Cibersegurança: cada vez mais importante

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Aliás, hiperconectado, todos os dias e todo o ano! Toda essa atividade cria mais oportunidades de ameaças que todos dias podem aparecer, e que estão em constante evolução em um ritmo imparável. Usuários e empresas estão cada vez mais expostos a esses perigos sendo muito importante que sejam aplicadas medidas a fim de evitar ser vítimas de ciberdelinquentes.

Nos últimos tempos, as manchetes que abordam temas dos perigos da internet têm surgido de uma forma mais comum. E o que é certo é que o problema atual da Covid19 veio mostrar que a internet é um campo de guerra e onde a desinformação se espalha bem mais rápido que a própria pandemia, com o aparecimento de fake news e boatos…

Outra coisa bem certa é que estes riscos aumentaram imenso nos últimos anos, pois hoje em dia quem não tem internet em casa? Pois é. Todos ou quase todos têm serviços de internet, fibra óptica, smartphones… A maioria de nós vive conectada e nem ideia tem dos perigos que podemos correr ao navegar pela internet.

Claro que não são apenas as pessoas que correm riscos mas sim cada vez mais as empresas também estão envolvidas em ataques sofisticados de Ransomware onde são roubadas informações, ficando sua atividade comprometida durante algum tempo, e isso tem um impacto econômico negativo.

Nos tempos atuais, os cibercriminosos agora dispõem de todas as ferramentas tecnológicas adequadas para roubar e clonar, por exemplo, dados bancários de clientes dos sistemas de computador de importantes empresas. Os hackers conseguem senhas e informações pessoais nas redes sociais ou aceder a informações sigilosas armazenadas na Cloud das empresas.

No mundo empresarial, não importando a dimensão da empresa, é preciso manter as informações seguras e isso tem sido uma preocupação crescente. Os cibercriminosos conseguem fazer um ataque de forma econômica retirando vantagens e lucro disso.

É aqui que entra a cibersegurança: um conjunto de procedimentos tecnológicos e boas práticas que oferecem mais segurança aos sistemas informáticos e aos dados eletrônicos. Vivemos na era “online” e tanto pessoas como empresas devem garantir sua segurança, e isso tem tido cada vez mais importância.

Qual a importância de aplicar a Cibersegurança?

Ser vítima de um hacker não significa que tenham feito um ataque apenas aos dados confidenciais das empresas. Estes ataques podem comprometer o relacionamento das empresas com os clientes, colocando eles em um risco legal mais sério.

A própria tecnologia que cada vez está mais presente no nosso dia a dia, como a automação residencial que com os sistemas de segurança em casas inteligentes, fez com que esses perigos de cibercrime passassem a ser mais graves, colocando a nossa privacidade e o próprio trabalho.

Portanto, a segurança cibernética inclui muitas áreas: informações pessoais e dados confidenciais, informações secretas sobre saúde, propriedade intelectual, dados governamentais e industriais e sistemas de informação.

Temos de admitir também que no geral, a sociedade descarta um pouco este conceito ou a falta de consciência é ainda muita. Na maioria das vezes, os ataques informáticos e a entrada de hackers no nosso sistema é devido a erro humano. A nível dos usuários comuns ainda existe muita coisa para fazer, aprender e melhorar. 

E uma dessas coisas é não pensar que alguém não é suficientemente importante para ser vítima de um ataque desse tipo. Sabia que pode ser vitima de roubo de dados mesmo se tiver assistindo a um video no youtube ou até enquanto envia um simples e-mail? O importante é que se tome consciência que todos somos vulneráveis a isso.

Um dos pontos positivos que podemos retirar deste campo, é as oportunidades de trabalho que têm surgido. Na verdade, cada vez mais faltam especialistas jurídicos, técnicos e engenheiros de informática entre outros. Por serem setores muito especializados, as condições salariais são elevadas e a progressão profissional é enorme.

Os tempos mudaram, e usar apenas o Firewall e um antivírus deixaram de ser as únicas medidas de proteção.

Comentários estão fechados.