Curso de Francês: por que é uma língua importante no mundo?

O Francês está entre as dez línguas mais importantes e mais faladas no mundo. Portanto, se matricular em um curso de Francês pode ser uma excelente ideia para ter novas oportunidades de trabalho e acesso à cultura. 

Mas, por que o Francês é uma língua importante no mundo? Vamos descrever as razões pelas quais o idioma Francês é tão importante e porque um curso de Francês em São Paulo pode ser a chave para você melhorar a sua vida. Confira! 

Razões pelas quais o Francês é uma língua importante 

Primeiramente, vamos falar das razões pelas quais o idioma Francês é uma língua muito importante. 

1. Idioma oficial de vários países no mundo 

Engana-se quem acredita que só se fala Francês na França. Há muito mais países cujo Francês é a língua oficial, ou uma delas. 

Além da França, na própria Europa encontramos outros países que têm no Francês um dos seus idiomas oficiais. 

É o caso da Suíça, por exemplo. 

A Suíça é um país que faz fronteira com outros países europeus, sendo dividida em “cantões”. Há uma região de fronteira com a França, Itália e outra com a Alemanha. Na região de fronteira com a França, o idioma oficial é o Francês. É o caso, por exemplo, do cantão de Genebra. 

Portanto, se você pretende visitar ou até mesmo trabalhar nessa região da Suíça, saiba que o Francês é o idioma usado pela população. 

Além da Suíça, o Canadá é também um país no qual o idioma Francês é falado. Nesse caso, o Francês é o idioma da província de Quebéc, que teve colonização francesa. 

Já em outras cidades, como na capital Ottawa, encontra-se tanto o Inglês quanto o Francês, em placas e produtos. 

Outros países também tem o Francês como idioma falado, mesmo não sendo o idioma oficial. Estamos falando da Bélgica e Camarões, por exemplo. 

Ao todo, são 41 países no mundo onde se fala Francês. 

2. Muitas multinacionais francesas espalhadas pelo mundo 

Certamente você já ouviu falar de empresas como Michelin, L’Oreal, Peugeot, Renault ou Citröen, não é mesmo? 

São multinacionais francesas, as quais têm sua matriz na França, mas contam com filiais espalhadas por diversos países no mundo. 

Portanto, se você pretende trabalhar ou tem a intenção de ao menos se candidatar para uma vaga em uma dessas empresas, ter o conhecimento do Francês te põe na frente de vários outros candidatos. 

Afinal, a comunicação com a matriz é toda feita em Francês e você pode também participar de treinamentos in loco

Dessa forma, estar matriculado em uma escola de Francês pode te abrir muitas portas, caso essas e outras empresas francesas estejam no seu radar. 

3. Idioma oficial de vários órgãos internacionais 

Você sabia que órgãos internacionais tais como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNESCO têm como idioma oficial o Francês? 

Então, se você tem intenção de um dia trabalhar nesses órgãos, fazer um curso de Francês é essencial. 

4. Cultura francesa é uma das mais ricas do planeta 

Caso você esteja interessado em ganhar mais cultura, saiba que a cultura francesa é uma das mais ricas e complexas do mundo. 

Afinal, a França foi berço de revoluções que moldaram o mundo contemporâneo e toda essa história pode ser lida e consultada, nas grandes obras de escritores como Voltaire, por exemplo. 

Além disso, o cinema Francês é riquíssimo em obras. Assim, com o conhecimento do idioma você conseguirá assistir a essas obras em suas versões originais, sem a necessidade de dublagem ou legenda. 

E que tal a culinária francesa? A escola de gastronomia mais famosa do mundo, Le Cordon Bleu, tem sede em Paris. 

Claro que não podemos esquecer também a parte de pâtisserie, que é a área que cuida das sobremesas. 

Ou seja, toda a cultura francesa está à disposição para ser estudada e aproveitada, para quem tem interesse em se matricular em um curso e aprender francês rapidamente

Por que você deve buscar um curso de Francês? 

Se todas essas razões ainda não convenceram a estudar o idioma Francês, existem outras razões pelas quais o estudo de um segundo idioma é importante. 

Para começar, sempre que você se dedica a um curso, você interage com outras pessoas. Assim, ganha mais experiência e cultura. 

Estudos demonstram que o estudo de uma outra língua é uma das melhores maneiras de exercitar regiões do cérebro que não são comumente exigidas. Com isso, você pode se prevenir de declínios cognitivos, que podem vir com a idade. 

De fato, o estudo de idiomas promove novas sinapses, fazendo com que o cérebro seja constantemente ativado. 

Por todas essas razões, dedicar-se a um curso de Francês pode acrescentar à sua vida não somente novas oportunidades de trabalho e cultura, mas também pode ser um bom investimento para sua saúde. 

Comentários estão fechados.