Na hora de viajar, seja a negócios ou lazer, a experiência pode ser gratificante e divertida. Siga algumas dicas de quem frequenta as rodovias e atalhos regularmente. 

Planejamento

Quando se vai fazer uma viagem de carro ou de moto, é sempre uma boa opção pesquisar os preços de aluguel e compra, isso porque deixar para última hora pode te render dor de cabeça e custar muito mais dinheiro para o seu bolso.

Em viagens de moto por exemplo, algumas pessoas optam por aluga-las mas a maioria prefere ter sua moto própria e acabam comprando.

Para simplificar sua vida na busca de uma moto que seja econômica, versátil e resistente, recomendamos a Yamaha XJ6. Você pode encontra-la em concessionaria ou revendedoras autorizadas.

Caso queira comprar sua moto online e de forma segura, digite “xj6 preço” na barra de pesquisa do seu navegador e encontre ótimos preços de motos seminovas.  

Um pouco de planejamento fará com com que você percorra uma jornada prazerosa.

Ao viajar, é importante levar pouca bagagem. 

Embale itens dentro de outros itens (meias enroladas e roupas íntimas dentro dos sapatos, por exemplo). Se possível, traga roupas de malha ou microfibra que você possa enrolar na bolsa, principalmente se você vai fazer turismo no Brasil

Sempre traga roupas que você pode lavar na pia do hotel e pendurar para secar se necessário. Enrole todas as roupas em vez de dobrá-las.

Mantenha as coisas importantes em sua bagagem de mão. 

Definitivamente, você não quer perder seu passaporte, medicamentos prescritos ou qualquer outra necessidade sem a qual não pode se dar ao luxo de viajar. 

Certifique-se de colocar essas coisas de lado, com você ou com segurança dentro de uma bolsa que você pode levar para bordo do avião.

Antes de chegar ao seu destino de viagem, pesquise na internet para encontrar um blogueiro que posta sobre o que está acontecendo nesta cidade. 

Reserve um tempo para enviar um e-mail ao blogueiro e pedir suas recomendações sobre onde você deve ir. Esta é uma ótima maneira de obter informações privilegiadas sobre o seu local de férias.

Além disso, sempre fique atento no momento de fazer o check-in para embarcar, é preciso ter cuidado e chegar com antecedência para não se atrasar para o embarque.

Algumas companhias aéreas facilitam o check-in pelo aplicativo, esse é o caso da Latam, você pode procurar no site da companhia aérea por como fazer check-in latam e encontrará mais informações.

Quando você estiver viajando para o exterior, certifique-se de conhecer e obedecer a todas as leis locais. 

As embaixadas e consulados não podem ajudar muito. Se você cometer um crime em solo estrangeiro, de acordo com a lei estrangeira, seu governo não poderá ignorar essas leis e você deverá se submeter à punição das leis daquele país.

Se você está viajando para um país em desenvolvimento e tem medo de voar para o meio do nada, existem alternativas. 

Você pode pousar em um aeroporto de estilo ocidental e usar o transporte terrestre, como trem ou ônibus, para chegar ao seu destino final. Isso pode ser mais seguro do que voar pelo mato, mas ainda permitirá que você aproveite suas férias exóticas.

Se você planeja viajar e ter animais, você precisará decidir se eles ficarão para trás ou se irão com você. 

Os animais de estimação podem dificultar a viagem se precisarem de um cuidador enquanto você estiver fora ou se os lugares que você planeja viajar não aceitarem animais de estimação. 

Procurar com antecedência por destinos de cuidados baratos ou que aceitem animais de estimação irá ajudá-lo tremendamente.

Se você for viajar para outro país, você precisará obter um passaporte.

 Isso pode levar algum tempo, por isso é melhor se preparar com antecedência. Você deve estar preparado para responder a perguntas, trazer documentos legais para provar quem você é e planejar esperar algumas semanas ou mais para que o passaporte esteja pronto para você viajar.

Sempre verifique quando seu passaporte expira. Muitos países têm regras específicas sobre o seu passaporte. Se expirar dentro de um determinado período de tempo, eles não permitirão que você entre em seu país. 

O tempo de espera pode ser de apenas três meses, mas pode chegar a um ano em alguns casos.

Ao fazer seus preparativos de viagem, considere se hospedar em outros lugares que não sejam hotéis e resorts. 

Escolhas alternativas como uma troca de casa ou uma fazenda podem ser um negócio melhor, e podem oferecer a você uma experiência única. Existem vários sites que podem ajudá-lo a localizar opções de hospedagem “incomuns”.

Para evitar o jet lag e adoecer durante o voo, beba muita água. 

Manter-se hidratado enquanto voa aumentará seus níveis de energia e combate à fadiga. Você sempre pode pedir água a bordo, mas geralmente é mais fácil comprar uma garrafa grande de água depois de passar pela segurança.

Você nunca sabe o que pode acontecer ao viajar para outro país, portanto reserve um tempo para descobrir a localização da embaixada ou do escritório estrangeiro de seu país. 

Se surgirem problemas de passaporte ou qualquer outra situação que possa afetá-lo como visitante estrangeiro no país, sua embaixada pode ser o melhor lugar para resolvê-los.

Tente conseguir um quarto de hotel em um dos andares superiores. Por mais insignificante que pareça, se você mora no andar térreo ou no andar de baixo, os ladrões podem entrar em seu quarto com mais facilidade. 

Além disso, solicite um quarto que tenha uma janela, mas não tenha portas de vidro deslizantes. É muito mais fácil entrar em uma sala com esses tipos de portas.

Agora que você se muniu de algumas percepções e informações, está pronto para se aventurar de maneira descontraída e informada. 

Fique alerta e, ao mesmo tempo, lembre-se de saborear a experiência de conhecer novas pessoas e abraçar novas culturas. Experimente essas dicas e você poderá ficar confiante e aproveitar a viagem.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.