Se você está pensando em fazer uma cotação online de plano de saúde é muito importante que, antes de fazer isso, compreenda que também existe a opção de seguro de saúde e como saber qual contratar!  

Tanto plano de saúde e seguro de saúde são opções de serviços que proporcionam atendimento médico. 

Porém, muitas pessoas costumam confundi-los, justamente por serem tão parecidos. 

Na verdade, a grande diferença é que com o seguro de saúde, o segurado escolhe ser atendido em qualquer hospital e por qualquer médico que preferir e, depois, solicitar o seu reembolso do valor pago na consulta ou outro procedimento. 

Dito isso, também é importante dizer que muitas empresas oferecem o seguro como uma forma de benefício aos seus colaboradores. 

No entanto, no momento de contratar este tipo de serviço ou até mesmo utilizá-lo, algumas pessoas ficam com dúvidas e não compreendem, de fato, o que é o seguro de saúde. 

As pessoas querem ter acesso a um plano de saúde porque querem se sentir seguras e protegidas, caso precisem de atendimento médico em alguma urgência. Mas não é somente isso. 

Quando temos acesso a este serviço, podemos passar em consultas com diferentes especialistas da área de saúde e ainda realizar exames, tudo isso com o objetivo de detectar e tratar possíveis problemas de saúde. 

Quer saber mais sobre seguro de saúde e como saber qual contratar? Continue a leitura e confira! 

Afinal, o que é um seguro de saúde? 

Um seguro de saúde proporciona atendimento médico-hospitalar com ou sem a inclusão do serviço de odontologia.

Como citado no início do artigo, com este serviço, o segurado escolhe os prestadores de serviços que deseja ter acesso. 

Neste caso, ele tem o direito de receber o reembolso do valor que foi pago para o procedimento médico (consulta, exame, etc.), de acordo com o limite previsto em contrato. 

Vale dizer que, assim como o plano de saúde, o seguro de saúde também tem a sua rede de profissionais e hospitais. 

Portanto, se o segurado optar por usufruir dessa rede referenciada, não precisa pagar nada no momento da consulta ou exame, por exemplo. 

Os tipos de seguro: 

Um seguro de saúde oferece diferentes tipos de serviços, sendo eles: 

  • Atendimento ambulatorial;
  • Hospitalar;
  • Hospitalar com obstetrícia;
  • Odontológico (opcional). 

Cada um dos serviços acima conta com profissionais para cumprir de maneira eficiente o melhor atendimento. 

Como escolher um seguro de saúde? 

Independentemente se você optar pelo seguro de saúde ou pelo plano de saúde, é importante que saiba o que deve avaliar antes de fazer a contratação do serviço. 

Por esse motivo, aqui está uma lista com algumas alguns pontos importantes que você deve analisar antes de tomar a sua decisão: 

1. Pesquise a reputação da operadora

Pesquisar sobre a reputação da operadora é fundamental para que você possa ter acesso a um bom serviço. 

A primeira coisa a fazer é pesquisar no site da ANS se a operadora está cadastrada e também regulamentada junto ao Ministério da Saúde. 

Além disso, também é importante que você verifique a opinião dos consumidores. Para saber se eles estão ou não satisfeitos com o seguro de saúde, basta acessar as redes sociais da companhia de saúde e verificar os comentários dos clientes. 

Você também deve pesquisar se a companhia de saúde tem reclamações abertas no site Reclame Aqui. 

Ao acessar o site, caso o seguro de saúde tenha reclamações abertas, você poderá observar a quantidade de solicitações, quais são os problemas mais comuns, se a companhia de saúde resolve os casos e quanto tempo demora para responder às reclamações. 

2. Avalie e escolha o tipo de cobertura

Tanto os seguros de saúde quanto os planos de saúde possuem diferentes planos de cobertura. 

Geralmente, eles são classificados da seguinte maneira: 

  • Plano completo ou referência;
  • Plano básico ou ambulatorial;
  • Cobertura hospitalar sem ou com obstetrícia;
  • Cobertura odontológica. 

Portanto, é muito importante verificar em quais das classificações acima as suas necessidades melhor serão atendidas. 

3. Saiba quais são as carências

De acordo com cada serviço oferecido pelo seguro de saúde, existe uma carência diferente para o seu uso. 

Com isso, é necessário que você analise com muito cuidado quais são as suas necessidades e quanto tempo irá demorar para que você possa utilizar o serviço que deseja. 

Dessa forma, poderá escolher o plano com os prazos mais de acordo com o que você precisa.

4- Tenha atenção aos valores de reembolso

Se decidir que prefere o seguro de saúde ao invés do plano de saúde, é importante que compreenda quais são os valores oferecidos para reembolso. 

Vale dizer que o reembolso pode ser feito de forma integral ou parcial, de acordo com o prestador de serviço, ou da cobertura do plano. 

Também tenha muita atenção aos prazos de solicitação, já que eles são diferentes de acordo com cada empresa.

Conclusão 

Tanto seguro de saúde quanto plano de saúde são serviços muito importantes no que diz respeito a ter acesso a um bom atendimento médico. 

Porém, hoje, especificamente, demos foco ao seguro de saúde. Explicamos o que é este serviço, qual a diferença entre plano de saúde e o que você deve analisar antes de fazer a sua contratação. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que, depois deste artigo, esteja mais claro o que realmente é um seguro de saúde e o que analisar para contratar um serviço de qualidade. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.