Copywriting e SEO são duas técnicas vantajosas do Marketing Digital. Embora ambas tenham o mesmo objetivo – atrair mais clientes, cliques e tráfego para um site – elas são estratégias diferentes, mas que podem se complementar. 

SEO é um conjunto de técnicas que visa ranquear um site nas primeiras posições do Google. Uma dessas estratégias é o conteúdo otimizado em que o texto deve ter um determinado número de palavras, as keywords, backlinks e outras ferramentas essenciais de seo.

Copywriting é um estilo de texto que visa convencer o leitor de tomar alguma atitude. Seja comprar algo, se inscrever na newsletter ou contratar um serviço. Essa técnica usa, dentre outras ferramentas, os famosos gatilhos mentais. 

Ambas as estratégias são muito eficientes e por isso, elas podem andar juntas. Foi com essa percepção que surgiu o seo copywriting, método no qual usa técnicas tanto de seo quanto de copy no mesmo conteúdo.

Consequentemente, o resultado esperado é que o texto seja convincente e ajude a página subir no ranqueamento do Google. Literalmente, o melhor dos dois mundos! Confira a seguir, como é a  junção de duas estratégias tão eficientes. 

Entenda o que é, os benefícios e como fazer seo copywriting. Acompanhe!

Qual a relação entre seo e copywriting

SEO é uma estratégia muito ampla, na qual conta com diversas técnicas para agradar os algoritmos. Como assim? O Google visa proporcionar a melhor experiência possível para seus usuários. 

Desta forma, quando alguém faz uma pesquisa nesse buscador, em milésimos de segundos, o Google ranqueia os melhores e piores sites sobre aquele tema. O melhor fica nas primeiras posições e o pior fica nas últimas páginas do buscador.

É comprovado que a grande maioria das pessoas não passam para a página 2 ao pesquisar algo no Google. Elas sempre clicam nos primeiros opções que aparecem. 

Então, para uma empresa ter sucesso na internet, ela precisa estar na primeira página do buscador e se possível, entre os três primeiros resultados. Assim, mais pessoas vão clicar no site, conhecerem a empresa e quem sabe, ao ler o conteúdo da página, comprar o produto ou serviço. 

Entre as estratégias de seo estão a boa usabilidade do site, tempo de carregamento, URL amigável e – entre outras – o conteúdo otimizado. São textos que usam keywords, contam com títulos atrativos, metadescription persuasiva, backlinks e outras técnicas. 

Copywriting é uma técnica de escrita que pode ser usada durante a produção de um conteúdo otimizado. 

O que é copywriting?

Copywriting é uma forma de escrever textos. Essa técnica visa persuadir o leitor a tomar alguma ação importante – clicar no botão, comprar algum produto, contratar o serviço, assinar a newsletter, entre tantas outras opções.

Como? O profissional capacitado em copywriting entenda a fundo as dores, gostos e necessidades do seu público-alvo e cria um texto com as palavras e frases que eles vão gostar de ouvir.

Copywriting usa gatilhos mentais para persuadir e acelerar o processo de tomada de ação do leitor. Os gatilhos mais usados são o da exclusividade, escassez, aprovação social e autoridade.

Exemplo: “Produto comprado por 100 pessoas na última hora” é um gatilho de aprovação social. Ninguém quer ser cobaia para testar um produto, concorda? Se tantas pessoas já compraram, deve ser bom e eu vou comprar também. 

Diversos gatilhos podem ser usados no copywriting. A escolha de quais usar depende do público alvo. 

Como copywriting e seo se relacionam? O conteúdo otimizado ajuda a ranquear melhor a página, trazendo mais views e clientes para o site. Nesse momento o copywriting entra em ação, persuadindo o leitor a tomar a ação desejada pela empresa.

Como fazer seo copywriting?

Nessa estratégia é preciso agradar os algoritmos e as pessoas ao mesmo tempo. Então, crie títulos chamativos com keywords e uma metadescription que instigue o leitor a acessar o site.

Faça conteúdos realmente relevantes para o público-alvo, que tire as suas dúvidas e agregue valor a cada leitor. É importante usar as palavras-chave e hiperlinks com naturalidade, sem forçar a barra.

O texto deve usar gatilhos mentais e ter um bom call to action, como “adquira o ebook e saiba mais sobre como ganhar dinheiro com a internet”. E principalmente: não minta!

Nenhuma das estratégias é para enganar o leitor ou consumidor. O conteúdo deve ressaltar os benefícios daquele produto ou serviço e não fazer falsas promessas e mentir para as pessoas. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.