Segundo dados da pesquisa conduzida pela psicóloga organizacional Tasha Eurich realizada com 5.000 pessoas, foi constatado que apenas 15% sentiam que se conheciam bem.

O fato, é que a grande maioria de nós, sempre estamos em busca de fazer o nosso melhor, seja no trabalho, nos estudos, no casamento, na criação dos filhos, enfim… em tudo não apenas queremos o melhor, mas exigimos o melhor dos outros.

Porém, nem sempre conseguimos dar o nosso melhor, ou receber o melhor do outro como gostaríamos.

Quantas pessoas buscam em outras pessoas o que lhes falta em si mesmas, ou quantas vezes somos motivados a correr atrás de algo que não nos faz nenhum sentido, somente porque outra pessoa assim quer.

Se autoconhecer te permite tomar as decisões certas, reconhecendo suas emoções e limites, e crescer com base na sua própria singularidade.

Muitas vezes pecamos por não nos conhecermos o suficiente, e como consequência nos colocarmos em situações que não necessitamos viver.

Diante de tantas opções de escolhas na vida, corremos o risco de nos perdemos.

Por esse entre outros motivos a importância do autoconhecimento.

Como sermos a nossa melhor versão e de fato compreender quem somos ou precisamos ser?

Neste artigo “A Importância Do Auto Conhecimento” você irá reconhecer seus padrões e entender como mudar o que precisa a partir do autoconhecimento:

O que mais te irrita no outro?

Uma das maneiras de se autoconhecer é sabendo o que mais lhe irrita no outro, isso porque o que desaprovamos no outro, na grande maioria das vezes tem a haver com quem somos.

Você já ouviu alguém falar incessantemente mal de alguém? Pois, bem!

Na realidade a pessoa apenas está evidenciando algo em si mesma, nada tem a ver com o outro, mas com o que a pessoa que está falando mal carrega em seu próprio interior.

O que não admitimos e camuflamos por algum motivo, virá à tona de alguma maneira, uma delas é projetando no outro aquilo que é seu.

Quanto mais você souber sobre si, mas entenderá determinadas reações que tem.

Reconheça suas crenças

Nossos padrões foram sendo construídos no decorrer da vida, principalmente na infância, através do que os outros falavam.

As pessoas de autoridade, como nossos, ou outro alguém que te criou nessa fase, foram determinantes para os tipos de crenças que você possui.

Muitas pessoas não alcançam sucesso porque cresceram com crenças limitantes, que sempre as fizeram se autossabotar, fazendo elas acreditar em frases como;

  • “Você não vai ser ninguém na vida”
  • “Você nunca vai conseguir”;
  • “Nem adianta tentar”.

Entre outras frases que foram minando a auto confiança, contudo, uma notícia boa é que somos capazes de mudar.

Os nossos novos hábitos são a porta para as mudanças que precisamos alcançar.

Use os hábitos ao seu favor

Todos os dias temos a chance de mudar algo em nós, através de novos hábitos.

Depois que entendemos mais sobre nós mesmos, através de um mergulho em nossas lembranças, podemos então rumar em direção ao novo.

Passamos toda uma vida alimentando determinados hábitos que fortaleciam nossas crenças, contudo, hoje você entende que deve eliminar crenças negativas, para mudar o destino de sua vida.

É o momento de parar para analisar o porquê tem cultivado certos hábitos, e iniciar o cultivo de outros novos.

Conclusão

O auto conhecimento é uma busca constante.

Quanto mais mergulhamos em nós mesmos, mais entendemos o que vivemos, percebendo o que é necessário mudar.

Você é capaz de ter tudo o que deseja, para isso mude os seus hábitos. Para te auxiliar mais ainda nesta caminhada, veja o conteúdo deste link.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.