É normal sentir dúvidas sobre o whatsapp e ter perguntas do tipo “Como acelerar áudio no whatsapp” ou “como deletar meu whatsapp” isso porque ele é uma ferramenta que tem muitas funcionalidades escondidas e uma delas é o status. 

Quando você visualiza atualizações de status de seus contatos no WhatsApp, geralmente eles recebem uma indicação de que você o viu. Mas, às vezes, você pode querer verificar secretamente o status deles sem realmente deixá-los saber. 

Será que é possível fazer isso? Confira mais detalhes o a equipe do Popular Blog escreveu logo a seguir!

Confira: Como baixar vídeo do Instagram

Como ver Status do WhatsApp Anonimamente

Método oficial: Desligar Recibos de Leitura

Esta é a única forma oficial de visualizar as atualizações de status de seus contatos no WhatsApp sem notificá-los. Note que, com esta opção, você também perde o acesso aos indicadores de recebimento de leitura (tiques azuis) nos chats do WhatsApp. 

Se você não se importar com isso, este pode ser o método perfeito para você. Como bônus, seus contatos também não recebem recibos de leitura para os chats que você lê.

Alternativamente, você também pode considerar a possibilidade de desativar temporariamente as notificações de leitura por algum tempo. As atualizações de status têm uma vida útil de 24 horas, assim como a vida útil das atividades de rastreamento associadas a elas.

Normalmente, se você visualizar um status com tiques lidos desativados, e mais tarde ligá-lo antes que o status expire, o contato específico seria eventualmente notificado desta atividade. Entretanto, se você continuar lendo recibos desligados até que o status tenha expirado, o fato de você ter visto o status permanecerá em segredo.

  • Abra o WhatsApp em seu smartphone Android.
  • Vá para Configurações >> Conta >> Privacidade, e desligue Ler recibos.
  • Agora, vá para o status do contato em particular e veja suas atualizações.
  • Mantenha o Read Receipts desligado até depois que o status em particular tenha expirado.

Abrir a mídia Status da pasta .Statuses

O WhatsApp às vezes pré-carrega as fotos publicadas em um status, mesmo antes de você tocar em um status em particular para visualizá-lo. No Android, você pode visualizar essas fotos no diretório .Statuses do WhatsApp, usando um gerenciador de arquivos.

  • Abra o WhatsApp e visite a seção Status. Isto permitirá ao WhatsApp baixar algumas das fotos do Status.
  • Instale um aplicativo gerenciador de arquivos, como o ES File Explorer, em seu smartphone Android.
  • Ative a opção para mostrar arquivos ocultos. No ES File Explorer, isto pode ser feito tocando no Menu no canto superior esquerdo, e habilite a opção “Show Hidden Files” (Mostrar arquivos ocultos).
  • Navegue até Armazenamento interno >> WhatsApp >> Mídia >> .Status e copie as fotos para um local diferente.

Agora você pode abrir diretamente as fotos de status para vê-las usando o aplicativo gerenciador de arquivos. E como elas não são acessadas de dentro do aplicativo, o status de visualização permanecerá invisível por você para o contato específico. 

Este método, entretanto, não suporta a visualização de atualizações de texto, para as quais você talvez queira tentar a próxima solução de trabalho.

Ver status em modo offline

Esta é outra forma de visualizar as atualizações de status do WhatsApp, sem notificar seus contatos. Entretanto, observe que o WhatsApp mantém um registro das atividades de status visualizadas localmente, enquanto em modo offline, e pode sincronizá-las com os servidores uma vez que você se reconecte novamente.

Assim, mesmo que você estivesse offline enquanto visualizava um status, seu contato será eventualmente notificado disso uma vez que você esteja online novamente.

Como alternativa, você pode usar o WhatsApp Web em modo de navegação anônima para visualizar um determinado status em modo offline, e depois fechar a janela do navegador antes de conectar-se à Internet. Dessa forma, qualquer atividade de status visualizada armazenada localmente em seu computador será automaticamente excluída, e a atividade não será mais sincronizada com os servidores da WhatsApp.

  • Abra o WhatsApp Web em seu navegador, de preferência no modo de navegação anônima.
  • Vá para a tela Status para ver a lista de contatos que compartilharam atualizações de status com você.
  • Desconecte a conexão de Internet em seu computador.
  • Com a Internet desconectada, abra o status do contato específico que você deseja visualizar.
  • Após visualizar o status, feche a janela do navegador se você estiver no modo de navegação anônima, caso contrário, limpe os dados de seu navegador. Se você estivesse no modo de navegação anônima, os dados da sessão seriam automaticamente apagados quando a janela fosse fechada.
  • Agora reconecte a Internet novamente em seu computador.

Esta solução funciona apenas para visualizar atualizações de texto, ou ter uma idéia geral sobre as fotos ou vídeos carregados para o status. Como você está offline, o WhatsApp não poderá baixar arquivos de mídia a partir do status.

Mas às vezes, o WhatsApp faz o pré-descarregamento de mídia dos status, mesmo que você não os tenha aberto. E se você tiver a sorte de poder visualizar uma versão totalmente descarregada de uma determinada foto em um status, mesmo que você esteja offline e a abra pela primeira vez.

Ver o status do WhatsApp usando GBWhatsApp

Uma versão modificada de qualquer aplicativo permite alcançar várias características extras que não estão disponíveis no original. WhatsApp GB atualizado 2021  é um desses mod para WhatsApp que lhe permite ocultar o status da atividade visualizada de seus contatos, entre muitas outras características que o WhatsApp não oferece.

GBWhatsApp não está disponível no Google Play Store, mas se você obtém o arquivo APK de uma fonte confiável, você pode carregar o aplicativo e desfrutar de seus benefícios.

  • Baixe o GBWhatsApp APK a partir de um site confiável, em seu dispositivo Android.
  • Instale o GBWhatsApp em seu dispositivo Android tocando no arquivo APK e percorrendo os passos. Após a instalação, você deve encontrar duas versões diferentes do WhatsApp em seu dispositivo.
  • Usando um aplicativo gerenciador de arquivos, vá para o diretório original do WhatsApp no armazenamento interno do seu telefone e copie o diretório Databases.
  • Agora, navegue até o diretório GBWhatsApp no armazenamento interno de seu telefone e cole o diretório previamente copiado.
  • Inicie o GBWhatsApp e prossiga com os passos habituais de configuração. O aplicativo deve detectar automaticamente um backup presente em seu dispositivo (graças ao diretório Databases recentemente copiado), e permitir que você restaure dados a partir dele.
  • Assim que a configuração estiver concluída e você estiver na tela Chats, toque no botão de menu no canto superior direito e selecione Privacidade >> Ocultar status de visualização.

Agora você deve poder visualizar as atualizações de status de seus contatos sem notificá-los.

Estas são quatro soluções diferentes que lhe permitirão visualizar o status do WhatsApp de seus contatos no Android sem avisá-los que você o fez. Se você tiver qualquer outra solução em mente, informe-nos nos comentários abaixo. 

Dica: Se quiser saber mais sobre como ver status bloqueado no WhatsApp GB, acesse o link e confira um tutorial completo. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.