A farmácia curso é responsável por formar profissionais farmacêuticos. Eles são especialistas nos diferentes tipos de medicamentos e seus usos. Também oferecem conselhos, relacionados à saúde, aos pacientes. 

Para exercer a profissão de farmacêutico, os alunos devem seguir uma farmácia curso, e obter um diploma na área. Os alunos vão estudar nas instituições de diferentes grades para obter a credencial na área. 

O mercado farmacêutico está em constante crescimento e expansão dentro de suas áreas de pesquisa, desenvolvimento, teste e distribuição. Isso oferece aos graduandos mais oportunidades de empregos na área. 

Quais conhecimentos são cobertos em uma farmácia curso?

Caso você entre em uma farmácia curso em uma instituição superior de ensino, os módulos de estudo estão voltados para as áreas de biologia, química e fisiologia humana. Além disso, os alunos também adquirirem conhecimento farmacêuticos, como os medicamentos são feitos, e em farmacologia, como eles interagem no corpo humano. 

Grande parte das instituições com farmácia curso combinam pesquisas acadêmicas com treinamentos vocacionais e habilidades dentro da área. Essas habilidades incluem aprender sobre as questões legais e éticas, além de formas para interagir com os pacientes. Dentro de uma farmácia curso, os graduandos também vão aprender tudo sobre as prescrições, medicamentos e prática clínica e como responder em diferentes cenários.

Quando um estudante está cursando farmácia, ele terá mais oportunidades para se especializar em diferentes áreas, como o desenvolvimento de novos medicamentos ou atendimento ao público. Também há a chance de seguir em áreas específicas, como obter conhecimento sobre doenças infectológicas ou trabalhar com atendimento de idosos. 

Quais são os requisitos para obter um diploma em farmácia?

Os requisitos para ingressar em uma farmácia curso variam entre as instituições de ensino. Mas é muito provável que você tenha de estudar química, combinada com diferentes áreas de conhecimento, como biologia, física e matemática. 

O cenário para ingressar em uma farmácia curso é bastante competitivo, portanto, os candidatos devem obter boas notas em todas essas matérias, assim como um alto nível de proficiência no idioma em que o seu curso está sendo ministrado. 

Como funciona a estrutura e os métodos de avaliação?

Os tipos de farmácia curso vão variar dependendo de onde você deseja obter o diploma. Mas em grande parte dos casos, é oferecido o curso de bacharel em farmácia. Caso opte por estudar o curso em diferentes países, lembre-se de verificar como a sua qualificação será reconhecida.

Normalmente, os alunos do curso de farmácia vão passar por palestra, seminários e exercícios práticos para obter o diploma. A maioria das instituições também oferecem chances para obter experiência durante os seus estudos. Já a avaliação desses cursos é baseada em exames teóricos e práticos. 

Quais são as especializações em farmácia?

Os graduandos do curso de farmácia podem garantir diferentes tipos de especializações, incluindo conhecimento nas áreas de:

  • Farmacologia: Conhecimento de como os medicamentos interagem com os corpos humanos. Alguns dos tópicos de aprendizagem incluem; quais efeitos terapêuticos e tóxicos nos diferentes tipos de drogas e venenos. 
  • Clínicas: Grande parte dos cursos de farmácia tem como objetivo preparar seus educandos para fornecer cuidados aos pacientes, como prescrever medicamentos, diagnósticos, conselhos e comunicação de suporte completo. 
  • Microbiologia e imunologia: A Microbiologia é o estudo dos organismos microscópicos. Ela é frequentemente ensinada junto com imunologia. Ambas as áreas são de extrema importância dentro da área de farmácia. 
  • Desenvolvimento de drogas: Outro campo de muita importância dentro da farmácia é o desenvolvimento de drogas. Os estudos envolvem os processos de criação dos novos medicamentos e sua introdução dentro do mercado. 
  • Tecnologia Farmacêutica: A maioria das instituições de ensino superior oferecem o campo de tecnologia farmacêutica. Nela se concentram as diversas tecnologias modernas que são utilizadas no setor farmacêutico. 
  • Obesidade e controle de peso: Os estudantes também podem se especializar na área de obesidade e controle de peso. Nessa área, os graduandos vão estudar todos os aspectos da obesidade, desde o nível individual até o problema social em grande escala. 

Quais são as opções de carreiras?

Um dos locais de maior visibilidade que um graduando da área pode atuar é atrás de um balcão de farmácia, realizando a distribuição de medicamentos e aconselhando os pacientes.

Mas existem mais opções para trabalhar dentro da área de farmácia, em locais diferentes, como laboratórios de pesquisa, instituições acadêmicas, consultórios médicos e hospitais. 

Os profissionais com um diploma nessa área também podem exercer a profissão nas forças armadas, órgãos reguladores nacionais e empresas farmacêuticas. Algumas das carreiras mais populares incluem: 

  • Em hospitais.
  • Na área de pesquisas.
  • Dentro de comunidades.
  • Carreiras farmacêuticas em conformidade legal. 

Em todas essas carreiras existe a opção de progredir, assumindo uma função gerencial ou buscar por mais experiência dentro do campo de trabalho específico. Todas essas carreiras exigem que os profissionais atualizem, de maneira contínua, os seus conhecimentos sobre novas pesquisas, produtos, regulamentação e descobertas. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.