Como todos sabemos, a Balenciaga é uma das grifes de moda que mais tem destaque na atualidade. Sendo uma das mais bem avaliadas no mundo, os lançamentos da marca sempre buscam inovação e atender os mais “desajustados”. 

Balenciaga and Spanish Painting
  • 268 Pages – 09/17/2019 (Publication Date) – Museo Thyssen-Bornemisza (Publisher)

Muitas pessoas que não curtem o estilo Balenciaga de ser, possuem algumas dúvidas a respeito de como a marca,com todos estes lançamentos “fora do normal”, conseguiu um espaço especial no mercado de luxo. 

Este texto foi feito especialmente para você que se identificou com o tipo de pessoa mencionada aqui. Te informaremos como a marca se tornou parte do mercado e por que peças deste tipo possuem tamanho valor – já que se diferem tanto dos lançamentos glamorosos que vemos por aí.

Por que a marca se tornou renomada?

Dedicação

A história do fundador da grife, Cristóbal Balenciaga, além de encher os olhos de quem ama a moda, é inspiração para muitos que desejam se dar bem no negócio. Para quem não sabe, o empresário nasceu em família humilde e sem todo o glamour que conseguiu alcançar depois de muito esforço. 

Cristobal Balenciaga, Philippe Venet, Hubert de Givenchy: Grand Traditions in French Couture
  • De Nicolay-Mazery, Christiane (Author)
  • 144 Pages – 09/01/2020 (Publication Date) – Flammarion-Pere Castor (Publisher)

Após ser apresentado à alta costura por sua madrinha,Cristóbal desenhou seu primeiro vestido com apenas doze anos. Depois de se formar em alfaiate, o estilista abriu seu primeiro ateliê em San Sebastian e ainda passou a atender a família real em Madrid, abrindo também outras unidades pela região. 

É possível percebermos que toda história do início da criação de uma grife que hoje faz sucesso,além de ter sido criado há muitos anos atrás, foi desenvolvida por pessoas que possuem espírito empreendedor e dedicação total àquilo que acreditavam. Um outro exemplo de fundador da grife que combina com a Balenciaga, é Guccio Gucci. Assim como Cristóbal, veio de uma família humilde e do zero levantou seu império devido ao amor pelo o que fazia, foco e determinação. 

Por esse motivo, quando vemos uma marca fazendo parte do mundo de luxo da moda e não conseguimos compreender o porque tanto prestígio em cima de algo que não usamos, é necessário pesquisar como tudo foi desenvolvido. Muitas vezes conseguimos compreender como a marca se tornou renomada apenas pelas motivações que causaram sua criação. O mesmo ocorre com outras marcas, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, entre outras. 

Outro motivo essencial para a marca ser renomada e possuir espaço de destaque no mundo da moda, é a preocupação da grife em acompanhar a evolução e movimento da sociedade no passar das décadas. Discutiremos um pouco melhor a seguir. 

Inovação

Inovação é uma das palavras que mais combina com a Balenciaga. Para quem já viu algum lançamento da grife ou já está por dentro de como Cristóbal conseguiu alavancar seus negócios, consegue compreender como a marca consegue chamar a atenção no meio de tantos lançamentos de tantas marcas.

O mundo da moda possui um mercado acirrado e competitivo. Ambas empresas procuram sempre estar em destaque e superar lançamentos dos concorrentes. Quando o assunto é superação, a Balenciaga é a primeira marca a ser citada.

Gucci 5015555 Guilty Femme – Perfume Feminino, Eau de Parfum, 30 Ml
  • Especificações gênero: feminino, concentração: eau de parfum – edp
  • Nome da marca do produto: Gucci
  • País de origem do produto: França

 Para quem não sabe, um pouco antes do grupo Gucci comprar a marca, ela estava em declínio devido a morte de seu fundador. Tendo ficado durante um tempo em esquecimento, no ano de 2001, após Gucci assumir a grife, tudo passou a mudar. Seguindo o estilo de Cristóbal e honrando todo cuidado do fundador, a marca conseguiu lançar peças que trouxeram um novo conceito para o mundo da moda. Com roupas e acessórios considerados diferentões entre os demais, a marca produziu diversas peças como sapatos, bolsas, vestimentas e entre outros itens, sempre com a intenção de chamar a atenção da massa e causar estranhamento. 

 Exatamente por esse segmento “ugly” que a marca resolveu adotar, a grife se tornou a responsável por trazer para o mercado de luxo outro estilo além daqueles glamourosos que sempre vimos. É ideal para quem quer carregar em suas roupas o nome de uma marca luxuosa porém com um estilo mais despojado e “mundano” 

Valores dos produtos Balenciaga

Os produtos da marca não são acessíveis a todo o público. Como faz parte do mercado luxuoso, seus produtos variam entre R $2.000,00 à R$10.000,00. Hoje em dia, com a alta venda de produtos online, é possível achar através dos brechós de luxo produtos da grife por um preço menor e mais acessível. A praticidade dos cartões de crédito que oferecem a opção de parcelamentos, fez com que um maior número de pessoas conseguissem ter acesso a produtos luxuosos. Por isso, caso tenha a intenção de obter algum item, te indicamos este meio, até porque ainda não temos uma loja oficial da marca no Brasil. 

VERSACE 750132 Eros Pour Femme – Perfume Feminino, Eau de Toilette, 100 Ml
  • Especificações gênero: feminino, concentração: eau de toilette – edt, familia olfativa: amadeirado, floral, notas de topo: limão siciliano, tangerina, groselha branca, framboesa e calone, notas de coração: jasmim, flor de laranjeira, magnólia e frésia
  • Nome da marca do produto: Versace
  • País de origem do produto: França

Por hora é isso, pessoal! Caso tenha gostado do nosso texto a respeito de como a Balenciaga conseguiu se tornar parte do mercado de luxo, compartilhe com seus amigos. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.