Você não fica surpreso com a forma como algumas pessoas conseguem fazer tudo o que querem dentro do tempo planejado? Você quer descobrir o segredo deles? Então você precisa saber como aumentar a produtividade planejando a sua semana.

A maioria de nós compreende o valor do planejamento e da preparação. Uma partida esportiva sem um plano de jogo significa atrapalhar-se no campo. Um grande evento sem todos os detalhes no local leva ao caos.

Apesar desse conhecimento, muitas vezes deixamos de priorizar o planejamento onde é mais importante: nossas vidas diárias. Começar de manhã sem um plano claro nos leva ao fracasso.

Os hábitos que adotamos, as tarefas que concluímos e as coisas que priorizamos – que se transformam com o tempo em sucesso ou fracasso. Alguns dias sem objetivo por mês podem nos ajudar a redefinir e encontrar o equilíbrio. Mas quando nossos dias sem intenção excedem nossos dias com propósito, acabamos perdendo nossos objetivos e nos perguntando para onde foi todo o tempo que tínhamos.

Para sermos bem sucedidos em todos os campos da nossa vida, o planejamento é necessário. Por isso, nesse artigo você vai aprender como aumentar a produtividade planejando a sua semana.

Você vai ver algumas coisas que você pode fazer para aprender como aumentar a produtividade planejando a sua semana, e os passos necessários para fazer isso, bem como dicas úteis que vão te ajudar a planejar a sua semana. Mas antes vamos ver os benefícios de como aumentar a produtividade planejando a sua semana.

Benefícios de planejar a sua semana

Isso te relaxa

O planejamento do seu tempo pode diminuir significativamente o seu nível de estresse. Você se sentirá mais relaxado e motivado para concluir projetos dentro do tempo alocado com um bom sistema de planejamento. Utilizar uma lista de tarefas todos os dias o mantém informado sobre os prazos futuros, com tempo suficiente para cumpri-los.

Desta forma, as tarefas não vão se acumular e, com o tempo supérfluo, você pode completar tarefas com eficiência e assumir outras novas.

Aumenta o seu foco

Agora você pode se concentrar na conclusão de tarefas, e não na organização. Quando você sabe que todas as suas tarefas foram planejadas, não terá mais que se lembrar de tudo ou se preocupar com detalhes triviais. Você pode confiar no seu plano. E, como resultado, sua mente ficará energizada e, com o foco centralizado em sua tarefa atual, você terá a certeza de atingir a produtividade ideal.

Cria uma vida estruturada

Há dias em que você só quer improvisar tudo. É ótimo ser espontâneo de vez em quando, mas não é algo que você deva fazer todos os dias.

Por mais divertido que pareça esse estilo de vida, não demorará muito para começar a afetar sua saúde mental. Surpresas e urgências não são tão divertidas de lidar quando começam a afetar sua vida pessoal e eficiência no trabalho.

Planejar seus dias traz uma ordem. Isso torna sua vida sistemática. Não confunda isso com um estilo de vida chato. Uma vida estruturada significa que você tem certeza do que deseja fazer. Isso não significa que você vai seguir a mesma rotina todos os dias. No entanto, qualquer rotina que você deseja seguir é pré-planejada e bem pensada.

Como aumentar a produtividade planejando a sua semana

Tornar o seu planejamento semanal um hábito é uma coisa. Garantir que seu plano está realmente avançando em direção a seus objetivos maiores é outra. Use sua sessão de planejamento diário para garantir que suas tarefas diárias estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo.

O planejamento do dia começa considerando a semana como um todo. Você provavelmente tem vários objetivos, uma série de tarefas potenciais para realizá-los e apenas algumas horas por dia.

Tudo bem. Enquanto alguns objetivos se beneficiam da ação diária, trabalhar em prol de outros algumas vezes por semana pode criar ímpeto. Talvez você se exercite às segundas, quartas e sextas-feiras.

Em alguns dias, você pode querer realizar tarefas em lote e se concentrar apenas nas tarefas relacionadas a um objetivo profissional específico. Alternativamente, você pode desempenhar suas tarefas de objetivo pessoal no fim de semana. Reserve um tempo na noite de domingo ou na manhã de segunda-feira para diminuir o ritmo e esboçar levemente sua semana para saber quais metas você se concentrará e em quais dias.

Outra coisa importante para planejar durante a semana que com certeza vai aumentar a sua produtividade, é a sua alimentação. Principalmente se você planeja manter uma alimentação saudável durante a semana isso precisa ser feito, para que a correria e a falta de planejamento não acabe sabotando a sua dieta, trazendo frustrações, e essas frustrações podem acabar desorganizando ainda mais a sua semana. 

Por isso, preparar marmitas saudáveis para semana pode te ajudar com o seu planejamento semanal e te ajudar a cumprir outras tarefas importantes no seu dia.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade planejando a sua semana, coloque essas dicas em prática e seja bem sucedido com seus objetivos.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.