As principais causas de cegueira e baixa visão são principalmente doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular, catarata, retinopatia diabética e glaucoma. Outros distúrbios oculares comuns incluem ambliopia e estrabismo. 

1 Erros de refração

Erros de refração são os problemas oculares mais frequentes, incluem miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia que ocorre entre os 40-50 anos. Podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato ou, em alguns casos, cirurgia. 

2 Degeneração macular

A degeneração macular (DMRI), é um distúrbio ocular associado ao envelhecimento e resulta em danos à visão nítida e central. A visão central é necessária para ver objetos com clareza e para tarefas diárias comuns, como ler e dirigir. A DMRI afeta a mácula, a parte central da retina que permite que o olho veja os detalhes. Existem duas formas de DMRI – úmida e seca.

A DMRI é a principal causa de deficiência permanente da leitura e visão fina ou de perto entre pessoas com 65 anos ou mais.

3 Catarata

A catarata é uma turvação do cristalino e é a principal causa de cegueira em todo o mundo. A catarata pode ocorrer em qualquer idade devido a uma variedade de causas e pode estar presente ao nascimento, mas também é uma doença condicionada ao envelhecimento. 

Embora haja tratamento para a remoção da catarata, como a cirurgia de catarata, esteja amplamente disponível, barreiras de acesso, como: cobertura de seguro, custos do tratamento, escolha do paciente ou falta de conhecimento, impedem que muitas pessoas recebam o tratamento adequado.

4 Retinopatia diabética

A retinopatia diabética (RD) é uma complicação comum do diabetes. É caracterizada por danos progressivos aos vasos sanguíneos da retina, o tecido sensível à luz na parte posterior do olho, necessário para uma boa visão. 

A DR progride por quatro estágios, retinopatia não proliferativa leve (microaneurismas), retinopatia não proliferativa moderada (bloqueio em alguns vasos retinianos), retinopatia não proliferativa grave (mais vasos são bloqueados levando à retina privada do suprimento de sangue levando ao crescimento de novos vasos sanguíneos) e retinopatia proliferativa (estágio mais avançado). A retinopatia diabética geralmente afeta os dois olhos.

5 Glaucoma

Glaucoma é um grupo de doenças que podem danificar o nervo óptico do olho e resultar em perda de visão e cegueira. O glaucoma ocorre quando a pressão normal do fluido dentro dos olhos aumenta lentamente. 

No entanto, descobertas recentes mostram que o glaucoma pode ocorrer com pressão normal do olho. Com o tratamento precoce, muitas vezes você pode proteger seus olhos contra graves perdas de visão.

6 Ambliopia

A ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, é a causa mais comum de deficiência visual em crianças. Ambliopia é o termo médico usado quando a visão em um dos olhos é reduzida porque o olho e o cérebro não estão funcionando juntos corretamente. O olho em si parece normal, mas não está sendo usado normalmente porque o cérebro está favorecendo o outro olho. 

As condições que levam à ambliopia incluem estrabismo, um desequilíbrio no posicionamento dos dois olhos; mais miopia, hipermetropia ou astigmática em um olho do que no outro e raramente em outras doenças oculares, como catarata.

7 Estrabismo

O estrabismo envolve um desequilíbrio no posicionamento dos dois olhos. O estrabismo pode fazer com que os olhos se entrecruzem (esotropia) ou se desmanchem (exotropia). O estrabismo é causado por uma falta de coordenação entre os olhos.

Como resultado, os olhos olham em direções diferentes e não focam simultaneamente em um único ponto. Na maioria dos casos de estrabismo em crianças, a causa é desconhecida. Em mais da metade desses casos, o problema está presente no nascimento ou logo após o nascimento (estrabismo congênito).  Quando os dois olhos falham em focalizar a mesma imagem, há percepção de profundidade reduzida ou ausente e o cérebro pode aprender a ignorar a entrada de um olho, causando perda de visão permanente naquele olho (um tipo de ambliopia).

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.