A preocupação com a forma física não é novidade para quem trabalha na indústria do entretenimento.

Por este motivo, as pessoas que estão constantemente sob os holofotes acabam sendo vigiadas mais de perto pelos fãs.

Sendo que as transformações de forma física pelas quais elas passam não ficam despercebidas.

Ganho de peso, gravidez, mudanças no cabelo, emagrecimento — nada passa batido pelos olhos atentos da mídia e da população.

Internacionalmente, tivemos o caso da cantora Adele — que emagreceu mais de 40kg e teve sua vida pessoal bastante exposta por jornais e tablóides mundo afora.

Agora, aqui no nosso Brasil, um dos exemplos mais recentes é o da cantora sertaneja Marília Mendonça.

Após o nascimento de seu filho, a musa da sofrência chegou ao menor peso que já teve (em sua fase adulta, claro).

Seu exemplo é incrível para jogar por terra mitos antigos como a ideia de que seria impossível perder peso de maneira significativa após a gravidez.

Mas como Marília Mendonça conseguiu esses resultados tão chocantes?

Uma poderosa combinação: dieta + jejum

Segundo ela, o segredo foi usar uma combinação de dieta cetogênica e jejum intermitente.

A vocalista afirma que está fazendo jejuns de 20 horas de duração, andando na esteira, e que estas são suas conquistas pessoais.

Ela mesma acreditava que ficaria fraca se não comesse pão, e que seus joelhos não aguentariam nem mesmo uma caminhada.

A compositora ainda afirma que não compactua com a ideia de “conquistar em silêncio”, e que espera fazer seus seguidores e seguidoras se sentirem capazes de conquistas como as dela.

HC 0t7K TxSLY3U LvfCvtc47nX8sL32xIqGfjT4m2Tr8NBCQkFT55yP47L7Y33nMS9YvIrhHpqE8vCoZSbO2qiuB6J1V1nyAgyB xRsou5Ny2IwV484RMskSB6tR7UW5AFDeJ

Mas a autora do hit “Transplante” não é a única do universo sertanejo que mudou a alimentação para emagrecer com saúde.

Pois a influenciadora Jéssica Costa — filha do cantor Leonardo, que segue em carreira solo após seu estouro com a icônica dupla Leandro & Leonardo — tem mostrado os bastidores do emagrecimento no Instagram.

Aos 26 anos, e mãe de um pimpolho de 5 anos, Jéssica aproveita a rede social para exibir as fotos do seu caso de antes e depois da dieta cetogênica.

Jéssica emagreceu 24kg com a dieta cetogênica, e afirma “esta é a primeira dieta que estou gostando de fazer”.

O que é a dieta cetogênica 

A dieta cetogênica se baseia em comer menos carboidratos, e deixar que a maior parte da energia do seu corpo venha das gorduras.

Baseando suas refeições principalmente em comida minimamente processada, como folhas, legumes, algumas frutas com menos açúcar, castanhas, ovos, e carnes.

De maneira resumida, isso faz com que seu corpo queime gordura naturalmente, o que pode ajudar no emagrecimento.

O que é o jejum intermitente

Já o jejum intermitente consiste em ficar alguns períodos por dia sem comer: por exemplo, não consumindo nenhuma caloria entre as 18h e a hora do almoço do dia seguinte.

Desta forma, seu corpo é obrigado a consumir a gordura corporal para gerar energia — e é por isso que muitas famosas apostam na combinação de dieta cetogênica mais jejum intermitente.

Isso envolve “pular refeições” aqui e ali — por exemplo, o café da manhã, que por muito tempo se acreditou ser a refeição mais importante do dia.

Agora, — apesar do que as empresas que vendem cereais matinais continuam propagando — as celebridades do mundo sertanejo estão mostrando com a pele em jogo (e com abundância de imagens e tweets) que existe outro caminho.

E ele é bem diferente daquilo que esteve na moda no passado: comer de 3 em 3 horas, apostar nos integrais, e comer um café da manhã farto.

Pode ter certeza de que, se as pessoas que estão constantemente sob as luzes da ribalta aposta nessas estratégias… alguma coisa de bom deve ter para nós, meros mortais, não é mesmo?

Concluindo… 

Afinal de contas, elas têm tempo e recursos suficientes para investir no bom e no melhor que a ciência, a medicina e a nutrição tem a oferecer…e escolheram dietas como low-carb, cetogênica e jejum.

Talvez inspiradas pelas musas musicais, cada vez mais mulheres (e até mesmo homens) comuns do dia a dia estão usando essas mesmas estratégias.

E aliando com os truques mais antigos de que se tem notícia: exercícios como caminhadas e academia para somar e potencializar ainda mais os benefícios de práticas como jejum e cetogênica.

Resta saber se as “pessoas normais” vão conseguir manter essa estratégia — e fugir do pão nosso de cada dia, sendo que elas não têm a mesma pressão da imprensa e dos fãs que as celebridades sertanejas.

Muitas mulheres dizem que sim, e que vale a pena largar o pãozinho para ter o tão sonhado “corpo de biquíni”… e claro: fazer como as famosas e postar muitas fotos no Instagram (e até TikTok, Kwai e outras redes), em busca de curtidas, likes, e elogios.

E você, já tentou a dieta cetogênica, a low-carb ou o jejum intermitente? Teria coragem de experimentar? 

E principalmente: de manter essas dietas pelo resto da vida? Deixe um comentário com a sua opinião.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.