Onde encontrar blog’s parceiros?

Se você procura fazer uma boa parceria, que seja benéfica para a promoção da sua marca ou empresa, ou qualquer outro motivo, com certeza já pensou em buscar blog’s parceiros, correto? Se não, saiba que é extremamente importante elaborar uma estratégia de Marketing Digital para conseguir mais visibilidade

Com a ascensão dos influenciadores digitais e produtores de conteúdo, muitas marcas e empresas conseguem aumentar sua visibilidade e vendas através desse investimento de alto alcance. Mas, como encontrar bons blog’s parceiros de confiança para isso? É o que vamos te explicar neste post.

O que são blog’s parceiros?

Os blog’s parceiros são os sites e redes sociais de um influenciador digital ou produtor de conteúdo, que ao fechar a parceria com determinada marca ou loja, produzirá um conteúdo exclusivo para ela, de modo a firmar uma relação com benefícios para ambos os lados.

Para que servem blog’s parceiros?

Os blog’s parceiros servem principalmente para alavancar o alcance de uma marca, loja ou produto, já que suas redes, conteúdo e seguidores podem proporcionar isso. Essa parceria é, e deve ser, tratada como algo sério, onde será estipulado até mesmo o que será divulgado, qual a forma de troca e como o material deverá ser produzido.

Os blog’s parceiros iniciantes, mesmo que não apresentem um número tão elevado de seguidores, podem ter muito a oferecer. A maioria deles trabalha por permuta, uma negociação que ainda não envolve dinheiro, ou seja, em troca do conteúdo produzido, o “pagamento” pode ser feito em produtos e material de trabalho (mas isso também precisa ser negociado).

Onde posso encontrar blog’s parceiros?

Muitas empresas famosas trabalham com a abertura anual para blog’s parceiros, que funciona através de uma divulgação da própria empresa sobre um processo seletivo para parcerias. Essa seleção funciona de forma bem semelhante a uma entrevista de emprego.

Através dessa divulgação, os blog’s parceiros devem enviar seus dados no conhecido Mídia Kit, que funciona como um currículo para influenciadores digitais e produtores de conteúdo, com os principais dados de seus blogs, engajamento, público alvo, posts com mais resultados e até mesmo formas disponíveis para firmar uma parceria.

Dessa forma, a empresa seleciona alguns desses candidatos para fazer parte desse mailing de blog’s parceiros por um período determinado, que pode ser de um ano ou menor, apenas para uma campanha específica.

Uma outra forma de encontrar blog’s parceiros é ter na empresa um setor de Relacionamento de Marketing, que ficará responsável por encontrar esses possíveis parceiros que se enquadram no perfil da empresa.

Como se tornar um blog parceiro?

Não é errado você ir atrás de uma empresa, marca ou loja que deseja firmar parceria e fazer a proposta, mas, isso deve ser feito de forma relevante.

Primeiro, analise se o seu nicho de blog se enquadra com o público alvo da marca, crie uma boa apresentação visual com o seu Mídia Kit e solicite o contato do setor de Marketing ou parcerias.

Lembre-se que isso é o seu trabalho e que seus seguidores levam a sério o conteúdo que você produz. Por isso, pense bem antes de firmar parceria e divulgar um produto ou serviço para quem te acompanha.

A parceria é uma troca com muito trabalho envolvido e precisa estar diretamente ligada aos benefícios para ambos os lados. A cada dia, aumentam o número de blogueiros, youtubers, produtores de conteúdo e influenciadores digitais, e essas parcerias inclusive podem ser levadas a todas as redes sociais de quem trabalha dessa forma, de modo a trazer ainda mais retorno dos blogs parceiros.

Para fazer parcerias no blog, você pode utilizar estratégias de Guest Post para fazer Link Building para a sua página. Assim, você aumenta sua rede de contatos de produtores de conteúdos e expande o networking do seu negócio na internet.

Dessa forma, você pode aumentar a sua visibilidade no mercado e encontrar novas pessoas que queiram ou possam divulgar o seu produto.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.