Veja dicas de como cuidar da saúde mental durante a pandemia

Saber formas de como cuidar da saúde mental durante a pandemia é essencial. Afinal, o sentimento de dúvida que acompanha a Covid-19 atua sobre a mente. Some-se a isso a insegurança, o distanciamento social e, claro, o alto número de mortes.

Assim, sentimentos de insegurança, depressão ou de ansiedade podem se tornar comuns. O cansaço mental, além disso, tende a atrapalhar no dia a dia, seja no rendimento profissional ou até mesmo no relacionamento com outras pessoas.

Sabendo disso, hoje trazemos para você uma lista de alguns bons hábitos para adquirir em prol da saúde mental. Continue lendo, então, para conhecê-los e mudar a sua vida e sua relação com sua mente.

Saúde mental na pandemia: Crie novos hábitos

A primeira coisa a ter em mente sobre a saúde mental na pandemia é que é natural se sentir diferente. É muito comum que a situação geral lhe afete, mesmo que você não enfrente o vírus de perto.

Além disso, é comum que a espera pela vacina e o desconhecimento do futuro geram pressões e emoções negativas. Entretanto, saiba que é possível controlar isso. Existem formas de encontrar a calma ou de lidar com esses pensamentos ruins.

Abaixo, veja quais são as principais formas de fazê-lo e construa uma vida mais saudável.

  • Faça terapia

A primeira dica é algo essencial. Ao se sentir diferente, ou mesmo se quiser melhorar o autoconhecimento, não deixe de procurar o auxílio de um profissional da psicologia. Eles são os mais indicados para prestar auxílio.

Ainda, é importante lembrar que a terapia é algo que tende a melhorar sua vida de um modo geral. Inseguranças e problemas com autoestima, por exemplo, são superados nesse tipo de tratamento.

Por isso, se você tem qualquer tipo de preconceito com a terapia, saiba que ela em verdade é o melhor método de como cuidar da saúde mental. Assim, não deixe de buscar um profissional da área.

  • Meditação

Outro hábito que pode auxiliar muito na melhora da saúde mental é a prática da meditação. Saber acalmar a mente, separar os sentimentos, esvaziar o cérebro e perceber a respiração são coisas que trazem muitos reflexos positivos para a vida.

Para isso, existem vários tipos de meditações guiadas presentes no YouTube e também em algumas plataformas de streaming como a Netflix. Esse é um ótimo hábito. E mesmo que você já tenha tentado, insista.

É comum que algumas pessoas tenham dificuldade no início. Contudo, como tudo na vida, somente a prática pode melhorar.

  • Como cuidar da saúde mental com exercícios e alimentação

O nosso corpo depende de uma alimentação adequada que tenha diversos nutrientes. Estes possuem reflexo químico sobre o cérebro e, por sua vez, podem afetar seu humor e a forma como você se relaciona com o mundo.

Portanto, é essencial que você se alimente corretamente, evite longos períodos de jejum. Ainda, que comas diversos tipos de alimentos que tragam todos os nutrientes necessários.

Ainda, exercícios físicos também estão na lista de como cuidar da saúde mental. Eles promovem a liberação de endorfina e de serotonina. Dessa maneira, melhoram o humor e o organismo de modo geral. São ótimos para quem sofre de ansiedade ou depressão.

  • Busque atividades que aumentem o seu bem-estar

Outro fator importante na busca de como cuidar da saúde mental é buscar atividades que aumentem o seu bem-estar. Aliás, são inúmeras as opções. Pense, portanto, naquilo que lhe faz bem e lhe dá prazer.

Para algumas pessoas a resposta pode ser um bom filme ou série. Para outras, um tempo para ler um livro ou, ainda, um encontro com os amigos. Em relação a esse último, não deixe de usar a tecnologia em seu favor.

Dessa maneira, lembre-se de tirar um tempo para si mesmo. O excesso de obrigações junto ao atual momento pode gerar muita pressão. Por isso, seja gentil consigo mesmo e lembre-se de fazer coisas que lhe agradem. O equilíbrio é tudo.

  • Tenha cuidado com o excesso de informações

Por fim, nossa última dica para lhe ajudar na busca de como cuidar da saúde mental diz respeito às informações. É claro que você deve ter conhecimento do que ocorre ao seu redor. Contudo, observe como você absorve e encara todos esses dados.

Busque, por exemplo, limitar os momentos do dia em que você busca atualizações. Além disso, não dê audiência para canais que espalham notícias falsas. Assim, busque se informar com qualidade.

Outro ponto é que as redes sociais também são uma forma de se informar. Como cuidar da saúde mental exige, portanto, cuidado em relação a elas. Tente reconhecer páginas tóxicas e, lembre-se, você pode se afastar de quem se mostra assim.

Com essas dicas você vai melhorar a sua relação com a sua mente. Encontrar a tranquilidade e ao menos saber respirar são essenciais, especialmente em momentos como o atual.

Comentários estão fechados.