A pergunta “Como conseguir visualizações no blog de página na internet?” é algo que todo webmaster se faz. Você, provavelmente, também tem essa dúvida, mas aí mora o grande problema, que muitos não conseguem entender ou colocar em prática: não basta fazer só uma coisa.

Não existe uma fórmula, tudo é uma questão de aplicar diversas práticas que se provaram eficazes em outros blogs, no Brasil e no mundo. Cada ação que você fizer em relação ao seu blog deve ser pensada e executada em conjunto com todas as outras, pois só assim, é possível obter visualizações numa página de blog.

De fato, essa é a maior dificuldade, pois não é fácil dar atenção a tantos detalhes ao mesmo tempo. No entanto, é uma prática compensadora que, a médio e longo prazo, trará muitos resultados.

Em suma, ao fazer cada uma das coisas necessárias para atrair mais visualizações no blog corporativo da sua página na internet, você ganhará visitantes, usuários frequentes, tempo de permanência na página e, por consequência, autoridade.

Conheça a seguir cada uma das táticas usadas para aumentar as visualizações no blog de página na internet, como estão interconectadas e qual sua importância!

Mais visualizações no blog de página na internet: Qual importância?

Hoje em dia, as empresas que investem em marketing de conteúdo dão muita atenção aos blogs, pois é através deles que se torna possível aumentar o número de acessos em seus sites. Com a visibilidade nas buscas orgânicas e maior volume de usuários, o que as empresas ganham é uma maior quantidade de leads.

O que acontece nos tempos atuais é que os hábitos de compra das pessoas são outros. O que antes era uma “voltinha na rua” e uma “pesquisa de preço” em lojas físicas, evoluiu para pesquisas feitas nos mecanismos de busca. Assim, os blogs são usados para entregar valor aos interessados no universo de um determinado produto ou serviço.

Tráfego orgânico

A consequência mais benéfica de todas em ter mais visualizações no blog de página na internet é o aumento do tráfego orgânico. Chamamos de “tráfego” o número de pessoas que usam o referido site.

Existem vários caminhos que podem levar uma pessoa até um site. Um desses é a busca do assunto de interesse pelas palavras-chave nos buscadores, majoritariamente o Google.

A essa busca feita pelo usuário no mecanismo de busca é chamado de tráfego orgânico na internet.

Dessa forma, sem que o site pague com anúncios, um blog com muitas visualizações é encontrado por pessoas que têm interesse em suas publicações.

Tráfego pago

Já o tráfego pago indica que o caminho do usuário até o blog foi feito através de anúncios. Isso significa que foi necessário pagar às plataformas como o Google, o Facebook, entre outras, para que as pessoas interessadas conhecessem o blog.

O tráfego pago é válido como estratégia de curto prazo, mas o ideal é investir, ao mesmo tempo, no tráfego orgânico para que o blog cresça naturalmente e possa se tornar sólido ao longo do tempo, com muitas visitas recorrentes e abrangência de públicos novos.

Formas de atrair mais visualizações no blog de página na internet

Fica claro que o ideal é usar as estratégias certas para conquistar mais visualizações no seu blog. Dessa maneira, a conquista de público e de autoridade é real e o engajamento é constante e crescente.

É necessário utilizar as técnicas próprias do marketing de conteúdo aliadas com as estratégias SEO. Mas por que esse “casamento” é tão importante? Simplesmente porque o conteúdo tem a ver com a experiência dos usuários.

Quando as pessoas entendem que as publicações do blog têm valor, elas permanecem nele, voltam, indicam, interagem e se interessam pelos produtos e serviços que a empresa possa oferecer no futuro.

Mas, para que as pessoas interessadas no conteúdo cheguem a saber que o blog existe, é necessário aplicar as técnicas de SEO. Essa estratégia é feita com um objetivo somente: ranquear bem um site no Google.

Quando o usuário digita o assunto de seu interesse, ou uma dúvida, pelas palavras-chave, ele geralmente clica nos primeiros sites que aparecem na página de resultados, o SERP.

É preciso garantir que o seu blog esteja na primeira página e bem no alto, pois quanto mais alta for a classificação no ranking, maiores as chances de receber um clique. Veja abaixo tudo o que você precisa aplicar para aumentar o número de visualizações no blog de página na internet.

Frequência de postagens

A lógica da primeira tática é muito simples: se você quer ter usuários que voltem ao blog, deve entregar algo novo sempre. Cada novidade lançada deve ser entendida, por você, como mais um passo que o cliente dá no funil, rumo à decisão de compra.

Usa palavras-chave corretas

Essa tática diz respeito especificamente à otimização de sua página, para que ela seja bem ranqueada. É preciso descobrir o que os clientes digitam quando fazem a busca por produtos ou sobre o seu universo.

Assim, a partir dessa palavra-chave, torna-se mais fácil até o processo de criar conteúdos novos, pois você explora os assuntos que os usuários querem ler.

Utilização de tags apropriadas

Deixe cada um de seus posts vinculados às categorias e tags de modo apropriado. Isso permite que as pessoas encontrem os textos ao usar o WordPress.com.

Mas não se afobe com o uso de muitas tags, pois se usar demais, isso reduz a chance do leitor de encontrar seu texto. Tenha o cuidado de nunca passar de quinze tags.

Conteúdos de temas em alta

Publicar um conteúdo em alta é ótimo para conseguir público, pois assim, você alinha seu blog aos interesses de muitas pessoas ao mesmo tempo. O único cuidado aqui é contextualizar esse conteúdo para o seu negócio, pois deve condizer com a temática do blog.

Divulgue seu conteúdo

Uma tática para fazer crescer o volume de visualizações no blog de página na internet é a divulgação, obviamente. Por exemplo, mostrar o post, isto é, enviar o link para pessoas que você sabe que possuem interesse no assunto. Assim, você não se tornará invasivo nem inconveniente.

Invista em Guest Post

O Guest já é um “queridinho” dos bloggers, pois é uma forma muito alternativa de obter um público novo e cimentar autoridade. A ideia é simples: encontrar um blog que publique temas semelhantes aos seus e pedir espaço para você entrar com um artigo próprio. Esse espaço expõe, automaticamente, o seu blog para um público novo e interessado.

Obviamente, há uma série de processos que envolvem conseguir uma parceria para Guest Post e criar uma publicação dessa natureza. Mas o importante é a divulgação através da parceria. Afinal, isso mostra aos usuários que seu blog também é uma boa fonte de conteúdo confiável.

Trabalhe o link building

Fazer link building é vital para crescer o volume de visualizações no blog de página na internet, pois isso mostra ao Google que outros sites apontam para o seu.

Você pode fazer a sua rede de links por links internos, ou seja, em seu próprio site, ou por meio dos externos, que é quando outros sites linkam o seu.

Obviamente, os links externos têm peso maior no que diz respeito aos critérios de ranqueamento do Google, mas é preciso construir uma rede robusta com ambos. Os links externos trazem mais visibilidade, mas os internos garantem o tempo de permanência do usuário no site.

Utilize compartilhamento nas redes sociais

É sempre bom ter em mente que uma fatia do seu público pode ainda não conhecer o blog. Então, o ideal é usar as redes sociais para anunciar a essa fatia que há muito mais informação e conteúdo no blog.

Além disso, as redes também são canais de compartilhamento de conteúdo em si mesmas, além de interação e uma forma eficaz de tirar dúvidas e engajar pessoas.

Otimização do SEO

Por fim, é necessário otimizar todo o conteúdo do seu blog para SEO, a fim de obter mais visualizações do blog na internet. Como já mencionado, essas técnicas tornam uma página mais visível (escaneável) para o Google.

Outra importância do SEO é que o uso dessa estratégia cria uma espécie de check list, para que você revise cada um dos textos a fim de verificar a qualidade. O que influi, e muito, na experiência do usuário.

Como escolher estratégias para mais visualizações no blog?

Antes de implantar uma estratégia para obter mais visualizações no blog de página na internet, você deve pesquisar acerca do público-alvo, sobre que tipo de conteúdo essas pessoas acessam e como. Somente com o levantamento de dados, você pode dar prosseguimento ao plano de conteúdo, cronograma, como aplicar tudo ao funil de vendas, etc.

Dentro dessa estratégia, o que mais deve funcionar é a frequência das postagens, uma vez que é na prática que os erros são detectados e corrigidos. Além disso, é preciso sempre lembrar do usuário que, se gostar do conteúdo, volte para consumir mais.

O que deve ser evitado?

Em meio a tantas táticas sobre como levantar o número de visualizações no blog de página na internet, é bom deixar a pergunta: o que não fazer?

Ter um design ruim no blog, lento, não responsivo ou não intuitivo prejudica muito a experiência do usuário. É necessário aliar um conteúdo de qualidade a um formato excelente. Ademais, você deve prestar atenção na otimização para dispositivos móveis, pois boa parte das pessoas lê no celular.

Outro erro é negligenciar o SEO, pois é ele que possibilita suas publicações de se tornarem visíveis na busca orgânica. Todas as páginas devem ser criadas já com otimização.

Por fim, o maior erro, o qual muitos cometem, é desistir de aplicar a estratégia por falta de resultados no começo. Marketing de conteúdo é um motor de queima lenta, mas uma vez que “pega”, os ganhos são exponenciais e cumulativos.

Aplique cada uma das estratégias apresentadas, aprimore todas elas conforme as publicações são feitas e você verá que a “fórmula” para obter mais visualizações no blog de página na internet também está relacionado ao nível de aprendizado e paciência.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.