O que é um visto de estudante? Para que serve esse documento para quem é um estudante? Um visto de estudante pode ser retirado por que tipo de pessoa? Existe idade máxima para retirar um visto de estudante ou não? Qual o seu custo? Onde é necessário ir para conseguir retirar um visto de estudante com boa duração? O visto de estudante EUA é difícil de conseguir?

Viajar para estudar sempre foi o sonho de muitos brasileiros. Porém, com a dificuldade de conseguir entrar em alguns países, muitos acabam desistindo. Mas, saber pedir um visto da forma correta pode lhe ajudar a conseguir um visto de estudante, seja para um país mais fácil ou até mesmo para algum mais difícil de conseguir visto.

Além disso, é importante sempre lembrar de que existem subcategorias dentro das três principais de visto: estudante, turista e trabalhador. Dentro dessas três principais categorias, portanto, existem ainda subcategorias que definem o tipo de viagem que você está realmente realizando.

Por exemplo, você pode conseguir um visto de estudante que realiza intercâmbio. Existe também o visto de estudante para quem consegue estudar em uma universidade norte-americana ou britânica, por exemplo, que possui uma duração bem maior, geralmente com o mínimo de 4 anos se você ser aprovado nas matérias.

Pensando em todas essas informações que trouxemos até aqui, preparamos um conteúdo especial para lhe ajudar a entender de forma mais completa o que é um visto de estudante, para que você possa então solicitar o seu. Vamos lá, leia conosco e entenda melhor sobre o assunto!

O que é um visto de estudante?

Afinal, o que é um visto de estudante? De forma geral, um visto é um documento que possui validade e atesta que um imigrante está de forma legal dentro do país anfitrião. Dessa forma, esse documento funciona como uma espécie de identidade que você deve ter sempre no bolso, caso a polícia solicite para averiguação.

Porém, todo visto precisa de um motivo para ser emitido. Você não pode simplesmente chegar à entrevista do visto e dizer que quer um visto “porque quer” e pronto. É necessário um motivo claro do por que você está realizando sua viagem, e como mencionamos, são 3 os principais motivos: turismo, estudos e trabalho.

Dessa forma, respondendo a sua dúvida sobre o que é um visto de estudante, trata-se de um documento que atesta que você está em solo do país estrangeiro para estudar, seja para realizar um simples intercâmbio ou então porque passou no processo seletivo de alguma instituição ensino superior.

Como tirar um visto de imigrante?

Já sabemos o que é um visto de estudante, mas e como consegui-lo? Na embaixada do país anfitrião em seu próprio país. Siga o passo a passo abaixo do exemplo de como tirar um visto de estudante para os EUA:

  • Entre no site oficial da embaixada norte-americana no Brasil;
  • Em seguida, marque uma entrevista para retirada de seu visto;
  • Leve toda a sua documentação junto, conforme pede o próprio site (incluindo comprovação de que passou em algum processo seletivo de instituição de ensino superior, contrato de intercâmbio, etc.);
  • Compareça a entrevista do visto em dia e horário marcados;
  • Aguarde pelo resultado;
  • Caso seja aprovado, o seu visto será fornecido na embaixada onde fez a entrevista em até 90 dias.

Viu como é simples? O mais difícil realmente é conseguir passar na entrevista. Para isso, recomendamos que busque ajuda de pessoas brasileiras que já conseguiram e usaram de técnicas especiais para convencer o entrevistador. Em suma, o visto de estudante é um dos mais fáceis de serem conseguidos, já que realmente existe um motivo físico e concretizado para você conseguir o documento em questão e ir viajar.

Quem pode tirar o visto de estudante?

Já sabemos o que é um visto de estudante, mas e quem pode tirar um desse? Como mencionado, qualquer pessoa que possua motivo para viajar ao país. Independentemente da faixa etária, é possível conseguir um visto de estudante, até menores de idade, como é o caso dos adolescentes que conseguem visto para estudarem no High School norte-americano.

Dessa forma, basta haver um motivo como a passagem em um processo seletivo de instituição de ensino, ou então pagar para uma agência de intercâmbio realizar todos os trâmites necessários para você conseguir viajar para um país como Irlanda, Canadá, Austrália ou outro para aprender inglês, francês ou outra língua nativa. As opções são realmente variadas.

Porém, recomendamos que no caso do intercâmbio, você pesquise bastante antes de fechar negócio. Dizemos isso porque podem haver grandes diferenças de valores entre uma instituição e outras, mas principalmente, de qualidade. Sempre escolha uma empresa de qualidade, afinal, estamos falando da empresa que vai lhe auxiliar em um país que é totalmente desconhecido. Esperamos ter ajudado com suas dúvidas. Até a próxima!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.