Uma cirurgia feita no “Trato Intestinal” nada mais é do que um meio de tratamento de doenças que acometem órgãos do Aparelho Digestivo. Dentre as principais, estão as que envolvem o Estômago, Intestinos (Delgado e Grosso), Vesícula, Baço, Fígado, Reto e Ânus. A princípio, entre os vários distúrbios que acometem a região, podemos citar: úlceras, gastroenterite, hemorragia digestiva, cirrose hepática, colelitíase, câncer, além de várias outras enfermidades.

Passada a cirurgia, o paciente irá se deparar com um período fundamental para o sucesso integral do que foi feito: o pós-operatório. Em síntese, este é o momento em que o paciente, agora em processo de recuperação, necessita de cuidados especiais, principalmente na alimentação do pós-operatório, até a sua reabilitação completa. No entanto, esta é uma etapa delicada após o procedimento cirúrgico. Nela, a equipe médica responsável pela cirurgia observa e assiste a recuperação, prezando pelo alívio do desconforto e a prevenção de futuras complicações. Tudo isso seguindo o plano adequado de alta e orientações.

Por isso, é de suma importância solicitar ao seu médico quais precauções serão necessárias antes e depois da cirurgia. Somente assim você vai saber como se cuidar nessa etapa,especialmente pelo fato de que a maior parte da recuperação se dá em casa. Então, nas linhas abaixo, você irá saber um pouco mais sobre a importância e os cuidados para o seu pós-operatório. Acompanhe!

Atente-se a esses cuidados no período pós-operatório

Durante o tempo de permanência no hospital – ou clínica -, o paciente irá receber todos os cuidados da equipe responsável pelo procedimento cirúrgico. Ao receber a alta, isso será diferente, pois, a partir de então, ficará sob os cuidados dos familiares e amigos. Por este motivo, se faz necessário que, antes mesmo da cirurgia, as pessoas com as quais o paciente convive organizem suas atividades diárias para que possam ajudá-lo durante o pós-operatório, em especial, nos primeiros dias após o procedimento.

Ainda, é preciso buscar tornar o ambiente de recuperação um local tranquilo, para que o paciente possa passar pelo tempo de repouso sem maiores complicações. Além disso, caminhadas leves na maioria das vezes são opções interessantes. Mas, deve-se ter em mente que a atividade deve ser feita em terrenos planos, e com acompanhante. Essas atividades, sem sombra de dúvidas, têm uma enorme parcela de ajuda na recuperação pós procedimento cirúrgico. 

Vale destacar também que o tempo para retorno médico deve ser respeitado: data definida para a remoção de pontos; avaliação dos resultados preliminares; exames e afins. Enfim, é preciso ter cuidado com todo o acompanhamento indicado até que chegue o momento de alta definitiva.

Por qual motivo devo seguir esses cuidados?

Sabe-se que a etapa pós-operatória de cirurgias mais simples – como aquelas que ocorrem  por meio da videolaparoscopia (procedimento menos invasivo) – transcorre de uma maneira mais tranquila. No entanto, em operações mais complexas, é preciso que o paciente e seus acompanhantes tenham um cuidado maior quanto a alguns aspectos importantes. Dentre eles, destacam-se atenção aos remédios, curativos, fisioterapia – se necessário – e  alimentação. Todos esses pontos são essenciais no pós-operatório.

Um paciente que passa por uma cirurgia bariátrica, por exemplo, vai precisar, sem dúvidas, de muito esforço e amparo para adaptar-se à sua nova condição, tanto em aspectos físicos quanto metabólicos. É, no entanto, uma sucessão gradual, que exige, além de acompanhamento médico, o apoio da família na rotina do paciente. Afinal de contas, tal procedimento faz intervenções significativas no Trato Intestinal. E, para o sucesso da operação, o processo também requer o bem-estar psicológico e emocional do paciente.

Em outros casos, como uma cirurgia de Câncer Cólon – ou do Reto -, por exemplo, que tem um pós-operatório longo e complicado, o paciente em muitos casos irá apresentar eventos incomuns, como sangramento, diarreia ou prisão de ventre, dores e até mesmo um grande desconforto após a cirurgia. Logo, toda atenção é necessária. Ou seja, aqui o ponto de destaque é que, seja qual for o tipo de cirurgia no Trato Intestinal, o paciente e seus acompanhantes precisarão de total atenção no período pós-cirúrgico para garantir a efetividade do procedimento.

Dica importante

Por fim, saiba que manter a assepsia no período pós-operatório é talvez uma das medidas mais importantes para uma boa recuperação. Isso porque, o curativo protege a cicatriz e tem o objetivo de evitar que ela infeccione. Por isso, é essencial observar diariamente a evolução da cicatrização, assim como lavar bem as mãos e esterilizá-las com álcool 70% toda vez que for tocar na incisão para fazer o curativo novamente. Atente-se aos sinais de inflamação, vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz, pois eles são um alerta para procurar o seu médico e receber instruções necessárias. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.