Você sabe o que fazer quando um bebê está engasgado? Como reagir se uma criança está se afogando na sua frente? Ou uma pessoa, de repente, tem um ataque epilético perto de você, sabe o que fazer?

Situações de emergências podem acontecer com todo mundo, a qualquer momento. Por isso, estar preparado para prestar socorro a pessoas que sofreram qualquer tipo de acidente é muito importante.

Seja no trânsito, em casa, rua ou no trabalho. Com noções básicas de primeiros socorros, você pode salvar vidas e diminuir o impacto de diversas ocorrências na vida das pessoas.

Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não têm noções básicas de primeiros socorros. O que é muito preocupante em um país onde dezenas de acidentes de trânsito, por exemplo, acontecem por segundo. 

Por que é importante saber prestar socorro 

Imagine que o bebê da sua vizinha está engasgando, a mãe está desesperada e pede ajuda para todos que consegue. Se você souber o que fazer, rapidamente a criança estará bem, respirando normalmente. 

E se ninguém ali soubesse como reagir? O bebê conseguiria voltar a respirar? Situações como essa podem acontecer sempre. O socorro rápido pode salvar vidas, seja de crianças, jovens ou adultos. 

Outro exemplo: um homem no seu trabalho tem um ataque epilético. Os primeiros socorros fazem toda a diferença nesses casos, podendo salvar a vida daquela pessoa. 

Você saberia o que fazer? Teria a calma e conhecimentos necessários para salvar a vida daquela pessoa, estabilizando seu quadro até que os socorristas chegassem? 

Perceba que não são situações distantes ou muito difíceis de acontecer. Todos estamos expostos a acidentes e saber como reagir pode ser determinante para a vida do outro. No Brasil, temos uma cultura muito forte de pensar “isso nunca vai acontecer comigo”.

Até que de repente, acontece. Nesse momento, as pessoas se arrependem de não ter se preparado e estudado mais sobre primeiros socorros antes. A importância de saber prestar socorro é clara: esse conhecimento salva vidas de desconhecidos ou das pessoas que mais ama. 

Como aprender as principais medidas de primeiros socorros? Existem diversos conteúdos na internet com algumas dicas, mas o ideal é fazer um curso sobre o tema. 

Todo cuidado é pouco. Alguns cursos de primeiros socorros são online e gratuitos. Podem ser feitos de qualquer lugar, na hora que desejar. Confira a seguir, o que é abordado nessas aulas. 

O que o curso de primeiros socorros ensina?

Primeiramente, é válido explicar o que se entende por primeiros socorros. O pronto atendimento são técnicas de emergência aplicadas a vítimas que precisam de ajuda imediata, seja por mal súbito, acidentes ou ocorrências nas quais há perigo de vida.  

O principal objetivo dos primeiros socorros não é tratar ou recuperar um paciente, Na realidade, o pronto atendimento é evitar a piora do quadro e manter os sinais vitais da pessoa enquanto os médicos socorristas não chegam ao local. 

Ou seja, saber técnicas de primeiros socorros é importante para estabilizar o quadro da vítima até que os socorristas cheguem. Então, no curso de pronto atendimento em emergências, o aluno aprende alguns conhecimentos básicos sobre o tema. 

É claro que depende do curso escolhido. Alguns são mais técnicos, aprofundados ou focados em uma área que outros. Existem cursos de primeiros socorros focados no ambiente corporativo, por exemplo. 

Mas em geral, são abordadas  etapas básicas de primeiros socorros, emergências traumáticas, o que fazer em estado de choque, como transportar de acidentados, biossegurança em primeiros socorros, e princípios gerais em urgências e emergências. 

Em algumas aulas, há a  abordagem comunitária e à saúde, programas de saúde e segurança ocupacional, fundamentos de segurança do trabalho, corpo, saúde e doença, entre outros. 

Como encontrar um bom curso de primeiros socorros?

Os cursos de primeiros socorros podem ser feitos não apenas por profissionais da área da saúde. Todo mundo que deseja ter mais conhecimento sobre os procedimentos básicos e saber como agir diante de situações de emergência podem procurar por essas aulas. 

Podem e devem. Se todos soubessem um pouco sobre primeiros socorros, muitos acidentes poderiam ter sido minimizados e algumas vidas poderiam ser salvas. Desta forma, é muito importante que cidadãos comuns tenham interesse nesse tema.

Existem diversos cursos de primeiros socorros. Presenciais, online, gratuitos ou pagos, as aulas são muito benéficas para a formação  das pessoas. 

Algumas plataformas digitais oferecem cursos online de primeiros socorros de graça. São aulas produzidas por equipes especializadas e garantem ótimo conhecimento aos seus alunos. 

Encontre a forma que mais lhe agrada e comece o curso de primeiros socorros agora mesmo. Nunca sabemos quando vamos precisar usar esses conhecimentos. O melhor é estarmos preparados. 

Procure boas instituições de ensino e se mantenha atualizado nesse assunto sempre que possível. Já ouviu o ditado “conhecimento nunca é demais”? Nesses casos essa afirmação é ainda mais verdadeira.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.