Cuidado ao fazer esportes: conheça as lesões de cotovelo

As lesões são parte integrante de todas as atividades esportivas. O uso excessivo e inadequado das articulações são as principais causas de lesões em desportistas.

As lesões esportivas são basicamente de dois tipos, macro ou micro traumas. Macro traumas são eventos únicos, como ossos quebrados, contusões ou ferimentos na cabeça ou no pescoço.

Os microtraumas costumam ser lesões pequenas e despercebidas que ocorrem repetidamente. Essas pequenas lesões se somam e podem causar dor e até invalidez em casos graves. 

Fraturas por estresse e os sintomas relacionados que aparecem quando a articulação é usada em demasia são um exemplo comum de microtraumas.

A Estrutura do Cotovelo

Isso ajuda a entender a estrutura básica do cotovelo antes de examinar as várias lesões esportivas.

O cotovelo é uma articulação que ajuda a conectar os três ossos do braço, incluindo o rádio e a ulna do antebraço e o número da parte superior do braço. Os ossos são mantidos juntos por ligamentos.

O ligamento primário é o ligamento colateral medial (LCL) na parte interna do cotovelo e o ligamento colateral lateral (LCL) na parte externa. Vários músculos que circundam a articulação são responsáveis ​​pelo movimento.

Lesões de cotovelo

Uma lesão no cotovelo pode assumir proporções graves, pois a lesão de um nervo na articulação do cotovelo pode levar a problemas permanentes nos músculos do antebraço, punho, mão e dedos.

Na verdade, é a partir de fraturas e luxações que ocorrem o inchaço, a falta de movimento e a deformação óssea.

Os esportes que envolvem uma chance máxima de lesões no cotovelo incluem tênis, raquetebol, squash, golfe e levantamento de peso.

Condições e causas comuns

As lesões de cotovelo no esporte se manifestam de várias formas, variando de acordo com a localização e a causa da lesão.

Listamos aqui as principais formas de lesões de cotovelo e dores associadas a elas.

Luxação do cotovelo

Esta é uma das lesões agudas mais graves e comuns do cotovelo. Uma luxação de cotovelo normalmente resulta de uma queda com o braço estendido ou estendido, geralmente como resultado de um esporte de contato ou queda de altura.

Fratura de cotovelo

As fraturas do cotovelo ocorrem mais comumente devido a uma queda com o braço estendido. Normalmente causa dor aguda, inchaço, hematomas e potencial deformidade nas articulações. Uma fratura de cotovelo geralmente está associada à luxação do cotovelo e normalmente será tratada com cirurgia.

Cotovelo de tenista

Esta condição é tipicamente caracterizada por um músculo irritado no antebraço que se liga à protuberância óssea na parte externa do cotovelo. O cotovelo de tênis é uma das formas mais comuns de lesão por uso excessivo.

Cotovelo de arremessador

Essa condição ocorre em atletas que movem seus pulsos para baixo e para dentro como parte do movimento exigido em seu esporte. O tendão dos músculos flexores fica inflamado. Os desportistas mais comumente afetados incluem arremessadores de beisebol, jogadores de golfe, remadores e jogadores de tênis.

Cotovelo de liga infantil

Nessa condição, ocorrem danos às placas de crescimento nas extremidades dos ossos do antebraço na articulação. Esse tipo de lesão geralmente é causado por movimentos de arremesso.

Cotovelo do atirador

O movimento de arremesso nos esportes causa compressão das estruturas externas do cotovelo e tensão nas estruturas internas. Com o tempo, essa compressão leva a esporas e lascas ósseas e a tensão ainda mais leva ao alongamento dos ligamentos. Essas lesões são muito comuns entre jogadores de beisebol e outros atletas arremessadores.

Ruptura do tendão do bíceps

A ruptura do tendão do bíceps geralmente ocorre em atletas mais velhos. Dor aguda e sensação de laceração muscular ocorrem frequentemente após levantamento repetitivo ou lesão aguda. A ruptura do tendão do bíceps é geralmente caracterizada por uma contração repentina do músculo bíceps.

Encerramento do nervo ulnar

O “osso engraçado” envolvido nesse tipo de lesão é, na verdade, uma área exposta onde o nervo ulnar passa ao redor do cotovelo. Na verdade, esse nervo pode ficar cronicamente inflamado e preso em sua passagem apertada ao redor do cotovelo, causando uma dor imensa.

Cotovelo de jogador de golfe

A tendinite que ocorre na lateral do cotovelo é conhecida como cotovelo do jogador de golfe. Isso inclui principalmente os tendões internos que são feridos quando o taco de golfe faz contato com a bola ou, mais comumente, com o taco que faz contato acidental com o solo.

Tratamento

Um dos  primeiros passos é procurar um ortopedista especialista em cotovelo para fazer uma consulta. 

Terapia RICE

Descansar a área afetada e não usar ou suportar peso Aplique uma bolsa de gelo coberta com um pano na área afetada por 15-20 minutos, 4 a 8 vezes ao dia. Use uma bandagem elástica para comprimir a área afetada e reduzir o inchaço. parte afetada para reduzir o inchaço

Remédios

Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), como aspirina e paracetamol, são a forma mais comum de medicamento prescrito para lesões de cotovelo.

Outras formas de tratamento incluem: Tratamento a laser Injeções de esteroides Massagem Alongamento e outros exercícios.

Comentários estão fechados.