Procedimentos estéticos mais procurados na odontologia e suas utilidades

Atualmente, muitas pessoas estão procurando profissionais da odontologia em busca de procedimentos estéticos para os dentes, em busca de um sorriso mais bonito e harmonioso.

Mesmo que alguns desses problemas não afetem diretamente a saúde bucal, são defeitos que incomodam o bem-estar geral, impactando nas relações sociais e até na saúde mental. Por isso, há dentistas especializados para auxiliar nesses procedimentos estéticos.

Esses tratamentos têm o objetivo de melhorar a harmonização e aparência da face e dos dentes, a fim de melhorar o sorriso, além de contribuir com a funcionalidade da mastigação, em procedimentos como o implante dentário. 

Inclusive, os procedimentos da área estética estão se tornando mais acessíveis devido às novas tecnologias. Inclusive, alguns já podem ser feitos até mesmo em casa, mas sob supervisão do profissional e com os cuidados devidos.

Apesar do foco desses tratamentos não ser, necessariamente, a saúde bucal, o dentista só pode iniciar algum procedimento estético depois de uma avaliação cuidadosa da gengiva, dos dentes e da arcada como um todo, garantindo o pleno funcionamento da cavidade.

Caso haja problemas com cáries, inflamações gengivais, mordida errada ou posição torta dos dentes, outros tratamentos podem (e até devem) ser adotados antes, como o uso do aparelho ortodôntico. 

Contudo, como o assunto que será abordado é voltado para os procedimentos estéticos na odontologia, é importante compreender quais as opções existentes e seus impactos para a saúde e bem-estar geral dos pacientes.

Inclusive, mesmo os tratamentos ortodônticos podem ser aliados à estética, principalmente com o aperfeiçoamento do setor e, por exemplo, dos novos modelos de aparelhos disponíveis.

Assim, mesmo aqueles que têm receio em iniciar o tratamento devido ao impacto na imagem, mas que desejam trazer um bom alinhamento para o sorriso e mordida, o campo odontológico já disponibilizou soluções para amenizar o impacto estético causado pelo procedimento, como o aparelho invisível. 

Confira mais sobre o setor estético nos tópicos a seguir, afinal, existem diversos procedimentos odontológicos que podem ser feitos com agilidade e segurança, desde que o profissional acompanhe o processo.

Bichectomia

Esse é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos. 

A bichectomia é uma cirurgia feita para retirar parcialmente a gordura das bochechas. Ela realça as maçãs do rosto e a linha da mandíbula, deixando o rosto mais fino e alongado.

Esse procedimento não é apenas estético, mas também serve para pessoas que têm o hábito de morder a bochecha devido ao excesso de volume. 

Clareamento dental

Outro procedimento bastante procurado nos consultórios odontológicos é o de clareamento dental

O tratamento se tornou popular especialmente devido ao seu custo-benefício e resultado apresentados, deixando os dentes amarelados ou manchados mais brancos, devolvendo a cor natural dos dentes. 

No entanto, é preciso que os pacientes tenham os cuidados necessários com a higiene bucal para que o procedimento tenha boa durabilidade. De modo geral, há garantia de resultado, com tais cuidados, no período de até dois anos. 

Portanto, é necessário que haja a escovação três vezes ao dia ou ao final de cada refeição, o uso do enxaguante bucal após a escovação, além do uso do fio dental.

Existem duas formas de fazer o clareamento dental, em casa e no consultório. 

O primeiro é feito a partir de uma moldeira personalizada e uma seringa com o produto clareador. O molde deve ser utilizado por pelo menos quatro horas ao dia e por cerca de 15 dias, podendo variar conforme a necessidade do paciente e indicação do profissional.

Isso porque mesmo que o clareamento seja feito em casa, é necessário que o paciente frequente o consultório odontológico para o dentista avaliar o avanço do tratamento e se ele está sendo feito corretamente.

Já no clareamento realizado no consultório o tratamento é realizado com doses maiores da substância clareadora, podendo ter o efeito intensificado.

O procedimento tem duração de uma hora e o próprio dentista utiliza peróxido de hidrogênio, um gel químico com ação clareadora. Para intensificar o clareamento um laser pode ser ativado, sendo três vezes mais potente que o clareamento caseiro. 

Com os cuidados necessários, é possível manter os sorrisos mais brancos por até dois anos. 

Harmonização facial

Anteriormente, a harmonização facial era feita apenas por médicos, mas o procedimento agora já é feito em clínicas odontológicas.

O tratamento visa equilibrar os traços e as proporções do rosto, utilizando de métodos como o preenchimento com ácido hialurônico ou a aplicação de toxina botulínica para modelar os traços faciais.

Preenchimento labial

Esse procedimento é parecido com o de harmonização facial, pois também utiliza o ácido hialurônico para a sua execução. 

O preenchimento labial é utilizado para quem deseja lábios volumosos e com um contorno mais definido. 

Gengivectomia

A gengivectomia consiste em retirar o excesso de gengiva ou realizar excertos para melhorar esteticamente o sorriso. 

Além disso, o procedimento ajuda a eliminar as bolsas gengivais e o aumento da coroa dentária. 

Apesar de ser uma cirurgia simples, é preciso cuidado para o processo de cicatrização e pós-operatório, o que pode levar cerca de um mês. 

Todos esses procedimentos estão disponíveis nos consultórios odontológicos e o ideal é que seja conversado com o profissional sobre a recomendação para realizá-los.

Do mesmo modo, explicar quais são os incômodos em relação à face, de modo que o melhor tratamento para o quadro seja indicado, é crucial.

Vale lembrar que é preciso ter cuidados com a manutenção após fazer os procedimentos e que os hábitos de higienização bucal para ter sorrisos bonitos e harmoniosos sempre devem ser mantidos.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Comentários estão fechados.