Você sofre com manchas de pele, mas não sabe o que fazer para combatê-las? Muita calma nessa hora! Primeiramente, saiba que você não está sozinha. Isso porque tal complicação é muito comum e aparece por diferentes razões. 

De todo modo, quando esse sinal surge, uma coisa é fato: na maioria dos casos, é um modo que o corpo encontrou para dizer que algo não vai bem, especialmente em relação à cútis. Assim, todo cuidado é pouco e, se você deseja ter saúde, além de um visual impecável, é muito importante saber o que está causando essa condição, bem como quais são as maneiras de tratá-la para uniformizar o tom da pele.

A parte boa é que esse não é um caso complicado, sendo possível identificar o surgimento das temidas manchinhas de um jeito simples e assertivo. Para te ajudar, trouxemos um post repleto de informações, que pode te guiar ao longo dessa tarefa. Abaixo, entenda tudo sobre essa condição dermatológica e veja as dicas que preparamos especialmente sobre o assunto.

As causas das manchas de pele

Como mencionamos, existem vários fatores que podem causar uma mancha de pele. Entre eles, destacamos a exposição incorreta ao sol, o atrito, além do uso de certos medicamentos, sendo eles os hormonais. 

Na maioria das vezes, tais condições estimulam as células na derme a fabricarem mais melanina e, como resultado, as incômodas manchas começam a aparecer. Fora isso, há mais alguns pigmentos que conseguem modificar a cor da pele. 

Para exemplificar, destacamos o chamado pigmento férrico, que está presente em nosso sangue. Quando sofremos um hematoma, esse pigmento pode fazer com que, por um período temporário, a nossa pele fique com o visual mais escurecido e amarronzado. 

E não acaba por aí! Nesse contexto, é válido destacar que, em certos momentos, a melanina pode se encontrar em níveis reduzidos no organismo. Isso acontece, em maioria, quando há infecções causadas por fungos — processo que ocorre após uma inflamação. 


Em tais cenários, as manchas mais clarinhas que a pele ou aquelas completamente sem cor podem surgir — exatamente o que ocorre nos casos de hanseníase. 

Por fim, temos as manchas avermelhadas, que estão mais relacionadas ao aumento da chamada vascularização, devido a um processo inflamatório. 

Como tratar as manchas de pele

Como vimos, são várias as causas das manchas de pele. Logo, os tratamentos também são diversos e devem sempre se basear na origem do problema, bem como na pigmentação desse sinal. 

Principais causas e como tratar as manchas na pele
Principais causas e como tratar as manchas na pele

Na maioria das vezes, o ideal é que o indivíduo evite o contato com os causadores das manchinhas — dando um destaque especial ao filtro solar, que é um forte aliado na prevenção de incômodos dermatológicos diversos. Em se tratando das manchinhas esbranquiçadas, algum tratamento facial pode ajudar a estimular a produção de pigmento até se obter uma cútis mais uniforme. 

De todo modo, contar com o acompanhamento de um dermatologista é essencial, pois esse profissional te ajudará a encontrar caminhos para minimizar o processo inflamatório e combater a causa completamente. 


No que diz respeito às manchas ou marcas de acne que não cicatrizam com facilidade, a indicação é realizar um exame minucioso para eliminar as chances de um câncer de pele. Aqui, as pintas escurecidas, pretas ou com as bordas irregulares devem ser avaliadas tanto a partir de procedimentos clínicos, quanto laboratoriais. 

E aí, com essa leitura completa você já sabe o que fazer para identificar e tratar as manchas de pele? Esperamos que sim! Se gostou deste artigo especial, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e ajudar outras pessoas a também se atualizarem a respeito do tema. Nos vemos na próxima!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.