Trabalhar em casa é confortável e nos permite ter uma flexibilidade de horários, além de não precisar ficar na pele de milhões de Brasileiros que levantam todos os dias para levar currículo em agências de empregos esperando uma ligação no dia seguinte. Porém, é preciso se atentar e não deixar que certas coisas atrapalhem a sua produtividade e o desenvolvimento do seu trabalho em casa Confira neste artigo algumas dicas:

Não use o Notebook em lugares indevidos

Algumas pessoas olham seus e-mails logo quando acordam, ainda deitadas e com o notebook do lado ou vão ao banheiro, respondem e-mail , falam no Skype, etc. Corte esse hábito, pois não é saudável e não contribui para um bom desenvolvimento do seu trabalho

Não trabalhe de pijama ou roupa íntima

Mesmo você trabalhando em casa e tendo contato com as pessoas apenas pela web, não é recomendável colocar roupas confortáveis demais, como um pijama ou uma roupa que usamos para ficar debaixo do cobertor em um domingo típico de inverno. 

É  importante vestir uma roupa apresentável, como se você tivesse clientes que fossem te visitar, pois seus clientes podem definir uma reunião de emergência. Afinal, você não vai querer deixar seu cliente esperando por estar trocando de roupa.

Defina horários

Para ter produtividade e qualidade em seus trabalhos, programe seus horários. Você deve ter um horário para começar e terminar o seu trabalho diário, um intervalo para comer, um horário para descansar e outro para se divertir, podendo até ganhar dinheiro assistindo vídeos no Kawaii como uma grana extra nos horários livres.

Siga esses horários para que você tenha um bom rendimento do seu trabalho em casa.

Otimize seus horários

Utilizar um cronômetro durante o home office pode ser uma forma eficaz de otimizar o tempo. Podemos citar alguns benefícios para essa pratica, confira:

  • Estabelecer intervalos de tempo para cada tarefa
  • Praticar a técnica de Pomodoro
  • Controlar o tempo gasto em tarefas não relacionadas ao trabalho
  • Avaliar o tempo dedicado a reuniões virtuais
  • Monitorar o tempo total de trabalho.

Essas estratégias ajudam a manter o foco, melhorar a produtividade e garantir uma gestão eficiente do tempo durante o trabalho em casa.

Crie um ambiente de trabalho adequado

Tenha um espaço para trabalhar, ficar na cozinha ou na sala com pessoas passando a todo o momento e com a TV ligada, atrapalham totalmente sua produtividade e fazem com que você não consiga desenvolver corretamente suas tarefas.

 Arrume um cômodo da casa como se fosse um escritório, para que lá seja especificamente o seu espaço de trabalho.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.