O francês é a língua oficial de 32 países, além de ser a língua oficial da ONU e outras organizações internacionais. 

Assim, estudar francês pode ser um excelente investimento para conseguir se destacar no competitivo mercado de trabalho atual. 

Afinal, há multinacionais com origem na França e que possuem sede no Brasil, tais como Renault, Citröen, Peugeot, por exemplo. 

Mas, se você decidiu aprender francês, como fazer com que esse processo seja rápido? Existem passos para aprender francês rapidamente? É sobre isso que falaremos, confira! 

Passos para aprender francês rapidamente 

Vamos falar de alguns passos para que seu aprendizado da língua francesa seja mais produtivo e, dessa forma, você consiga aprender francês de maneira mais rápida. 

1. Tenha um objetivo claro em mente 

Por que você quer aprender francês de maneira mais rápida? Tendo o seu objetivo claro em mente você terá maior facilidade de conseguir buscar as melhores fontes para seu estudo. 

Por exemplo, caso você esteja interessado em uma vaga de emprego em uma empresa multinacional, uma boa opção é procurar um curso de francês de negócios. 

Dessa forma, você aprenderá situações corriqueiras em uma empresa, por exemplo, como liderar uma reunião, como escrever e-mails, como escrever seu currículo para poder participar do processo seletivo, dentre outras situações. 

Por outro lado, se você pretende viajar para a França, é interessante aprender expressões idiomáticas para conseguir se deslocar adequadamente usando trem, metrô ou mesmo no hotel. 

Portanto, ter um objetivo claro em mente pode te ajudar a encontrar a melhor forma de se estudar o idioma. 

2. Decida pelo tipo ideal curso para você 

Há alunos que se dão muito bem com cursos online, já que possuem organização e conseguem dedicar um tempo para o estudo individual de idiomas. 

Já outros preferem cursos presenciais. Portanto, saber quais são suas características de aprendizado pode ajudar você a escolher o melhor tipo de curso. 

Em períodos de pandemia, cursos online podem ser uma excelente alternativa. Afinal, é importante lembrar que para um curso de francês em São Paulo, por exemplo, há necessidade do deslocamento até a escola e estacionamento.

Mas, algumas pessoas ainda preferem cursos presenciais e se esse for o seu caso, é importante que, caso opte por um curso online, que haja possibilidade de tirar dúvidas com professores e que o curso seja individualizado. 

3. Treine expressões e pronúncia 

Uma boa forma de aprender o uso de expressões é treiná-las com frequência. 

Além disso, a pronúncia também deve ser repetida. Você pode gravar sua pronúncia e escutar. Outra opção é treinar na frente do espelho. 

4. Mantenha o contato com a língua 

Ver vídeos do Youtube, com noticiários ou então escolher um filme ou documentário da Netflix e deixar o idioma em francês podem ser boas maneiras de manter o contato com o idioma de maneira frequente. 

A princípio, deixe as legendas em português, mas com a evolução no conhecimento da língua, troque as legendas para francês também. Dessa forma, você força seu cérebro a conviver com a língua e certamente aprenderá mais rapidamente. 

5. Faça testes e exercícios 

Pode até parecer chato, mas testes são ótimas formas de você perceber onde estão seus pontos fracos no aprendizado da língua e focar nisso. 

Portanto, se você não for muito bem na sua primeira tentativa e apresentou dificuldades em conjugação verbal, por exemplo, está na hora de dedicar mais tempo a isso. 

Assim, não se preocupe imediatamente com o seu desempenho, mas busque onde foram suas maiores dificuldades e invista tempo se dedicando a isso. 

Conclusão 

Aprender francês pode te dar um grande diferencial para um novo emprego ou então acesso a um mundo de cultura! Independentemente do seu objetivo, quando você se dedica e certamente, seguindo esses passos, seu aprendizado será mais rápido. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.