Quem procura formas de aprimoramento da carreira na área da saúde deve considerar a pós-graduação em Nutrologia. O curso prepara profissionais para fazer o acompanhamento nutricional de pacientes. 

A Nutrologia é uma especialidade médica que vem sendo muito procurada nos últimos tempos. Ela tem como função possibilitar o diagnóstico, tratamento e prevenção de enfermidades nutroneurometabólicas. Mas será que essa formação realmente combina com o seu perfil?

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a pós graduação em Nutrologia e como ela funciona. Além disso, vai conhecer algumas instituições que oferecem o curso. Confira!

O que é Especialização em Nutrologia?

A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) foi criada em 1973 e a especialização na área passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina poucos anos depois, em 1978.

Os médicos que ingressam na especialização aprendem como fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para as doenças que estão relacionadas à alimentação. Logo, a lista inclui problemas como bulimia, anorexia, obesidade, anemia, câncer, hipertensão e diabetes. 

O curso de especialização em Nutrologia pertence à modalidade de pós-graduação Lato Sensu, portanto, sua duração varia de 12 a 24 meses.

O que esperar da formação?

As disciplinas que compõem a grade curricular do curso focam nos efeitos dos distúrbios nutricionais no corpo humano, bem como as patologias relacionadas aos maus hábitos alimentares. 

O curso aborda diversos assuntos para oferecer uma formação completa aos especialistas, como Teoria geral da nutrologia, Dietoterapia e dietética, Nutrologia esportiva, Nutrologia pediátrica, Avaliação nutrológica, Bioquímica aplicada aos alimentos, Transtornos alimentares, Nutrologia clínica, Alimentos Funcionais e Antioxidantes. 

Além disso, na maioria dos cursos, os alunos da especialização também precisam passar por estágio supervisionado em nutrologia e possuem a matéria de Metodologia de pesquisa científica na grade. 

A formação do médico nutrólogo envolve a leitura de muitos livros e artigos científicos, por isso ele precisa conhecer a estrutura de resenha crítica e aprender a desenvolver esse tipo de texto para estudar. A resenha é uma produção que permite resumir os principais aspectos de uma obra e fazer uma análise crítica sobre o assunto, ou seja, uma avaliação.

Dominar a escrita de resenhas também é uma habilidade importante para que os futuros nutrólogos possam escrever e até mesmo interpretar ensaios clínicos. 

Enfim, a pós-graduação oferece um treinamento que combina as práticas da área com conhecimentos teóricos. 

Onde fazer pós graduação em Nutrologia?

A pós-graduação em Nutrologia é uma especialização médica. Para que o diploma tenha relevância no currículo, é fundamental que a instituição de ensino seja reconhecida pelo MEC.

Portanto, para ter certeza de que o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação, faça uma consulta na plataforma e-MEC

Reunimos abaixo algumas opções de cursos de pós-graduação em Nutrologia. Confira:

Pós graduação em Nutrologia: 1. USP

A Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso de especialização com carga horária de 1.352 horas e duração de 18 meses. A grande vantagem dessa formação é que ela ocorre na modalidade a distância, ou seja, os alunos possuem mais flexibilidade de horário para organizar os estudos. 

O curso foi desenvolvido dentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), na divisão de Nutrologia, que possui mais de 60 anos de experiência. Esse departamento é considerado referência na área em todo o Brasil.

O objetivo da especialização EAD é capacitar profissionais para atuar em equipes multidisciplinares de saúde. 

Pós graduação em Nutrologia: 2. Einstein

O Centro de Educação em Saúde do Einstein desenvolve um curso de pós-graduação em Nutrologia presencial, que combina uma sólida base teórica com estudos de casos clínicos, simulações e estágio.

A formação prepara médicos para solucionar diversos casos de patologias nutrológicas, com foco no melhor atendimento e no desenvolvimento do senso crítico. 

Temas como terapia nutricional, preparo cirúrgico, cirurgia bariátrica, pacientes oncológicos, obesidade, nutrologia esportiva e suplementação são abordados pelo curso. 

Pós graduação em Nutrologia: 3. Instituto BWS

O Instituto BWS é responsável por realizar um curso com nota 4 no MEC e duração de 1 ano. Os médicos que participam desta especialização aprofundam os conhecimentos científicos sobre nutrologia, bem como as práticas clínica e laboratorial na área. Fitoterapia e suplementação individual são os focos do curso.

Pós graduação em Nutrologia: 4. Faculdade Global

A Faculdade Global (FG) promove uma especialização presencial, com duração de 12 meses. Os alunos precisam cumprir uma carga horária de 432 horas para obter o diploma de especialista. 

Oportunidades no mercado de trabalho

A população está cada vez mais preocupada com as condições de saúde e bem estar, por isso o médico especialista em Nutrologia encontra um mercado de trabalho promissor para atuar. 

Além de trabalhar em clínica médica e integrar a equipe multidisciplinar de um hospital, o profissional também pode dar aulas em instituições de ensino e desenvolver pesquisas na área. 

Por fim, é importante ressaltar que somente a pós-graduação em Nutrologia não garante o registro de especialista credenciado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Para que a entidade reconheça o título, é necessário ser aprovado numa prova de título.

 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.