Aqui estão alguns sinais compartilhados pelos encanadores de que você pode ter um cano com vazamento: danos causados ​​​​pela água. Isso pode ser na forma de manchas aleatórias ou lascas de tinta nas paredes.

Também pode ser visível no piso, pois rachaduras ou manchas no piso podem ser causadas por vazamentos de água.

Se você notar algum desses sinais, entre em contato com o encanador ou uma desentupidora local para reparar o vazamento. Listados abaixo estão alguns sinais adicionais de que você pode ter um cano com vazamento.

Crescimento de mofo

Alguns sinais de crescimento de mofo podem ser difíceis de detectar. Embora a maioria dos fungos cause irritação e alergias, alguns tipos podem ser prejudiciais.

Por exemplo, a exposição a fungos tóxicos pode causar problemas respiratórios, alergias ou até câncer. No entanto, nem todos os tipos de mofo são tóxicos e você deve ter cuidado ao identificar uma infestação de mofo em sua casa.

Os mofos vêm em uma variedade de cores, portanto, é importante identificar o crescimento precoce do mofo.

A água é uma grande fonte de crescimento de mofo. Embora você não perceba o crescimento do mofo imediatamente, se a água estiver vazando em uma área quente ou úmida, o mofo acabará crescendo.

Embora seja difícil detectar um vazamento neste caso, se o vazamento estiver próximo o suficiente, você poderá detectá-lo rapidamente inspecionando a área em busca de manchas pretas ou brancas.

Para evitar o crescimento de mofo em sua casa, você deve secar bem a área para evitar que o mofo se espalhe.

Canos enferrujados

Se você notar água descolorida ou enferrujada em sua casa, é provável que você tenha um cano com vazamento.

Se você vir água marrom ou amarela, chame um encanador imediatamente para consertá-la. A água que parece descolorida ou cheira mal também pode significar que você tem um cano com vazamento.

Esses sinais geralmente são fáceis de detectar e podem salvá-lo de muita frustração.

Quando a água encontra ferro ou outro metal, forma ferrugem. Os tubos mais antigos são mais propensos a enferrujar, corroer ou ambos.

Isso acontece porque os tubos mais antigos são feitos de ferro fundido ou metal galvanizado, que reagem com o oxigênio e os minerais da água.

Quando isso acontece, os tubos começam a vazar e corroer. Eventualmente, eles estouraram.

Verificando o medidor de água

Se você suspeitar que tem um cano com vazamento, o primeiro passo é desligar o cano principal de abastecimento de água.

Você pode encontrar esta válvula de fechamento no porão ou na despensa. Assim que o tubo principal de abastecimento de água estiver desligado, desligue todos os aparelhos que usam água.

Se o vazamento de água estiver entre a torneira e o medidor, o fornecedor de água será responsável pelo vazamento. Se o vazamento estiver dentro de sua casa, no entanto, você será responsável por encontrar a fonte do vazamento.

Outro sinal de vazamento é o aumento da conta de água. Se sua conta de água está aumentando a cada mês, isso é uma indicação de um vazamento.

Compare sua conta de água atual com a do mês anterior para ver se a diferença é significativa. Se a diferença for mais do que alguns por cento, isso significa que você pode ter um vazamento.

O próximo sinal de que você pode ter um vazamento é um piso mais quente do que o normal. Alternativamente, você pode ouvir um som baixo de água vindo do seu cano.

Verificação de entupimentos

Se você tem um cano com vazamento, provavelmente notou um entupimento no ralo. Canos entupidos podem causar vazamentos e resíduos significativos.

Embora sejam fáceis de consertar, os entupimentos podem indicar problemas maiores. Um tubo entupido resultará em transbordamento de água.

Você pode verificar se há entupimentos no ralo para descobrir se eles são a causa do vazamento.

Um ralo entupido pode ser notado ao perceber que a água está acumulando quando você esvazia a pia ou toma banho.

Os vasos sanitários, por outro lado, geralmente não dão descarga normalmente e podem transbordar. Você pode tentar limpar o entupimento sozinho ou chamar um encanador.

Se você não conseguir fazer isso, certifique-se de desligar o abastecimento de água e desligar a água para a casa.

Sempre procure a ajuda de um profissional, principalmente se você morar em grandes metrópoles ou em apartamentos, isso porque a parte hidráulica nessa regiões podem ser mais complicadas e técnicas.

Por exemplo, hoje em dia os procedimento de desentupimento hidrojateamento, em Guarulhos, garante um rápido resultado.

Então, sempre procure a ajuda de um profissional. Você pode está lidando com algo mais grave do que pensa.

Verificando tubos enferrujados

Se você notar água enferrujada saindo de suas torneiras, é hora de procurar canos enferrujados. Você pode detectar canos enferrujados dentro de sua casa ou água enferrujada do abastecimento de água municipal.

Para testar a água enferrujada, encha um copo com água fria. Aguarde alguns segundos e, em seguida, teste outra amostra de água.

Se a água estiver enferrujada em ambas as torneiras, o problema provavelmente está no abastecimento de água da sua casa.

A água enferrujada é um problema que é melhor abordado pela autoridade de água local. No entanto, canos enferrujados em sua casa podem causar outros problemas, inclusive afetar o sabor da sua comida.

Para testar se os canos enferrujados estão afetando o abastecimento de água, passe um copo de água por uma torneira e observe a coloração e o odor enferrujados.

Se você detectar coloração enferrujada na água fria, o problema pode ser um problema de ferrugem com o abastecimento de água da sua casa.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.