Andar de mountain bike é uma ótima maneira de escapar da rotina diária. Antes de decidir usar sua mountain bike para passear, certifique-se de se preparar para evitar interromper sua viagem.

Mountain bikes são ótimas para passear. Eles são fortes, podem lidar perfeitamente com estradas irregulares e é menos provável que um pneu furado. Requer um pouco mais de pedalada, mas com os pneus e o guidão certos, você pode fazer viagens de longa distância em uma mountain bike.

Há algumas coisas a se ter em mente se você quiser fazer um tour de mountain bike. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo sua viagem.

Benefícios 

A geometria de uma mountain bike é ótima para passeios de longa distância. Você está em uma posição mais vertical em comparação com as bicicletas de estrada

Certifique-se de usar uma hardtail , ou seja, uma única suspensão na frente. Se você usar uma suspensão completa (traseira e dianteira), será uma viagem frustrante. Nunca use a suspensão total quando planejar percorrer longas distâncias.

Um guidão plano proporciona uma experiência de condução estável e confortável, mas as posições das mãos são limitadas. Isso pode ser um pouco desconfortável quando você estiver andando por algumas horas, mas existem soluções que permitem que você reposicione suas mãos. Voltarei a isso mais tarde.

A escalada é ótima em guidões planos, ótimo se você encontrar muitas colinas durante a viagem. 

As mountain bike aro 29 são ótimas para distâncias maiores, você precisa remar um pouco mais forte para ganhar velocidade, mas você pode manter a velocidade muito melhor em comparação com os modelos de 26 ”mais antigos.

Desvantagens

Existem algumas desvantagens em usar uma mountain bike para passear. Muitos deles podem ser resolvidos com algumas mudanças simples, mas outros são mais difíceis, simplesmente porque um MTB não foi feito para passear.

Existem MTBs projetados para estradas e turismo, mas eu imagino que a maioria das pessoas não tem vários MTBs e você não estaria aqui se tivesse uma dessas mountain bikes.

A dor na sela é real, quando você está pedalando por 10 horas direto vai doer. Certifique-se de quebrar a sela e pedalar o máximo possível antes de sua excursão prolongada. Você precisa se acostumar com uma sela e isso o poupará de muita frustração e dor. Use calças sem costura para evitar atrito.

A suspensão pode ser um pouco inconveniente em viagens planas e longas. Elas foram concebidas para reduzir os impactos de terrenos acidentados e absorver choques de rochas, solavancos e raízes de árvores. Os garfos de suspensão modernos têm um bloqueio que desativa a suspensão.

Seu peso também tem impacto sobre o quanto a suspensão se move para cima e para baixo. Não é uma grande desvantagem, mas um garfo rígido é provavelmente mais confortável em estradas planas. 

Dicas para passeios curtos

Faça uma mala leve, se você estiver indo em um passeio de 4 a 5 horas , você não precisa de muita água além de suficiente. Um kit de reparo, um tubo sobressalente e uma bomba para inflar o tubo são basicamente tudo de que você precisa.

Não se esqueça do seu telefone e traga algum dinheiro, diga a alguém que você foi dar um passeio (e onde).

Dicas para passeios prolongados (como dias)

Se você está planejando férias e planeja andar de mountain bike, planeje com antecedência e traga coisas que possam ajudá-lo a sobreviver . Isso pode parecer um pouco dramático, mas você precisa pensar no que acontece se você estiver no meio do nada. Sem cobertura de celular ou qualquer forma de contatar alguém, você precisa ter certeza de sobreviver.

Traga bastante água e não se esqueça do GPS. Seu telefone tem GPS, mas pode não ter bateria suficiente. Traga também um banco de energia. Existem maneiras de recarregar o telefone, mas um dispositivo GPS dedicado pode ser uma boa ideia, dependendo da duração e da distância da viagem.

Planeje sua viagem com antecedência, mostre aos parentes os lugares que você vai visitar e compartilhe um mapa destacando sua viagem. Atualize-os regularmente sobre o seu paradeiro. 

Traga uma barraca para se proteger da chuva ou durma e um colchão de espuma de borracha . Considere trazer um pequeno fogão portátil (como os que os mochileiros carregam), uma refeição quente pode realmente levantar o ânimo.

Para resumir tudo

As bicicletas de montanha são boas para viagens de longa distância. Eles são fortes, podem aguentar e são confiáveis. Pode exigir um pouco mais de esforço em comparação com uma bicicleta de estrada, mas algumas pequenas alterações fazem uma grande diferença.

Planeje com antecedência e tome as devidas precauções para lidar com acidentes ou quebra de peças. Se você sair por alguns dias, leve rações e kits de conserto para consertar sua bicicleta quando necessário.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.