Dicas e Novidades

SEO Off Page: O que é e por que é tão importante

O SEO Off Page se trata de uma das partes mais importantes para conseguir uma estratégia de SEO bem-sucedida. Então, se o que você deseja é classificar seu site no Google e aumentar o reconhecimento da sua marca e o tráfego de pesquisa orgânica, você deve ter uma visão muito além do seu próprio site.

Em suma, o SEO Off Page se trata da ação que você fará fora do seu site, mas que melhora os resultados orgânicos do seu domínio.

Contudo, no conteúdo apresentado a seguir, mergulharemos profundamente no SEO Off Page, com o intuito de ajudá-lo a entender o que é, por que é importante e muito mais. Ou seja, vamos te ajudar com o que você precisa usar para classificar seu site no Google e impulsionar o crescimento do mesmo.

Veja também: O que é Black Hat SEO? – Entenda o conceito e o que o Google acha dessas técnicas!

O que é e como funciona o SEO Off Page?

Não conhecer ainda o SEO Off Page, não é nenhum problema. Aliás, neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse aspecto importante do processo de SEO, ou seja para otimizar seu site para melhor desempenho nas ferramentas de busca.

O SEO Off Page se trata de um conjunto de estratégias de otimização de mecanismos de busca, desenvolvidas fora do contexto de um site para gerar backlinks para um site. Assim, atua colocando-os com destaque nas páginas de resposta dos principais mecanismos de busca, como por exemplo o Google, Bing, etc.

O trabalho de SEO realizado por uma agência de SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas às diferentes dimensões do site, blog ou loja virtual que temos a intenção de otimizar.

No caso do SEO Off Page, temos uma gama de estratégias voltadas para a criação de links de alta qualidade para o site, em uma rotina que chamamos de link building. No entanto, com esta prática, buscamos aumentar a relevância do site aumentando sua popularidade online, criando backlinks .

Conhecer o SEO Off Page, como ele funciona e a sua importância para o conjunto de técnicas que compõem o trabalho de um site de SEO é muito importante para o seu sucesso na área.

Porque o SEO Off Page é tão importante?

O SEO Off Page, atualmente, se trata de uma das etapas mais críticas quando falamos do processo de otimização de um site para os mecanismos de busca. Pois, o Google busca sempre mais sinais importantes externos para confirmar o ranking de seus algoritmos.

No entanto, a importância do SEO Off Page é mais evidente, por exemplo, quando as métricas calculadas de relevância de sites da Moz (como Autoridade de Domínio) dão um peso alto no cálculo da importância em um site.

Porque o SEO Off Page é necessário para você?

Sem o uso do SEO Off Page, muito provavelmente você não poderá classificar seu site para termos de pesquisa competitivas.

Nesse sentido, você deve pensar no SEO Off Page como a autoridade para construir seu site, sem ele seu site não vai superar aqueles que já possuem uma autoridade maior. De forma geral, o conteúdo de sites com autoridade mais alta tem classificação mais alta do que sites com que ainda possui a autoridade mais baixa.

Este exemplo pode ajudá-lo a entender melhor qual a importância do SEO Off Pag. Ou seja, trata-se de aumentar a autoridade do site, que está geralmente associada à construção de uma marca. Mas, vale destacar, que os links não se tratam de nenhuma maneira dos únicos sinais externos que o algoritmo do Google usa para classificar os sites, embora possam ser os mais importantes.

Com base no fato de que os links são de fato um dos principais fatores de classificação no Google, é improvável que uma estratégia Off Page que não inclua a criação de links produza os resultados desejados.

Mas seria errado pensar que você deve se concentrar apenas no link building.  Pois, existem muitas outras estratégias e técnicas de SEO Off Page que você deve usar que não apenas o ajudarão a ter sucesso com o SEO, mas também a construir sua marca.

As melhores estratégias de SEO Off Page

Agora que você provavelmente já entendeu o que é o SEO Off Page, como ele funciona e sua importância, falaremos sobre como implementar essa estratégia. Então, com isso em mente, saiba que é importante notar que quando o assunto é otimização, se trata de um conjunto diferente de ações e a consistência destas que trazem o resultado desejado. Então, confira a seguir algumas das principais estratégias:

  • Redes Sociais: embora não seja um fator direto de classificação, uma forte presença nas mídias sociais manterá seu público informado sobre o que está acontecendo com sua marca. Pois, é inegável, quem não viu, não se lembra. Por exemplo, incentivar o compartilhamento e criar um fluxo de informações no Facebook ou Instagram pode trazer novos visitantes ao seu site. Portanto, o truque é inserir links para seu site nas publicações quando for útil e necessário;
  • Link Building: construir links que se referem ao seu site é uma maneira infalível de chamar a atenção dos bots do Google. Pois, os links são códigos que transmitem informações, aproximadamente igual à propaganda boca a boca. Como já dissemos, o link building é definitivamente uma vantagem competitiva para quem quer se classificar bem em mecanismos de busca como é o caso do Google;
  • Guest Posts e Parcerias: uma maneira super eficaz de criar e mover o SEO Off Page do seu site é fazer networking com outros sites. Por exemplo, você pode listar blogs que tratam de tópicos relacionados ao seu produto ou serviço e fornecer seu conteúdo a eles. Parcerias que complementam sua marca também podem render resultados incríveis.

Por fim, podemos concluir com uma mensagem importante: quando nos deparamos com site muito bem classificados, não é por acaso, existe uma série de complexidades por trás desta posição, e o SEO Off Page, é apenas um dos fatores, e por si só já é um tanto complexo. Então, o conceito de modo geral, tenha uma visão que vá além do seu site, bem além!