Antes de mais nada, você sabe qual a importância do tráfego para o marketing digital?

Se você entende a importância do tráfego para o marketing digital, provavelmente já possui uma perspectiva da valorização de um gestor de tráfego.

Atualmente um gestor de tráfego pago é uma das profissões listadas como as mais requisitadas no mercado.

A importância da profissão está ligada às necessidades de uma empresa posicionar seus produtos e marcas na internet através de anúncios pagos.

O Gestor é responsável por criar e gerenciar campanhas de anúncios, monitorar resultados, e criar estratégias para aumentar as vendas e o retorno sobre investimentos realizados.

Neste conteúdo você vai saber e compreender como um gestor de tráfego pago trabalha e porque essa profissão está sendo tão requisitada.

Quer saber o que é um gestor de tráfego pago e o que faz? Então continue comigo para descobrir.

A seguir veja os tópicos que vou abordar, que são, geralmente, as maiores  e principais dúvidas das pessoas. Veja:

O que é um gestor de tráfego pago;

O que faz um gestor de tráfego pago;

Qual é o lucro de um gestor de tráfego pago;

Como trabalhar como gestor de tráfego pago;

Tenho que fazer curso para ser um Gestor de tráfego pago?

Qual a importância de um gestor de tráfego pago para o mercado;

Outras dúvidas frequentes.

Esses são alguns tópicos que vamos abordar neste conteúdo. E aí ficou animado? Curioso? Então vamos lá!

1 – O que é um gestor de tráfego pago

Um gestor de tráfego pago é um profissional qualificado que gerencia anúncios pagos online, ou seja, ele faz o gerenciamento dos investimentos para uma empresa em campanhas que são patrocinadas no Google, Instagram, Facebook, Youtube e outras.

O Gestor de Tráfego pode atuar tanto prestando serviços para algumas empresas, como sendo um colaborador CLT ou até mesmo trabalhar vendendo produtos físicos e digitais e fazer uma renda adicional na internet com anúncios.

2 – O que faz um gestor de tráfego pago?

Um gestor de tráfego pago tem um custo mensal da empresa e com essa verba ele faz o gerenciamento de anúncios.

Um gestor de tráfego pago, também é responsável pela análise dos relatórios das plataformas, podendo dizer se a campanha está dando retorno para a empresa ou não.

Abaixo veja as principais funções de um gestor de tráfego pago.

Trabalhar diretamente com diretores para definir orçamentos, campanhas e análise de resultados;

Faz relatórios semanais para atualização de resultados;

Faz o acompanhamento das taxas de conversão de todos os canais;

Faz a consolidação de relacionamento com clientes qualificados;

Faz a identificação e o planejamento de orçamento por cliente, com a  entrada de novos  leads.

3 – Qual é o lucro de um gestor de tráfego pago

Afinal quanto posso ganhar com essa profissão?

O quanto você poderá ganhar sendo um gestor de tráfego pago, vai depender diretamente dos seus resultados. Quanto melhor você for, mais bem pago será.

Mas tendo uma média mensal, você não deverá cobrar menos de R$ 500,00 se estiver iniciando.

A seguir confira uma base de lucro, para você ter uma noção do lucro da profissão. Veja:

Entre R$ 500,00 a R$ 2.500,00 para um gestor de tráfego iniciante;

Entre R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00 para um gestor de tráfego intermediário;

Entre R$ 5.000,00 a R$ 20.000,00 para um gestor de tráfego profissional;

Mais de R$ 20.000,00 para um gestor de tráfego de referência.

DICA: Para você ser um bom gestor de tráfego pago, terá que investir em cursos e materiais sempre e constantemente, pois terá sempre que aprender algo novo para evoluir. Sua evolução será sempre constante e atualizada.

4 – Como trabalhar como gestor de tráfego pago

Agora que você já sabe o que é um gestor de tráfego, o que faz e quanto pode ganhar, vai querer saber o que fazer para trabalhar como um gestor de tráfego pago. Não é? Então veja a seguir como trabalhar como um gestor de tráfego pago e conseguir clientes.

Primeiro passo: Faça conteúdos sobre anúncios pagos – Quando cria conteúdos você atrai empreendedores, que geralmente, entram em contato solicitando seu serviço.

Segundo passo: Faça networking – Conhecer outros profissionais da área, pode trazer benefícios te ajudando a ficar conhecido no mercado. Você cria uma boa relação de amizade e ainda pode receber indicações posteriores.

Terceiro passo: Faça anúncios – É um pouco óbvio, porém muitos gestores de tráfegos esquecem de fazer anúncios para venderem seus serviços. É simples, você faz um anúncio patrocinado com os seus serviços no Facebook, Google ou Instagram, assim quando alguém pesquisar gestor de tráfego ou gestor de anúncios você vai aparecer lá.

Além dessas estratégias que citei acima, é importante que você tenha pleno domínio das suas atribuições e responsabilidades como gestor de tráfego.

Dito isso, você precisa reunir habilidades que são básicas para a função que executa, como: 

  1. Dominar Copywriting:
  2. Escrever títulos que atraem cliques.
  3. Analisar e identificar público-alvo e buyer persona.
  4. Funis de Vendas

5 – Tenho que fazer curso para ser um Gestor de tráfego pago?

Como já mencionei acima,  para ser um bom gestor de tráfego pago, você deverá sempre evoluir. O aprendizado é constante.

O ideal é você buscar sempre conhecimento. Hoje em dia existem muitos materiais de aprendizado com fácil acesso ( Google, Youtube e até mesmo nas redes sociais.)

A seguir veja 3 dicas para te ajudar a evoluir como gestor de tráfego pago. Veja:

DICA 1 – Assista aulas gratuitas sobre gestão de tráfego pago;

DICA 2 – Outra dica legal, é ler o livro Facebook para Negócios, neste livro você vai adquirir uma boa base para anúncios;

DICA 3 – Busque uma mentoria para se aprofundar mais na profissão;

DICA 4 – Se possível faça um curso de aperfeiçoamento;

DICA 5 – Esteja constantemente em evolução.

6 – Qual a importância de um gestor de tráfego pago para o mercado

O tráfego pago é obtido através da publicidade ou anúncios, se tornando assim, importante para divulgação de uma empresa ou marca.

Para ter sucesso nas campanhas, é de extrema importância criar um planejamento que seja fixo com seu público. Você vai precisar conhecer sua persona e melhorar sua experiência com ela sempre. Para que isso aconteça você vai precisar:

Primeiro passo: Criar um plano de conteúdo;

Segundo passo: Criar um plano de mídia;

Terceiro passo: Saber identificar as campanhas para impulsionar;

Quarto passo: Saber selecionar as campanhas que serão criadas nos anúncios.

7 – Outras dúvidas frequentes

Pergunta 1Em média, quantos clientes posso ter como gestor de tráfego?

Isso vai depender da sua experiência e velocidade para desempenhar sua função. Jamais cometa o erro de pegar mais clientes do que é capaz de atender.

Pergunta 2 – Vou precisar entregar relatórios?

No final de cada mês, é importante que envie um relatório para o seu cliente mostrando o retorno que obteve nos anúncios.

Pergunta 3 – Preciso ter reuniões com meus clientes?

As reuniões consomem bastante tempo, o recomendado é que já fique combinado no início do trabalho com seu cliente, a respeito de quantas reuniões serão feitas no mês.

Pergunta 4Um gestor de tráfego paga os anúncios?

Os anúncios devem sempre ser pagos pelo cartão de crédito do próprio cliente.

Pergunta 5Um gestor de tráfego precisa de contrato com o cliente?

A resposta é SIM! Não confie no que só foi falado, pois pode gerar problemas para frente, um contrato vai evitar qualquer tipo de mal entendido que possa surgir futuramente.

 Finalizando

Hoje você aprendeu tudo sobre gestor de tráfego pago. Você viu como ser um gestor de tráfego pago, o que faz, quanto ganha e o que precisa para ser um bom gestor de tráfego pago. 

Ainda expus algumas possíveis dúvidas frequentes e suas respectivas respostas, porém se você ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.