Você adora usar chapinha para alisar seus cabelos? Isso não será mais um problema. É verdade que o calor do acessório pode causar danos. Entretanto, com alguns cuidados, é possível alisar seu cabelo sem danificá-lo. 

Preparamos um guia especial com dicas de como usar a chapinha sem danificar seu cabelo.

Shampoo e condicionador

É assim que as coisas são, diva. Para que seus fios  fiquem perfeitos, você tem que prestar atenção ao seu cabelo a partir do momento em que o lava. Isto significa que você tem que lavar o cabelo com um shampoo sem sal, de preferência duas vezes, e usar apenas condicionador nos comprimentos e pontas, além de enxaguar completamente sem deixar qualquer resíduo.

Hidratar seus cabelos

O segredo principal para não influenciar seus fios ao usar a chapinha é minimizar, tanto quanto possível, o número de vezes que você usa o aparelho em cada mecha. Portanto, para não correr o risco de ter que alisar a mesma peça algumas vezes, é essencial tomar cuidado para que o cabelo fique sedoso e para que se alise mais facilmente. Investir em uma hidratação completa durante o dia, por exemplo, é essencial para deixar seus fios macios, sem frizz e com um brilho forte.

Escolha uma boa chapinha

Com o modelo certo da chapinha, você será capaz de manobrar melhor o aparelho e assim minimizar os perigos de superaquecimento e danos ao seu cabelo.

Chapinhas mais longas, de 1,5 a 2 polegadas, por exemplo, são recomendadas para aqueles com cabelos longos e grandes, pois permitem cobrir mais cabelos e acelerar o processo de alisamento.

Temperatura fixa ou variável? Depende da textura do seu cabelo. Caso seu cabelo esteja mais fino, delicado ou danificado, o ideal é escolher um aparelho com ajuste de temperatura, para controlar o calor e evitando que fique muito quente.

Procure continuamente a melhor chapinha para seu tipo de cabelo, desta forma você reduzirá os danos causados pelo calor do processo de alisamento.

O Protetor Térmico é uma obrigação

Toda pessoa que cuida de seu cabelo sabe disso, mas vale a pena reforçá-lo: uma vez que você usa qualquer fonte de calor, o uso de um protetor térmico é uma obrigação! 

Contendo termo-protetores em sua fórmula, eles têm a virtude de produzir uma faixa defensiva ao redor do fio de cabelo, evitando que a alta temperatura danifique a fibra capilar, causando ressecamento e porosidade. Portanto, após usar um produto anti-frizz leave-in, use um pouco do produto para manter seu cabelo saudável

Nunca use óleo antes do protetor térmico e do processo de alisamento, porque então você fritará seus fios, ao pé da letra.

Use um pente de dentes finos para passar a Chapinha

Como dissemos, encontrar uma maneira de minimizar o atrito do aparelho em seus cabelos é a ponta chave para manter seus fios intactos após a lavagem. Além da preparação cuidadosa, há um truque usado por muitas gringas que também permite endireitar e dispensa o atrito do aparelho inúmeras vezes. Conhecido como o “procedimento de perseguição”, o método depende de alisar o cabelo com um pente de dentes finos para torná-lo liso e em pouco tempo.

Use o óleo para terminar o processo

Após o alisamento, usar um reparador de pontas é perfeito para segurar o frizz como por exemplo o silicone ou um óleo de argan. Para usá-lo, é bastante simples: use algumas gotas do produto na palma de sua mão, esfregue-o e depois passe-o suavemente no seu cabelo. Você pode reaplicá-lo ao longo do dia, sempre que sentir necessidade;

Conclusão

As mulheres que alisam seus cabelos se sentem bonitas e poderosas, e cada uma delas gosta de passar as mãos pelos fios para fazer charme. Mas isto pode arruinar o impacto do cabelo alisado. Evite esse hábito frenético de passar suas mãos pelo cabelo o tempo todo.

Com todas essas dicas seus fios ficaram mais saudáveis, além de não ficar apalpando o cabelo a todo momento evite pranchar o cabelo muitas vezes na semana, o indicado é no máximo 1 vez e não esqueça de cumprir o cronograma capilar para cabelos mais sedosos e brilhosos.

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Post Anterior: Qual A Diferença Do WhatsApp Modificado Para O WhatsApp Normal?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.