A odontologia tem acompanhado todo o desenvolvimento tecnológico e tem trazido avanços e muita eficiência aos tratamentos, trazendo benefício para os pacientes e aos próprios profissionais, como ocorre na estética odontológica. Por isso, neste artigo serão colocadas algumas curiosidades que você precisa saber para aproveitar as melhores opções de tratamentos disponíveis no ramo.

Especialmente na estética, a odontologia tem avançado em seus procedimentos para garantir um sorriso mais atrativo, condicionando o paciente a adquirir maior confiança e melhora na autoestima.

A odontologia estética é só para a aparência?

A odontologia estética é uma área que melhora a aparência dos dentes e do sorriso como um todo.

Nos últimos anos, os procedimentos mais procurados nas clínicas odontológicas são os clareamentos dentais e a lente de contato dental, devido aos benefícios relacionados à coloração e até ao alinhamento dos dentes.

No entanto, há outros tratamentos e efeitos que podem ser alcançados com a estética odontológica, contribuindo com a funcionalidade dos dentes.

O dentista especializado nessa área também pode restaurar a arcada dentária, seja ela de forma unitária, parcial ou integral, além de corrigir a mordida e melhorar a saúde bucal como um todo. Tudo isso trazendo uma melhor harmonia do sorriso no rosto.

Por exemplo, o implante dental é um procedimento que proporciona não só a melhora na funcionalidade da arcada dentária, como também pode corrigir/restaurar o sorriso, implantando o dente que está em falta.

Efeitos dos procedimentos ortodônticos na saúde bucal

Com os processos ortodônticos estéticos, a saúde e a beleza andam em sincronia.

Isso porque em toda a mudança da aparência do sorriso há cuidados com a saúde bucal, tanto para uma vida mais saudável do paciente quanto para prolongar os efeitos dos procedimentos.

Por isso, antes de fazer algum procedimento estético, o paciente tem de ter ciência que seus dentes devem estar em bom estado e, claro, sua idade precisa ser igual ou superior a 20 anos para que alguns dos tratamentos possam ser feitos.

Para quem precisa endireitar seus dentes, alinhá-los ou melhorar sua mordida, mas tem o receio de iniciar um tratamento devido ao impacto estético que ele proporciona,hoje é possível optar pelo aparelho ortodontico transparente.

Com ele, é possível manter a funcionalidade da arcada dentária de maneira adequada, sem que o paciente se sinta preocupado com sua aparência.

Opções para fazer o clareamento dental

Existem duas formas de fazer o clareamento dental, sendo uma a laser e outra de forma “caseira”.

O primeiro é feito no consultório do dentista, com o gel clareador e um laser, dura cerca de 60 minutos e tem maior eficiência, chegando até em um resultado de clareamento sete vezes maior.

Já o caseiro, se trata do clareamento dental com moldeira, que pode ser feito em casa, mas sob a supervisão do dentista.

Com um molde feito da arcada dentária do paciente, uma Impressora 3D faz a moldeira, que deve ser utilizada por, no mínimo, quatro horas por dia, por até 25 dias.

Contudo, as orientações podem ser adequadas à necessidade do paciente, havendo a monitoria do profissional.

Facetas dentárias têm efeito irreversível

As facetas dentárias são utilizadas para mudar o tamanho, cor e formato dos dentes. Elas podem ser feitas de resina ou porcelana e seguem o molde da arcada dentária do paciente.

Uma das principais vantagens das facetas dentárias é a sua aparência natural.

Contudo, como o dente pode passar por um processo de desgaste e alteração de seu formato, esse procedimento estético pode ser irreversível. A duração da faceta pode alcançar até 10 anos, devendo ser feita a manutenção sempre que necessário.

Aparelho dental pode causar doenças bucais?

De fato, o aparelho dental pode atrapalhar na hora de higienizar os dentes, porém não são eles os causadores de doenças bucais.

O problema é que os aparelhos fixos podem atrapalhar na hora de fazer a limpeza e são mais suscetíveis a acumular resíduos de alimentos, que podem ocasionar em cáries e doenças mais graves, chegando a trazer complicações para o restante do organismo.

Portanto, principalmente para quem faz uso do aparelho ortodôntico, é necessário seguir hábitos rígidos de limpeza dos dentes diariamente, como:

  • Escovar os dentes ao final de toda refeição;
  • Bochechar o enxaguante bucal;
  • Passar o fio dental diariamente;
  • Ir ao dentista regularmente.

É extremamente necessário que o paciente que pretenda utilizar o procedimento estético, tenha noção de que a saúde bucal e a funcionalidade da arcada dentária são prioridades.

Sofrer com doenças provindas de bactérias, que são ocasionadas pela falta de higiene bucal, pode impactar na saúde geral, podendo originar até cânceres.

Por isso, é preciso aliar os cuidados com a saúde geral com a manutenção dos tratamentos, promovendo mais qualidade de vida e autoestima, sem que a qualidade da saúde bucal seja perdida.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.