traje social masculino é um dos vestuários mais clássicos, tradicionais e elegantes que existem.

Qualquer homem com um bom traje social passa responsabilidade, seriedade e está pronto para um ambiente de gala que exige requinte e elegância.

Não à toa, são trajes muito apreciados e sempre solicitados em eventos mais sofisticados. 

Saber estudar bem as composições dessas produções, até mesmo com outras peças, como sapatos e acessórios, é fundamental para acertar na hora de se vestir. Por isso, confira nossas dicas!

O que é o traje social masculino e quais peças o compõem?

O traje social masculino é um conjunto de peças que trazem um grau maior de sofisticação e elegância.

Por padrão, essas peças de roupa são feitas para atender eventos, ambientes e situações específicas que exigem maior seriedade. 

Cada peça do traje social é carregada com sua característica sóbria e, geralmente, há pelo menos dois ambientes onde o mesmo é solicitado: em ambientes solenes e elegantes, como festas de casamento, final de ano, bailes ou, também, em situações mais sérias, como no ambiente de trabalho, ambiente jurídico, entrevistas de emprego e em repartições públicas.

Entre suas principais peças, temos: 

  • Ternos; 
  • Costumes;
  • Camisas sociais de manga longa;
  • Gravatas;
  • Sapatos sociais. 

8 Dicas certeiras para montar looks sociais masculinos

Para você se preparar para um look social com ótimas peças, conheça as principais dicas a seguir:

1. Aposte no look social monocromático

O look monocromático cai muito bem com um traje social masculino. Uma só cor passa seriedade, o que é bastante próximo da lógica do próprio traje social.

Mas, é claro que é necessário sempre pensar na cor correta, que esteja de acordo com o ambiente e até mesmo combinando com os acessórios. As principais cores são:

  • Preto, estilo all black; 
  • Azul;
  • Bege;
  • Vinho;
  • Cinza. 

Essa é uma combinação que coloca o paletó, a camisa, gravata e a calça nos mesmos tons.

Há homens que preferem até mesmo combinar os sapatos e tornar todo o look monocromático.

Mas é preciso muito cuidado para não exagerar, pois mesmo uma só cor pode parecer extravagante.

2. O terno com camisa social é a combinação clássica

Terno com camisa social é um clássico da moda e essencial para quem quer formar um traje social masculino. Vai muito bem para diferentes cerimônias e festas.

A combinação com camisa branca é a mais tradicional e certeira. É o básico bem feito que funciona em inúmeras situações, ideal para quem não quer arriscar.

Mas, também dá para apostar em outras cores de camisa, pensando sempre em como harmonizar no look, de modo que expresse sua personalidade.

Para quem quer um visual elegante e discreto, as camisas em cores neutras são a escolha certa.

Porém, dependendo da ocasião, dá para incluir os modelos com padronagem ou até em cores mais ousadas.

Nesta seção de camisa manga comprida, você encontra as melhores opções para combinar com os mais diversos ternos e ocasiões. Confira!

3. Cores neutras são as melhores escolhas

Para um traje social masculino, as cores neutras são fundamentais e sempre as melhores escolhas.

Novamente, aqui vale a pena optar por esse estilo para quem não quer se arriscar. Existem diversas cores que vão muito bem com costumes, camisas e trajes sociais de maneira geral. Entre as mais recomendadas, estão: 

  • Preto;
  • Cinza;
  • Azul;
  • Bege.

Atenção quanto ao período em que for utilizar essas combinações! Cores mais claras, como um azul-claro, bege ou cinza-claro, vão melhor de dia. Já o preto cai muito bem à noite, assim como o azul-marinho, preto e o grafite.

4. Atente-se à medida das peças

Preste bastante atenção antes de comprar suas peças, já que para transmitir requinte, é necessário que o caimento das peças seja perfeito.

Para isso, a medida das peças precisam ser adequadas ao seu corpo, ou seja, nem apertadas e nem muito largas.

5. Use a gravata ideal

A gravata é um item importantíssimo para o seu traje social. Ela sempre está presente nos trajes mais elegantes, e é necessário prestar muita atenção na combinação com os outros componentes.

Além disso, atenção ao tipo de gravata, já que interfere na imagem que você pretende passar na ocasião.

Há diferentes cores, padronagens e até estampas de gravata. O ideal é conferir o dress code para decidir pelo melhor modelo.

6. Harmonize a camisa e terno com a gravata

Você pode utilizar diferentes cores de gravata, porém deve-se harmonizar com o restante da produção.

Para looks monocromáticos, a gravata não irá ser um ponto de destaque na produção, já que é da mesma tonalidade que o restante das peças.

No entanto, em outros estilos, a gravata pode ser um ponto de cor no seu look. Um exemplo, é em casamentos, em que os padrinhos podem combinar a gravata com a cor do vestido da madrinha, para o casal ficar com uma produção mais harmônica.

Porém, para isso você terá que optar por uma camisa que contraste com a gravata e combine com o terno.

Há outras ocasiões formais que necessitam de um visual mais sóbrio, como as de gala. Nesta ocasião, uma opção de cor muito usada é a gravata preta, contrastando com a camisa branca, e o restante do look em preto.

7. Cuidado com a cor das meias

A meia também é importante para um traje social masculino. Embora a calça muitas vezes fique por cima da meia, ela ainda é relevante, pois pode aparecer ocasionalmente.

A tradição é combinar a meia com a cor da calça, para que assim não divida a silhueta, e nem tire o destaque do sapato, criando um visual mais harmônico e requintado.

8. Combine o sapato e o cinto com o restante do look

E, claro, o sapato é parte fundamental de um bom traje social. É muito usado cores sóbrias e neutras, como o preto e o marrom, afinal combinam com quase tudo.

Para que o visual fique ainda mais harmônico, a dica é escolher um cinto da mesma tonalidade do sapato para não criar contrastes e sobrecarregar o look.

Com nossas dicas e as peças certas, você poderá brilhar e se destacar com o seu traje social.

Lembre-se que a sobriedade também é uma excelente qualidade e, com o traje social correto, passará a impressão de um homem responsável, maduro e pronto para qualquer compromisso. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.