Você sabia que o cacau em pó tem um grande impacto na saúde cardiovascular? Ele é um aliado imprescindível, mas nem todos sabem disso.

Portanto, nosso objetivo aqui neste conteúdo é explicar mais a respeito de como funciona o cacau em pó com relação à melhora da saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Acompanhe!

Entendendo as doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares nada mais são do que um tipo de desordem que acometem o sistema circulatório e afeta a saúde cardíaca e também dos vasos sanguíneos.

Existem várias manifestações dessas doenças, como é o caso da hipertensão arterial, da arteriosclerose coronariana, do infarto agudo do miocárdio, da insuficiência cardíaca congestiva, entre outros.

E o que pode levar uma pessoa a apresentar problemas na saúde cardiovascular?

Na verdade, são vários os motivos que podem levar a problemas no coração e nos vasos sanguíneos, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e todos eles têm uma relação direta com os nossos hábitos alimentares.

Com um estilo de vida sem a prática de exercícios físicos, ou seja, com um número cada vez maior de pessoas sedentárias e o consumo elevado de alimentos processados, as doenças cardiovasculares só aumentam.

Como esse tipo de doença tem um importante componente do estilo de vida, em especial da alimentação, é fundamental promover algumas estratégias para prevenir e tratar as DCV de forma eficiente.

E algumas mudanças na alimentação, como consumir cacau em pó, podem ajudar na saúde!

O cacau em pó é um grande aliado da saúde cardiovascular

O cacau em pó, na sua forma natural, ou seja, sem a adição de substâncias como o açúcar, é imprescindível para promover mais saúde ao nosso organismo e por isso mesmo deve ser consumido diariamente.

Esse é um alimento rico em vários nutrientes, como os minerais potássio, ferro e sódio, vitaminas E e C, fibras e outros mais.

É o caso das substâncias flavonoides e fitoquímicos que são antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, garantindo assim uma saúde cardiovascular constante no paciente, além de outros benefícios.

Quem deseja ter uma alimentação mais saudável, portanto, deve ver o cacau em pó sempre como um ótimo parceiro, pois ele é muito rico nos polifenóis, que é uma substância ligada à queima da gordura.

Além disso, a existência do magnésio, do fósforo e do cálcio se fazem fundamentais porque ajudam a formar ossos, tecidos e também nervos.

Como melhora diretamente o fluxo sanguíneo para o cérebro, o cacau em pó tem um papel importante também para que o sistema cognitivo possa funcionar melhor.

A partir do consumo deste alimento, é possível ter uma ação insulínica bem melhor no corpo, além de conter a catequina que vai controlar melhor a pressão arterial.

Por tudo isso, fica claro como quem deseja uma maior saúde cardiovascular deve optar sim pelo consumo do cacau em pó.

Veja algumas estratégias de como consumir cacau em pó para não ficar enjoado rapidamente do alimento, como adicionando-o em vitaminas, sucos e iogurtes, por exemplo.

Conclusão

Como você pode ver aqui, o número de pessoas com a saúde cardiovascular comprometida é cada vez maior, muito disso tem relação direta com a péssima alimentação e o sedentarismo. 

Neste texto, mostramos a você algumas das melhores dicas de como usar o cacau que foi transformado em pó na sua alimentação para promover uma maior saúde cardíaca e dos vasos sanguíneos.

Entender como usar na prática esse alimento vai fazer toda a diferença para você usufruir dos benefícios dele!

O que achou do conteúdo de hoje falando sobre descobrir o cacau em pó como aliado da saúde cardiovascular?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.