Quando pensamos em agregar benefícios aos nossos funcionários, devemos pensar em como agregar valor para todos eles. Um dos benefícios mais contratados pelas empresas são os da área de saúde, que normalmente são os planos de saúde ou o seguro saúde. Muita gente ainda não sabe exatamente quais são as diferenças entre eles. Se você ainda tem dúvidas, acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre isso!

O seguro saúde e o plano de saúde requerem atenção especial no ato de sua contratação. É importante garantir que a cobertura selecionada possa realmente atender às suas necessidades antes de assinar a apólice. Conhecer o contrato e seus termos deve ser o mínimo que você deve fazer antes de contratar os serviços.

Por isso, antes de contratar algum serviço médico leia nossas dicas e saiba mais sobre o assunto. Todas as dúvidas que surgirem durante o processo de contratação devem ser retiradas com os vendedores das operadoras. Somente assim você saberá a fundo quais vantagens e desvantagens do serviço adquirido.

Qual diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

As principais diferenças entre o plano de saúde e o seguro saúde é o tipo de serviço prestado, como por exemplo: no plano de saúde você paga uma quantia mensal e pode usar serviços médicos como, exames, consultas, procedimentos, internações e cirurgias.

Já no seguro saúde estes serviços médicos são pagos pelos usuários e posteriormente serão ressarcidos pelos seus patrões. Ou seja, você paga pelo serviço como: exames, consultas e procedimentos, leva o recibo ou nota fiscal, e a empresa que você trabalha te reembolsa no próximo pagamento.

No entanto existem outras diferenças entre plano de saúde e seguro saúde que falaremos a seguir:

Plano de Saúde

Esse serviço pode ser fornecido de várias maneiras. Aqui estão alguns:

  • Pessoal: é a opção mais cara por ser personalizada para uma única pessoa.
  • Membros da família: estendido aos familiares imediatos do contratante, incluindo pai, mãe, cônjuge e filhos;
  • Coletivo: empregado por um grupo de pessoas, geralmente em associações de classe, sindicatos.
  • Empresarial: visando empresas públicas e privadas que desejam oferecer este benefício aos seus funcionários. É descontado diretamente no salário do funcionário.

Seguro Saúde

Esta opção é uma forma de proporcionar ao colaborador maior flexibilidade de procurar serviços médicos de sua preferência, não ficando limitado aos serviços médicos prestados pelos conveniados do plano de saúde. Suas principais características são:

  • Compensar os usuários por despesas médicas relacionadas a consultas, exames laboratoriais, tratamentos diversos, cirurgias, etc.
  • O segurado pode escolher livremente a especialidade ou instituição médica que deseja.
  • O reembolso seguirá o plano estipulado em contrato.
  • Basicamente é igual aos seguros tradicionais. O cliente paga uma taxa mensal, que varia de acordo com o risco potencial de custos futuros de tratamento.

Desta forma, o seguro saúde ou plano de saúde são ótimos serviços médicos, e devem ser implantados aos funcionários visando sempre a melhor opção para eles. Avalie e escolha o que se encaixe melhor no perfil da empresa.

De acordo com a Central Corretor Online, uma corretora especializada em planos de saúde da Baixada Santista, a escolha entre seguro saúde e plano de saúde depende muito do perfil do usuário. Sempre levantamos o histórico do cliente pra entender a melhor alternativa.

No nosso artigo de hoje mostramos qual diferença entre plano de saúde e seguro saúde. caso tenha ficado com alguma dúvida, comente abaixo que responderemos o mais rápido possível.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.