Como Aliviar o Stress da Pandemia?

O stress associado à pandemia do coronavírus pode ter um grande impacto na nossa vida, e se você não fizer nada, isso pode se transformar em um efeito dominó, ficando cada vez mais estressado.

Na verdade, segundo psicólogos, o stress que sentimos é algo natural, e até mesmo necessário em períodos de adversidade.

O stress prepara nossa mente e corpo à ação, e atrai nossa atenção para o que é importante, sendo essencial saber usar corretamente esse stress.

Mas como manter o stress bem afastado durante a crise que estamos vivendo?

É exatamente isso que você vai descobrir aqui: dicas para aliviar o stress e tentar levar uma vida a mais normal possível!

O stress e a pandemia

Se um pouco de stress pode ser benéfico, muito stress pode até nos deixar doentes, às vezes, mentalmente e fisicamente.

O stress pode afetar todos os aspectos da nossa vida, incluindo nossas emoções, comportamentos, nossa capacidade de reflexão e nossa saúde física.

Além disso, como as pessoas lidam com o stress de forma diferente, os sintomas podem variar.

O primeiro passo para controlar o stress é reconhecer o que o causa. Contudo, isso pode ser mais difícil do que se imagina.

Algumas pessoas são tão acostumadas ao stress que nem sabem quando estão estressadas, só quando ficam doentes.

No entanto, com a pandemia, mesmo a pessoa mais calma apresentou níveis significativos de stress, mas felizmente, existem estratégias que podem ajudar a lidar com esse tipo de situação

Dicas para aliviar o stress da pandemia

A pandemia do Covid-19 pegou todo mundo de surpresa. Isolamento social, novos hábitos de higiene, várias restrições sanitárias…

Apesar das medidas de flexibilização, as pessoas ainda apresentam stress e ansiedade, seja pelo que passaram ou pelas incertezas que ainda estão por vir.

Por isso, separamos aqui dicas que podem ajudar bastante:

Mantenha contato com seus amigos e familiares

Estar isolado pode levar a um aumento do cortisol, o hormônio do stress.

Se você não puder estar fisicamente com um amigo ou um familiar, use as tecnologias a seu favor.

Faça uma chamada de vídeo ou simplesmente dê um telefonema, pois isso te ajudará a permanecer conectado com quem você gosta.

Melhore sua higiene do sono

A privação do sono pode contribuir ao aumento dos níveis de stress, e o stress pode também contribuir para uma má qualidade de sono, piorando o stress.

Tente dormir de sete a nove horas, pois isso é essencial para reduzir os níveis de cortisol.

Mas se mesmo assim dormiu mal, procure tirar dois cochilos por dia, mas sem ultrapassar trinta minutos. O sono ajuda muito na saúde.

Respire ar fresco

Passar um tempo na natureza é reparador, ajuda a diminuir os níveis de stress, melhora seu humor e estimula os sentimentos de bem-estar.

O ar fresco e o espaço aberto podem fornecer propriedades curativas, restaurar a clareza mental e para recarregar as baterias.

Estudos mostram que sair um pouco pode ajudar também a reduzir a frequência cardíaca, tensão muscular e a pressão arterial.

Uma excelente ideia é viajar e aproveitar uma praia em novembro, que além de estar mais vazia, você vai poder relaxar, dar uma caminhada e deixar as preocupações um pouco de lado.

Pratique meditação

A prática de meditação pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, pressão arterial e a frequência cardíaca.

Além disso, ajuda a responder melhor às situações estressantes.

Para meditar, foque sua atenção na respiração, inspirando e expirando pelo nariz. Quando seus pensamentos negativos começarem a vagar novamente, volte para a respiração.

Escute uma boa música

Ouvir suas músicas preferidas também favorece para diminuir o stress.

Uma música pode ser útil para estimular o humor, enquanto que uma música mais lenta ajuda a acalmar seu espírito, a relaxar os músculos e eliminar o stress.

Pratique atividades físicas

Praticar uma atividade física regular é uma excelente maneira de lidar com o stress e fortalecer o sistema imunológico.

Durante os exercícios, há a liberação de endorfinas, que melhoram a sensação de bem-estar e prazer.

Encontre um hobby

Pode ser tocar um instrumento, pintar, cozinhar, praticar jardinagem ou mesmo brincar com seus filhos.

Tudo o que você puder fazer para se afastar de suas preocupações do dia a dia, é útil para aliviar o stress.

A chave está em se concentrar no que você faz para esquecer durante um momento o que se passa à sua volta.

Aumente seu consumo de alimentos anti-stress

Segundo um estudo, alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e kiwi, podem ser úteis para reduzir o stress psicológico e a pressão arterial.

Além disso, alimentos que são fonte de ômega-3, por exemplo, salmão, sardinha e truta, são chamados de anti-stress. Por isso, tente adicioná-los à sua dieta.

Agora que você conhece algumas estratégias para lidar com o stress, escolha uma para começar essa semana, depois acrescente outra na próxima semana.

Comentários estão fechados.