Educação à distância no Brasil: tudo que você precisa saber sobre esse novo método de Educação

Se você já pode notar, a educação a distância no Brasil veio para ficar, onde a busca por uma plataforma de cursos online vem sendo muito forte para o aprendizado.

Hoje, plataformas como a Cursos Online Inovar, que é uma das maiores dos ramos, cresceu muito a sua procura, devido ser um dos principais focos atuais.

Segundo o último Censo da Educação Superior Brasileiro divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, nesse nível de ensino, o aumento das matrículas ocorreu principalmente no setor privado, que responde por 75,3% das matrículas.

Ou seja, todo esse crescimento é verificado principalmente devido a modalidade de ensino a distância (EAD), que cresceu principalmente devido a pandemia.

No entanto, é muito comum que você venha a ter dúvidas, principalmente por ser algo novo, e que de toda forma ainda vem se adaptando

Sendo assim, talvez você se pergunte: será que vale a pena o curso EAD? Ou melhor esperar o presencial? Quais as principais vantagens?

Portanto, para que você possa responder essas dúvidas, citaremos tudo a respeito da Educação a Distância no Brasil, mostrando tudo sobre esse novo método de ensino.

Principais Vantagens do Ensino à distância

Flexibilidade de horários

Você não tem tempo para ir para a universidade/curso? O tempo de deslocamento em casa é muito longo?

Com esse sistema, você pode se dizer, que teve esse problema resolvido.

Dessa forma, com o EAD, você tem a possibilidade de ter uma flexibilidade de horários muito melhor do que no presencial.

Até porque, você consegue receber as aulas remotamente, onde grande parte delas são gravadas, ou lhe dão a possibilidade de gravar, e assim em momentos diferentes e que estiver livre.

Ou seja, você pode organizar a sua própria programação, fazendo os horários de estudo e outras tarefas, de acordo com a sua rotina.

Então, se você é uma pessoa que tem problemas com os horários, tendo uma rotina muito apertada, o ensino a distância pode ser uma grande opção, seja para um curso profissionalizante, superior e etc.

Mesmo nível de aprendizagem

Para quem tem dúvidas sobre a qualidade da educação a distância, é importante saber que os programas de ensino da EAD são tão rigorosos e confiáveis ​​quanto as salas de aula.

Ou seja, lembre-se de que flexibilidade não é o mesmo que facilidade, portanto, este curso e o curso presencial são muito exigentes.

Isso também significa que todo aluno que escolher o EAD também passará na avaliação desenvolvida pelo MEC, com a mesma eficiência de um aluno que fez um curso presencial.

Professores especialistas

Embora o EAD seja um curso a distância, você receberá apoio profissional de professores, mestres e doutores qualificados e experientes.

Nesse sentido, em grande parte das vezes, os mesmos professores do ensino EAD, são os mesmos do ensino presencial.

Portanto, não vai ocorrer nenhuma diferença em relação a professores, onde continuará sendo grandes especialistas.

Além disso, você também conta com o suporte de um moderno espaço digital, que é repleto de conteúdos e ricos em conteúdo, além de proporcionar um fórum de interação com professores e demais alunos e muito mais.

Documento de Conclusão possui o mesmo valor

Como já mencionamos, os cursos presenciais e a distância são igualmente importantes no mercado, incluindo certificados / diplomas.

Sem contar que a modalidade de ensino EAD, tem a mesma importância e grandeza de um curso presencial.

Desse modo, concluindo o curso, você poderá usar seu certificado para se envolver em vagas de emprego que requeiram qualificações, participar de licitações públicas de nível superior, participar de cursos de pós-graduação e outras oportunidades.

Tudo continuará sendo valido, assim como se tivesse feito diretamente presencial.

Vale a pena o ensino a distância no Brasil?

A grande pergunta que você deve ter nesse momento, e que não quer calar é: será que realmente vale a pena a educação a distância no Brasil?

De modo geral, no atual cenário da pandemia, o estudo a distância é uma boa escolha, e sendo algo totalmente necessário.

Até porque, se você deseja esperar pelo curso presencial, pode ser que esse processo ainda leve um certo tempo, devido a pandemia.

Atualmente, o curso EAD, é essencial para quem precisa, por exemplo, conciliar trabalho e estudo, que é um dos casos mais comuns aqui no país.

No entanto, é claro, nem tudo ainda são 100% flores, uma vez que o mundo ainda vem se adaptando a toda essa mudança que aconteceu de uma forma tão radical.

Ou seja, tanto você, como também as plataformas de ensino e os professores, ainda enfrentam diversos desafios nesse ensino, como:

  • Grande desigualdade socioeconômica, onde muitas pessoas não conseguem ter acesso a esse ensino, devido à falta muitas vezes de equipamento ou internet
  • Dificuldades pedagógicas sofridas devido à falta de adaptação ainda aos mecanismos tecnológicos
  • Desconfiança de alguns ambientes do mercado, onde algumas empresas, ainda consideram o ensino a distância algo preguiçoso
  • E dentre outras coisas.

Nesse sentido, você consegue ver que ainda sim, a dificuldade da educação a distância ainda é algo existente.

Por fim, a resposta para isso tudo é que mesmo com as dificuldades, o ensino a distância vale sim a pena, sendo algo essencial e tendencia para os próximos anos.

A medida com que o tempo passa, o EAD vai se tornando mais comum, e mais presente.

Portanto, desde que a qualidade do ensino a distância seja garantida, o ensino a distância pode se tornar uma ferramenta importante para atingir esse objetivo.

Considerações finais

Depois de tudo que foi dito, você ainda tem alguma dúvida a respeito de como funciona o sistema de educação a distância?

Comentários estão fechados.