Hoje nós vamos aprender a como manter a nossa saúde mental, física, emocional e espiritual em equilíbrio. De fato, é muito fácil nós perdemos a cabeça com situações do dia a dia.

Vai pro trabalho, volta pra casa, cuida das crianças, cuida da casa…uma rotina que costuma desgastar. Dessa maneira, é importante encontrar um ponto de equilíbrio para que você não piore.

É exatamente por isso que nós decidimos escrever esse post pra vocês. Creio que será muito útil ter algumas dessas ideias em mente. Então, caso você seja novo por aqui, muito obrigado por estar nos visitando.

Caso queira conhecer o nosso trabalho mais de perto, é bem fácil: acesse o nosso site e leia todos os nossos conteúdos. Você vai ter acesso a diversos assuntos muito interessantes!

Desse modo, desejo a você uma ótima e agradável leitura! Não se esqueça de deixar o seu feedback nos comentários abaixo. Sendo assim, vamos ao assunto!

Mantendo a saúde mental, física, emocional e espiritual

Vamos separar por etapas, começando pela saúde mental. Como nós podemos encontrar um equilíbrio nesse quesito?

De fato, com tanta cobrança na nossa cabeça, é muito difícil fazer com que nossa mente se desenvolva de maneira saudável. Porém é possível por meio de algumas coisas encontrar esse equilíbrio.

Você vai perceber que todas essas coisas contribuem para todas as saúdes.

Então, em primeiro lugar, se você quer ter uma boa saúde mental, pratique atividades físicas com frequência. Uma caminhada de 30 minutos ao dia pode fazer com que você se sinta muito melhor!

Além disso, também vai contribuir para a sua saúde física. E falando nisso, investir em uma dieta balanceada pode ajudar demais para que você encontre um equilíbrio em sua mente!

Nós podemos perceber que tanto uma boa alimentação quanto uma boa hidratação podem ajudar a manter a sua mente mais sã, e seu corpo mais forte.

Cuidar da saúde mental implica cuidar da saúde física. Desse modo, o nosso emocional também vai ser afetado. Até porque as nossas emoções partem de nossa mente. Se ela estiver bem, nossas emoções também estarão.

Nesse sentido, você precisa priorizar a qualidade do seu sono. Até porque um bom sono pode influenciar em todo o seu dia. Assim como um mal sono. Entretanto, buscar dormir de 7 a 8 horas por dia pode ser muito benéfico para sua saúde. Ele eleva a sua saúde mental e te traz uma imunidade mais forte e mais disposição.

Valorizar a sua personalidade é a próxima questão. Sendo assim, valorizar sua personalidade implica ser grato pelo que tem e reconhecer o que precisa mudar e o que já conquistou.

Isso te leva a se conhecer, o que vai influenciar na sua vida como um todo.

Lidando com a sua saúde como um todo

Até agora nós não tocamos no assunto da “saúde” espiritual, se é que esse termo realmente existe. Por outro lado, é muito contraditório falar sobre esse tema, porque normalmente não costuma envolver nenhuma das outras saúdes que vimos acima.

Trata-se de algo transcendente, que eleva a sua consciência a algo além do material. Assim sendo, uma boa espiritualidade é importante demais.

Hoje nós temos acesso a diversas religiões, cada uma delas com as suas particularidades.

Entretanto, muitas espécies de religiosidades costumam afetar negativamente a nossa saúde mental, física e também emocional. Isso porque eles possuem uma espiritualidade completamente tóxica.

Nós encontramos isso em alguns segmentos mais famosos, como, por exemplo, as neopentecostais. Sendo assim, é necessário que você se encontre para que possa encontrar uma boa espiritualidade.

Entenda a sua situação e a sua condição para que você possa se elevar ao transcendente. Então, não compre ideias baratas de soluções pras suas saúdes mentais e emocionais.

São simples lobos buscando devorar as nossas carteiras. Uma espiritualidade pautada em recompensas costuma frustrar qualquer pessoa quando não consegue o que quer.

Uma boa espiritualidade vai guiar ao que você precisa. Uma espiritualidade saudável vai te levar a ser quem você deve ser, e não um personagem criado para agradar.

Normalmente, uma “saúde” espiritual saudável costuma influenciar em todas as outras saúdes. Invista primordialmente nessa. Não tenho dúvidas que vai me agradecer depois. Espero te ver mais vezes por aqui! Até!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.