Para quem é fã de atividades ao ar livre, o passeio de bike é uma opção e tanto. No Recife elas são muito usadas e há diversas rotas e caminhos para quem opta por este meio de transporte. Lembrando que o aluguel de bicicleta em Pernambuco é muito comum, com estações em diversos pontos da cidade, facilitando a vida de quem quer curtir as paisagens recifenses.

As bicicletas alugadas ou compartilhadas já são uma realidade há décadas no Brasil, mas, de alguns anos para cá, os números só aumentam. Um levantamento realizado em 2021, pela WebMotors AutoSights, mostrou que de 2019 para 2021 o crescimento do uso deste modelo de transporte foi de aproximadamente 50% no território brasileiro. Por isso, as empresas e as prefeituras têm investido cada vez mais em urbanização e ciclofaixas específicas para esta nova realidade.

Bike no Recife

A prefeitura do Recife tem pensado e investido muito na urbanização e segurança para as bicicletas. Em 2021, novas faixas de ciclovia foram criadas nas Zonas Oeste, Norte e Sul. Por isso, os passeios de bicicleta pela cidade são cada vez mais populares, além de serem uma opção barata e segura tanto para os moradores quanto para os turistas.

Tour: Boa Viagem ao Centro

A cidade do Recife oferece diversas opções de ciclovia para quem quer fazer um tour de bicicleta. O primeiro deles é o que vai do bairro Boa Viagem ao Centro, passando por todo o “antigo Recife”. O início do itinerário já é em uma estação de bikes compartilhadas, o que deixa tudo mais fácil.

Com a bicicleta pronta, o percurso começa bem em frente ao letreiro “OXE!”, no Jardim Boa Vista, o que garante uma ótima opção para fazer aquelas fotos clássicas de turista. A ciclovia acompanha toda a orla da Praia Boa Viagem, deixando o itinerário  ainda mais bonito.

O percurso passa pelo edifício Oceania, pela vila urbana de pescadores Brasília Teimosa, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e pelo Marco Zero. Todos eles são pontos importantes para a cultura local e mostram a realidade e a história da cidade.

Saindo da orla da praia, começa a pedalada pelas margens do rio Capibaribe, passando pelos prédios históricos da cidade, como o da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Palácio do Governador e o Teatro Santa Isabel. O passeio finaliza passando pelo Mercado Público de São José, que é uma ótima opção para um lanche ou uma refeição típica.

No total, são cerca de três horas de passeio, um pouco mais de 10 km. Mas, quando é feito com calma, com paradas pelo caminho para fotos, lanches e mergulhos no mar, fica fácil completar a quilometragem.

Tour: Recife x Olinda

Este trajeto tem cerca de três horas também e acontece saindo do Recife e indo até a cidade vizinha, Olinda. Este percurso, feito entre as cidades irmãs, também se inicia no bairro de Boa Viagem, no Recife.

Saindo da Zona Sul, passando pela Praia de Pina e indo em direção ao centro da cidade, o tour irá passar pelas famosas pontes recifenses às margens do rio Capibaribe. Chegando em Olinda, é possível conhecer as ladeiras, casarios e igrejas centenárias da cidade que são consideradas um patrimônio da humanidade, pela UNESCO.

Além desses, existem diversos outros circuitos possíveis para se fazer no Recife usando apenas a bicicleta. Os trajetos podem ser feitos com guias locais ou de forma independente. Lembrando que a prefeitura do Recife oferece diversos passeios turísticos gratuitos, inclusive de bike. Vale conferir na agenda deles ou no site Olha! Recife.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.