O que é ecoturismo e por que ele é importante?

A International Ecotourism Society define ecoturismo como ‘viagem responsável por áreas naturais que conservam o meio ambiente, sustentam o bem-estar da população local e envolvem interpretação e educação.’

O ecoturismo é importante porque ajuda a proteger o meio ambiente, aumenta a conscientização sobre os problemas e levanta fundos para ajudar na conservação. 

Também garante que os turistas contribuam para as economias locais, não apenas de passagem. Basicamente, é mais gentil com o mundo e ajuda a preservá-lo para as gerações futuras.

Quais são os três pilares do turismo sustentável?

Os três pilares do turismo sustentável são a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade sociocultural e a sustentabilidade econômica. Conhecido como os três P’s: planeta, pessoas e lucro.

Leia também: Turismo no Brasil: um país que acolhe a todos

Quais são alguns exemplos de ecoturismo?

A maioria das iniciativas de ecoturismo se enquadra em três categorias: turismo cultural, vida selvagem e turismo de aventura.

O ecoturismo cultural envolve aprender e se envolver com a população local. Por exemplo, participando de uma aula de culinária liderada pela comunidade, onde você compra ingredientes de vendedores no mercado antes de aprender a fazer pratos tradicionais.

O ecoturismo de vida selvagem se concentra na conservação e reabilitação de animais ameaçados de extinção e também ajuda a aumentar a conscientização sobre sua situação. 

No Marco Zero você pode descobrir destinos que cuidam exclusivamente do ecoturismo e que além disso, pode envolver rastrear animais em seu habitat natural ou encontrar criaturas que foram resgatadas e agora vivem em uma reserva natural.

Ecoturismo de aventura tem tudo a ver com experimentar o meio ambiente de uma forma sustentável e consciente. 

Sendo assim, isso pode envolver caminhadas, ciclismo, escalada ou caiaque. Normalmente existe também um elemento cultural, com guias locais e visitas a pequenas comunidades. 

O Ecoturismo é muito trabalhado também na pousada em Japaratinga (Paraíso dos Coqueirais), que fornece um contato mais íntimo com a natureza mas ainda proporciona para o turista toda a infraestrutura e conforto necessários.

Como posso promover o ecoturismo em casa?

Sendo assim, viajar é difícil agora, mas existem maneiras de apoiar os esforços de conservação no exterior do conforto da sua sala. Você pode participar de eventos virtuais pagos, reservar uma viagem para o próximo ano, comprar um voucher para uma viagem futura ou doar dinheiro.

Portanto, se você quiser passear, procure iniciativas de ecoturismo em sua área local e considere juntar-se a elas. Você também pode contar às pessoas sobre viagens ecológicas que fez no passado. 

Deixar comentários positivos online pode encorajar mais pessoas a fazerem reservas assim que a pandemia acabar.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.