Muita gente não sabe, mas poker, xadrez, damas, Go e bridge são considerados modalidades esportivas.

Segundo a Associação Internacional dos Esportes da Mente, essas atividades se enquadram como modalidades intelectuais.

Mas como a tecnologia impactou os cinco esportes da mente? Essas disciplinas possuem hoje suas próprias federações nacionais e internacionais espalhadas pelo mundo, muitas delas adaptando-se às inovações tecnológicas.

Antes vistos apenas como jogos de mesa para entreter amigos e familiares, os integrantes desse seleto grupo se transformaram com o tempo e ganharam novo status com a evolução da internet e da tecnologia moderna.

Essa revolução vem resultando não apenas em mudanças estruturais, mas também trouxe novas maneiras de se criar estratégias, treinar jogadas e consumir produtos e serviços relacionados aos jogos.

Poker

Última modalidade a integrar o grupo, em 2010, o poker é provavelmente o mais midiático dos esportes da mente.

Esse sucesso vem desde o início do século 21, quando eventos e torneios passaram a ser televisionados globalmente e, principalmente, com a chegada e consolidação das plataformas de entretenimento online, que popularizaram os jogos de cartas, roletas e slots.

Dessa forma, a tecnologia encurtou fronteiras, possibilitando que os jogadores pudessem enfrentar adversários do mundo todo, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Isso possibilitou a promoção de partidas avulsas, competições virtuais entre amadores e até disputas profissionais, como é o caso das etapas online da World Series of Poker, o campeonato mundial de poker.

Com essa ascensão, foram surgindo diversos softwares de análise estatística para auxiliar os usuários no estudo de padrões de jogo e tendências de adversários, visando o desenvolvimento de estratégias vencedoras e tomadas de decisões mais apuradas durante as partidas. Assim, cada vez mais, a tecnologia se tornou vital para a performance no poker.

Xadrez

O avanço tecnológico também transcendeu fronteiras no mundo do xadrez. Além dos jogos online em tempo real que conectam jogadores globalmente, surgiram softwares com capacidade analítica de alta precisão para estudo de posições, jogadas e variações.

Essas plataformas online oferecem tutoriais interativos, lições personalizadas e prática contra Inteligência Artificial, proporcionando um ambiente de aprendizado eficaz.

Nesse campo da IA, um marco histórico do xadrez ocorreu em 1997, quando o Deep Blue, um super computador produzido pela IBM, derrotou o campeão mundial Garry Kasparov.

Na ocasião, a vitória robótica destacou o poder da tecnologia na modalidade e redefiniu a competição entre mente e máquina, algo cada vez mais em evidência nos dias atuais.

Damas

Como a tecnologia impactou os cinco esportes da mente
Como a tecnologia impactou os cinco esportes da mente

Da mesma forma que no xadrez, a IA também desempenhou um papel crucial no mundo das damas.

Programas computadorizados utilizam esse recurso para proporcionar partidas em alto nível, transformando a forma como jogadores estudam e jogam.

Professores também podem agora oferecer aulas e workshops online, atingindo jogadores de todos os níveis, com a oportunidade de aprimorar suas habilidades de forma virtual.

Indo mais além, a tecnologia deu origem a plataformas online para jogar damas contra oponentes reais ou computador, e protagonizou uma grande transformação na modalidade, com a criação de novas regras e variações do jogo.

Hoje, há inclusive versões em tabuleiro 3D, trazendo novas dimensões aos movimentos das peças.

Bridge

Também impactado pela revolução dos jogos online, o bridge utiliza a Inteligência Artificial de uma forma inovadora.

Ao invés de colocarem um robô como adversário humano, algumas plataformas escalam seus jogadores fictícios para atuarem como parceiros dos usuários.

Isso permite o aprimoramento de habilidades de tomada de decisão em diversos cenários, complementando o treinamento tradicional e ressaltando o papel impactante da tecnologia.

Vale destacar que o bridge é disputado por quatro jogadores, sendo duas duplas, o que, neste caso, permite então a dobradinha entre pessoas e a IA.

Além disso, a modalidade é outra que aderiu ao uso de softwares para prática, dicas e análises minuciosas de movimentos de jogadas.

Go

Assim como em todos os outros esportes da mente, o mundo do Go testemunhou uma transformação marcante com a ascensão da Inteligência Artificial.

Em particular, o renomado AlphaGo, programa especializado de assistência, desencadeou uma revolução ao exibir capacidades sobre-humanas, conquistando vitórias contra jogadores profissionais de elite.

A utilização da IA estendeu-se para o aprimoramento das habilidades dos jogadores, com análises profundas, simulações de diferentes cenários e estudo de novas táticas.

Outros softwares utilizam redes neurais para melhorar estratégias mais refinadas. Essa simbiose entre a inteligência humana e a artificial está redefinindo o próprio tecido do Go, dando origem a uma nova era desafiadora e inovadora neste jogo milenar.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.