Você sabia que as meias de compressão podem ser usadas para prevenir algumas doenças? Esses ítens são muito conhecidos em hospitais e clínicas, mas a verdade é que elas podem ser usadas por qualquer pessoa. 

As meias de compressão, também conhecidas como meias elásticas ou compressivas, fazem uma pressão nos pés e pernas para melhorar a circulação sanguínea na região. 

Os benefícios são diversos! Popularmente conhecidas como meias de “vovô”, elas podem ser usadas como prevenção e tratamento de uma série de doenças e não apenas após cirurgias – como muitos imaginam. 

Atualmente, as meias de compressão são usadas em tratamentos de trombose, varizes e outras doenças venosas. Também são indicadas para prevenir uma série de problemas circulatórios nas pernas e pés. 

São bastante usadas por atletas para evitar lesões e minimizar as dores pós treinos longos. Ou seja, as meias de compressão não são mais um simples recurso pós-operatório.

Elas são indicadas para uma infinidade de problemas, e em todos casos, apresentam resultados incríveis. Inclusive, hoje em dia, existem meias de compressão de diversos tipos, modelos, cores e estampas. 

Mas para tantos benefícios, é preciso saber usá-las corretamente de acordo com cada necessidade. Então, a seguir, explicaremos tudo que precisa saber sobre as meias de compressão.

O que são, benefícios, onde são encontradas e para quais doenças são indicadas. Acompanhe!

Benefícios das meias de compressão

As meias de compressão apresentam uma série de benefícios para diferentes tipos de tratamento. Em geral, essas meias têm a função de fazer uma barreira elástica para os músculos da panturrilha, comprimindo a musculatura, melhorando o retorno venoso e, consequentemente, aumentando o fluxo sanguíneo na região. 

Todo esse processo aumenta a oxigenação na área e acontece a remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada e alívio de dores. As meias de compressão podem também diminuir a sensação de cansaço tanto nos pés quanto nas pernas. 

Estudos indicam que o uso dessas meias ainda impede que o sangue se acumule nos pés, aumenta a resistência, evitam cãibras e fadiga muscular. Além de proporcionar mais oxigênio à região, melhorando a regeneração e tratamento de algumas doenças venosas.  

Quando usar meias de compressão?

As meias de compressão podem ser usadas para diversas finalidades médicas, tais como: prevenção de doenças como a Trombose Venosa Profunda (TVP), para pessoas que têm predisposição genética.

Além dos pós-operatórios de cirurgias plásticas e vasculares para evitar trombose e na gravidez após o começo do segundo trimestre para diminuir o desconforto e inchaço das pernas das mães.

Também são recomendadas para o dia a dia — exercendo pressão na região dos calcanhares, auxiliando o fluxo sanguíneo da região e evitando problemas futuros por má circulação sanguínea. E, principalmente, por atletas. 

Profissionais ou não, o uso das meias de compressão são grandes aliadas. Alguns dos maiores atletas do mundo usam esses recursos para diminuir dores, evitar lesões e tornar os longos treinos mais seguros.

Principalmente os corredores, dado que a atividade exige muito esforço e tem grande impacto físico na região dos pés e pernas. 

Como usar as meias de compressão

As principais dúvidas sobre meias de compressão são sobre como colocá-las. O intuito das meias é pressionar as pernas e pés, desta forma, são bem apertadas. Por isso, muitas pessoas têm dificuldades em colocar e tirar esses ítens. 

Para facilitar, criamos um passo a passo simples: coloque a mão por dentro da meia e segure o tecido próximo ao calcanhar. Com a outra mão, vire a meia do avesso até o ponto em que você estiver segurando. 

Depois disso, calce a meia no pé, ajustando-a bem, até o calcanhar e em seguida, deslize-a aos poucos pela perna até a altura determinada. Após esse procedimento é simples. 

Basta ajustar a meia, distribuindo-a corretamente e deixando-a o mais confortável possível. Lembre-se que é preciso comprar uma que fique realmente justinha. 

Atualmente tem meias de compressão rosa, vermelha, verde, pretas, laranja, entre outras diversas. Além das diferentes estampas e modelos. São fáceis de serem encontradas, basta escolher a que mais te agrada.

Em casos de doenças venosas ou qualquer problema de circulação, o ideal é procurar um médico especialista que te indicará qual a melhor meia de compressão a ser usada, além de outros tipos de tratamentos, se necessário.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.