Comprar um imóvel em Santa Catarina é uma decisão importante, por isso, nada melhor do que fazer uma escolha certeira e encontrar uma casa ou apartamento que venha a suprir as suas necessidades.

Muitas vezes a compra de um imóvel gera estresse e há várias razões para que isso aconteça, como a falta de planejamento financeiro, não encontrar a casa dos sonhos, entre tantas outras.

O que deve ser feito antes de comprar um apartamento ou casa? É sobre isso que vamos falar para te ajudar neste processo.

Dicas para escolher um imóvel

O Estado de Santa Catarina tem ótimas cidades para morar e é um dos melhores estados brasileiros em vários aspectos.

Qualidade de vida, segurança, infraestrutura, menor taxa de desemprego do país, polo tecnológico, educação de qualidade e muitos outros pontos positivos.

São várias as razões que fazem com que brasileiros de diversas regiões do país escolham este estado para viver.

Talvez você seja uma delas que está se programando para se mudar para Santa Catarina e ainda tem dúvidas de como escolher um bom imóvel.

Uma das coisas mais importantes a que devemos prestar atenção ao escolher é a situação do imóvel. É muito importante que o vendedor tenha a escritura da casa ou do apartamento.

A titularidade é um item importantíssimo nessa negociação e só assim você se livrar de aborrecimentos futuros.

Certifique-se de que está comprando a propriedade diretamente do dono ou seus representantes legais. 

Já ouviu histórias de pessoas que investiram tudo o que tinham em um imóvel que estava ilegal e então perderam tudo? Evite que isso aconteça prestando atenção 

Depois disto, é hora de escolher uma propriedade que combine com o seu estilo de vida. O interior do Estado tem muitas cidades belas, calmas e com capacidade de crescimento.

A capital, Florianópolis, e cidades vizinhas são desenvolvidas e com muitas opções de emprego. A vida noturna também é um destaque da Região Metropolitana.

As praias são paradisíacas, por isso o estado consegue arrecadar muito dinheiro com o turismo.

Escolha o tipo de cidade que mais combina com você e sua família e comece a procurar imóveis disponíveis para venda.

Itens essenciais para se mudar para Santa Catarina

Mas antes de fechar a compra, se preocupe com itens essenciais como abastecimento de água, distribuição de energia, telefonia e outros serviços.

Que tal se certificar se tem Oi fibra Itajaí na região da cidade de seu interesse? Hoje em dia quem trabalha em home office precisa de uma internet de ótima qualidade a conexão via fibra óptica é a melhor do mercado.

Também vale a pena se preocupar com transporte. Caso se deslocar todos os dias seja uma necessidade, você precisa conhecer o trânsito local, saber se a região é abastecida por ônibus e outros meios de transporte.

Outro item essencial que deve influenciar na hora de escolher um imóvel em Santa Catarina são as opções de lazer. 

Descansar faz parte do processo de melhorar a qualidade de vida e ter opções de lazer próximo de casa pode ser importante para sua família.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.