Gestores de diferentes segmentos têm uma posição mais privilegiada nas empresas, recebem uma boa remuneração, e benefícios extras. Para gerenciar pessoas e equipes de um determinado setor, exercem sua influência para liderar. E para alguns é satisfatório ajudar os colaboradores da empresa a alcançarem seus objetivos e metas, porém nem sempre a vida dos gestores de equipe é fácil. 

Tendo que resolver problemas que podem tirar seu sono, enfrentam muita dor de cabeça, um profissional que lida com diversos desafios na rotina da empresa. Por isso, iremos abordar nesse artigo: Quais são os principais desafios do gerenciamento de equipe para gestores. Veja a seguir!

Os maiores desafios dos gestores e como lidar com esses problemas

  • Problemas de performance do colaborador

O desempenho do trabalho do colaborador é um dos desafios a serem enfrentados no dia a dia da empresa. Para os gestores esse problema se torna uma árdua tarefa, a que lidam constantemente com isso.

Medidas têm que ser tomadas para prevenção, adotando práticas, definido assim novas expectativas de desempenho. Identificar o problema o mais rápido possível muitas das vezes pode privar uma dor de cabeça para o gestor, e mais rápido terá uma proposta para mudança de atitude do colaborador. 

Caso o comportamento se repita, medidas mais sérias devem ser tomadas, implantando um processo disciplinar com mais clareza e progressivo, uma vez que os gestores adiam um problema, as discussões se prolongam tornando um ambiente de trabalho insustentável. Confrontando os problemas de imediato, evitando muitos problemas futuros.

  • Contratação de colaboradores

Quando falamos quais são os principais desafios do gerenciamento de equipe para gestores, a contratação é uma delas. Um desafio para o gestor é acertar na hora da contratação de pessoal, uma escolha errada e pronto mais um problema para a lista. 

O que pode ser feito, então? Use de um bom processo de seleção, esteja presente nas entrevistas, nas dinâmicas em grupo, aliado a um profissional de recursos humanos qualificado para essa tarefa. 

Outra medida que pode ser adotada é a contratação de um  time remoto, ou mão de obra terceirizada, assim não precisa se preocupar com detalhes burocráticos, tendo a possibilidade de substituir o profissional a qualquer hora.

  • Demissão de colaboradores

Um ponto delicado para muitos gestores, uma situação que às vezes não depende do que se faça, sempre será uma situação desconfortável. Casos de advertências severas, violações de condutas, são justificativas para o desligamento do colaborador. 

A empresa deve possuir políticas claras para esses casos. Na hora da demissão certifique-se de ter uma conversa de maneira respeitável e humana, esclarecendo os motivos do desligamento na empresa.

  • Falta de ética no ambiente de trabalho

Esse é com certeza outro desafio para os gestores, ter ética no ambiente de trabalho é fundamental para que a empresa siga com eficiência. Quando um colaborador faz algo antiético, de imediato tem que tomar uma atitude, pois uma linha foi cruzada e esse comportamento não deve acontecer. 

Busque ajuda com os recursos humanos para agir da forma mais correta possível nesses casos. Acobertar os erros cometidos, com certeza será a pior decisão, então encare a situação e tire tudo a limpo, afinal, aprender com os erros é a consequência, aprendendo e lidando com isso.

  • Conflitos internos entre gestores e colaboradores

De uma forma geral, chefes e colaboradores não gostam de admitir que erraram, muitas das vezes o colaborador está certo e o chefe não, gerando conflitos entre as partes, com discussões nada produtivas. Nessa situação tente algo diferente, exponha sua ideia tendo empatia, mostre ao gestor sua relevância para atingir metas e que assim possa ajudar a alcançar os objetivos. 

Seja um gestor comunicativo, ouça seus colaboradores, tenha uma mente aberta. Trabalhem juntos, estabeleçam uma relação de confiança e respeito entre si, desta maneira, ao surgir um problema gestor e colaborador estarão aptos quando surgir eventuais problemas. Assim, tornando um ambiente mais empático, produtivo e seguro.

  • Perda de colaboradores com alto potencial

Numa empresa onde há muitos colaboradores sempre tem o que se destaca entre os demais, e os gestores devem estar atentos a esses talentos. Não espere ele aparecer com outra proposta de emprego para dar seu devido valor, isso pode ser tarde demais. 

Certifique se a remuneração está sendo paga de acordo com suas habilidades e competências, se estão sendo desafiados e aprendendo algo novo, deixe claro o quanto o serviço prestado tem relevância na empresa. 

Perder esses colaboradores com grande potencial pode ser um problema a enfrentar, portanto, tenha em mente que outras empresas podem estar de olho e se estiverem insatisfeitos não pensaram duas vezes em partir.

Hoje com o avanço da tecnologia, os gestores podem administrar time remoto, enfrentando menos desafios e dores de cabeça. 

Listamos os principais desafios que os gestores enfrentam todos os dias em uma empresa, mas vale lembrar, o mais importante é seu bem estar, caso esteja infeliz na profissão opte pela mudança, novos ares e menos dor de cabeça. A vida é curta e não tem necessidade de estar onde odiamos.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.