo, o valor desses produtos na internet costumam ser mais atrativos.

É comum encontrar ofertas imperdíveis nessas plataformas. Seja de concessionárias de seminovos ou de pessoas físicas, os anúncios bombardeiam as pessoas com promoções, boas condições de pagamento e fotos do automóvel dos sonhos. 

Então, muitos se deixam levar pela emoção de não perder a oferta ou adquirir logo o veículo que sempre quis e acabam caindo em golpes. Infelizmente, essas situações acontecem muito. 

A alta do interesse em veículos automóveis e a anonimidade das plataformas digitais atraíram diversos golpistas para esse mercado. São diversos tipos de golpes e o número de novas formas de aplicá-los está sempre crescendo.

Existem sim ofertas verdadeiras e benéficas, então saber diferenciá-las das tentativas de golpes é muito importante para aproveitar as vantagens que essas plataformas oferecem sem acabarem com prejuízos enormes. 

Então, o que fazer? Ter cuidado e fazer a negociação com cautela, sem afobação. Além de perguntar as características do veículo, pedir para ver a identificação e se possível fazer um test drive, o mais indicado é fazer uma consulta online.

Saiba os principais tipos de golpes nesse mercado e como se prevenir dessas situações. Alguns cuidados antes de fechar negócio podem salvar a sua pele! 

Principais golpes na venda de seminovos

Comprar um veículo é o sonho de muitas pessoas. Não dá para negar que carros e motos melhoram a qualidade de vida das pessoas consideravelmente. A principal dica é ter cautela e prestar atenção em todos os detalhes antes de fechar negócio. 

O ideal é conter a animação nestes momentos e sempre ficar atento. Desconfie de ofertas incríveis, pesquise o nome e referência da concessionária ou  perfil de quem está vendendo o veículo e faça as consultas veiculares. 

Golpe do sinal

Esse golpe é um clássico. Acontece da seguinte forma: o golpista lança uma oferta imperdível na plataforma. Após um comprador demonstrar real interesse, ele marca um dia a horário de encontro para a verificação do automóvel – passando confiança para o comprador. 

Depois, pede um sinal do valor, indicando que existem outros interessados e ele não quer perder a venda. Após o pagamento do sinal realizado, o golpista some com o dinheiro e muitas vezes exclui a oferta da plataforma para não ter como rastreá-lo. 

Nessa situação, o comprador leva um grande prejuízo financeiro. 

Venda de carros clonados ou inexistentes

Qualquer um pode pegar uma foto no Google ou tirar algumas fotografias e adicioná-las nessas plataformas. Muitos golpistas anunciam ofertas incríveis, colocam fotos falsas e fazem a venda.

O comprador nunca recebe o veículo, porque ele não existia de fato. O anúncio era apenas uma fachada falsa. Outro golpe é a venda de veículos clonados. Acontece quando os golpistas “copiam” a documentação de um automóvel. 

Apresentam os documentos corretos do veículo, o comprador acredita que tudo está regularizado, quando na verdade, o carro, por exemplo, está em péssimas condições, é roubado ou nem existe. 

Venda de automóveis roubados ou com peças trocadas

Comprar um carro roubado é uma situação extremamente negativa. Isso todos nós sabemos, podendo ter problemas com a justiça e o funcionamento do carro após algumas semanas de uso. 

 Um golpe bastante comum é a venda de veículos com peças trocadas, quando os golpistas trocam as peças originais por outras sem qualidade e, muitas vezes, roubadas.

Com isso, o veículo tende uma vida útil menor e o comprador terá que lidar com constantes falhas e consertos. O barato literalmente sai caro nesses casos.

Como evitar esses golpes?

Como antecipamos, analisar a documentação do veículo e fazer um test drive é essencial para fazer bons negócios. Mas não apenas isso, as consultas veiculares são essenciais nesses casos.

Uma consulta veicular pode conferir todo o histórico do automóvel. Desde o primeiro proprietário, ano de fabricação, multas, parcelas de IPVA atrasadas, restrições financeiras… tudo!

Nenhuma informação passa despercebida. É possível consultar o chassi do automóvel para verificar a originalidade das peças, número do motor. Além da consulta renavam e gravame, para verificar possíveis restrições. 

É fácil, são consultas veiculares online por valores simbólicos ou gratuitos. Encontre empresas confiáveis que fazem essas consultas e em apenas alguns cliques, terá todas as informações necessárias sobre o veículo em mãos. 

Com certeza, evitará muitos golpes. Caso o golpista não queira passar dados sobre a documentação do veículo para a consulta, por exemplo, já é um motivo para desconfiar.

Cobre e se o vendedor se recusar, pule fora desse negócio. As consultas veiculares podem salvar a pele de muitos compradores. É rápido e fácil, não pule esse passo!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.