Manter uma vida saudável é fundamental para quem busca qualidade de vida e a prevenção de doenças. Para isso, um dos procedimentos mais importantes para que doenças sejam prevenidas é a prática dos exercícios físicos.

Sabendo disso, no presente artigo abordaremos a relação entre os exercícios físicos e a prevenção de doenças, tanto cardíacas, de pressão, mental ou relacionadas à saúde bucal e que são tratadas por convênio dental e médico.

As vantagens da atividade física

O sedentarismo é o principal vilão para quem deseja uma vida saudável, aumentando o risco de diversas doenças. Por isso mudar de hábitos é muito importante para que haja promoção da saúde física, mental e emocional.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos na faixa etária dos 18 a 64 anos, para manter uma vida ativa, saudável e com chances baixas de desenvolvimento de doenças, precisam praticar cerca de 150 minutos de atividades moderadas por semana.

Inclusive, existem muitas opções de atividades físicas que não precisam ser feitas na academia.

Com isso, é possível encontrar modalidades que mais se adéquam a sua rotina e aos seus gostos.

Além disso, da mesma forma que existem variadas coberturas para convênio dentista que precisam ser avaliados, existem aplicativos e centros de atividades que podem contribuir com a prática de exercícios.

São muitas as vantagens para quem pratica a atividade física regular, como:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Redução da pressão arterial;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Diminuição do percentual de gordura.

No tópico abaixo abordaremos a relação das atividades físicas com a prevenção e o tratamento de algumas doenças.

Prevenção e tratamento de doenças por meio da atividade física

No tópico anterior entendemos os benefícios das atividades físicas para o corpo e que é preciso combater o sedentarismo. Abordaremos agora a relação entre as atividades físicas e a saúde, demonstrando como ela é uma ferramenta poderosa para prevenir e tratar doenças.

O que mais causam mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são as doenças no coração. No entanto, esses problemas podem ser prevenidos a partir do momento em que a atividade física é iniciada.

Isso acontece porque as atividades físicas, principalmente as aeróbicas, permitem que o corpo diminua o colesterol ruim (LDL) e aumente o colesterol bom (HDL).

Um fator que permite a diminuição dos problemas cardíacos é o cuidado com a saúde bucal, afinal, quando ocorre a periodontite, bactérias podem cair na corrente sanguínea, levando ao infarto.

Por isso, além da atividade física, esteja em dia nas consultas com o dentista do convênio dentário e com a higienização cotidiana.

Os exercícios físicos contribuem também para o tratamento e, dependendo do tipo, prevenir o aparecimento da diabetes. Isso porque se exercitar evita o sobrepeso, colesterol alto e o controle da pressão alta.

Para o tratamento de problemas emocionais e mentais, os exercícios podem ser indicados como uma forma de prevenção. Alguns transtornos que podem ser prevenidos ou controlados são a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico.

Isso acontece porque a prática física faz com que o corpo libere substâncias como a serotonina e a endorfina, que são ausentes nas pessoas com esses quadros, transmitindo sensações de bem-estar.

Para que a prática das atividades físicas tenha os resultados abordados é fundamental o acompanhamento de um médico e de um profissional da educação física, pois indicarão o melhor plano de ação, também reduzindo riscos de que prática você sofra alguma lesão.

Saúde bucal e as atividades físicas

Para quem busca uma vida sem o desenvolvimento de doenças é necessário que também se preocupe bastante com o cuidado dos dentes e da boca, como mencionado anteriormente.

Uma saúde bucal em dia evita o aparecimento de variadas doenças que afetam significativamente a qualidade de vida e as atividades físicas contribuem para isso.

Segundo o Journal of Dentistry as atividades físicas contribuem em grande parte para o não aparecimento de doenças periodontais. Esse estudo comparativo foi feito com pessoas sedentárias e pessoas ativas.

O resultado foi surpreendente, os que praticam atividade física possuem 54% de chance de não desenvolver periodontite se comparado com as pessoas sedentárias.

Assim, é muito importante a atividade física e o cuidado constante.

É preciso tomar cuidado apenas com atividades muito intensas e atletas com cargas de treino pesadas. Isso porque se não tomarem o cuidado devido, os dentes podem sofrer traumas.

Por isso, quem pratica atividades físicas mais intensas precisa ter um acompanhamento mais próximo com o dentista convênio, além de nunca descuidar da higienização.

Portanto, vimos que as atividades físicas são extremamente importantes para a prevenção de doenças e quem deseja uma vida mais tranquila e sadia precisa desenvolver o hábito e a prática de movimentar-se.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.