Carreira Profissional: Entenda o que é e saiba como fazer um planejamento para o sucesso!

Seja o Elon Musk ou o dono de uma padaria local, todos tem em mente uma carreira profissional bem sucedida. Porém, o que é uma carreira profissional de fato? Muitos ainda tem dúvida sobre a sua definição.

E com a dúvida, vem a dificuldade de ter foco na carreira e estabelecer um plano de desenvolvimento. A verdade é que todos precisam ter um planejamento profissional, antes mesmo de escolher um curso na faculdade.

Por isso que trouxemos esse artigo – conheça mais sobre o plano de carreira profissional e como pôr esse plano para frente!

Afinal, o que é a carreira profissional?

“A carreira é uma forma de trajetória – é o percurso que você toma antes mesmo de entrar no mercado de trabalho.”

A carreira profissional se trata da soma de todas as suas experiências de trabalho e também acadêmicas: graduação, qualificação e especialização em uma área ou mais de uma atuação.

Dessa forma, ela é o seu trajeto, por onde passou até chegar aqui e como pretende ir para alcançar os seus objetivos. Com isso, a carreira também envolve a sua marca pessoal, ou seja, o seu reconhecimento profissional num assunto ou área.

Porém, não envolve apenas as decisões profissionais – a carreira também impacta na forma como você pensa o mundo e como se relaciona com os outros. Dessa maneira, ela também tem poder no seu crescimento pessoal.

Carreira x Profissão x Graduação: como esses termos se relacionam?

A carreira profissional bem sucedida é diferente de uma profissão de sucesso. Enquanto a carreira é a soma das experiências de trabalho, a profissão é o conjunto de atividades que você executa como profissional no mercado.

Dessa forma, a profissão é uma decisão única e não um conjunto de experiências acumuladas. Ela acaba fazendo parte da sua carreira como uma experiência.

E onde entra a graduação nessa história? Ela se trata de um elemento vital para a construção e consolidação da sua carreira profissional.

Quais são os tipos de carreira?

No seu plano de desenvolvimento da carreira, vai encontrar mais de um tipo de carreira a se ter. Os principais tipos são:

  • Carreira proteana: a carreira proteana ou multifacetada é flexível e dinâmica. Ela é pensada para quem não gosta de ficar num único emprego e sim experimentar;
  • Craft Carrer: a mais flexível de todas, é o tipo de carreira em que você busca se reinventar com uma maior periodicidade;
  • Carreira sem fronteiras: na carreira sem fronteiras, você tem uma experiência mais remota, tendo uma ocupação principal que realiza digitalmente em outro país;
  • Carreira multidirecional: nessa carreira, o profissional busca se envolver mais dentro da empresa ou profissão, compreendendo mais de uma área em sua atuação.

Como fazer um plano de carreira profissional?

Como ter uma carreira profissional bem sucedida? Bem, isso não surge da noite para o dia – é necessário aperfeiçoamento técnico e planejamento para alcançar os objetivos profissionais. E claro, você precisa ter metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Porém, só isso não basta para construir um caminho sólido em seu plano de carreira profissional. Por isso, aqui vão algumas dicas importantes!

Defina qual é o seu perfil pessoal

O plano de desenvolvimento de carreira não funciona sem um perfil pessoal conectado com a profissão. É importante que avalie as suas habilidades e os seus reais interesses para definir o perfil e encontrar um grupo de atividades com maior familiaridade.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

A carreira profissional pode até ser a soma das experiências anteriores, mas ela também é uma construção para o futuro. Por isso, deve definir três grupos de metas:

  • De curto prazo, que ocorrem em menos de 1 ano, gerando retorno imediato;
  • De médio prazo, que ocorrem em cerca de 4 anos e geralmente envolve especializações;
  • De longo prazo, que são consequências do seu desenvolvimento profissional organizado.

Entenda a realidade do mercado profissional

Para montar o seu plano, é importante entender a realidade do mercado profissional. A economia do país, a sazonalidade dos produtos e serviços, as características do mercado em si e muitas outras coisas são variáveis no seu futuro.

Por isso, monte um plano em que finque os dois pés na realidade!

Aprimore as habilidades e competências

As habilidades são a capacidade que você tem de fazer algo, enquanto as competências envolvem mais a sua postura no ambiente de atuação. Ambos devem ser aprimorados pensando no longo prazo, de forma que se torne um profissional requisitado.

Adote referências

Por fim, é essencial para a sua carreira profissional que adote referências de pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Com isso, fica mais fácil de ter foco e adotar uma melhor postura nos estudos e na profissão!

Comentários estão fechados.